2015 Brenda Cordeiro CCdiário

O que esperamos de 2015 - Parte 2

31.12.14Elilyan

O que você espera de 2015? Essa pergunta é super fácil de ser feita, mas complicada de responder. Esta na hora de conferir o que o restante da equipe respondeu essa infame pergunta. (veja aqui a parte 1)


2015 Adriana Araujo Ana Luíza Albacete

O que esperamos de 2015 - Parte 1

30.12.14ConversaCult

2015 está logo aí, então eu (Elilyan) convidei a equipe para refletir um pouco e compartilhar com você o que eles esperam do próximo ano. De entrar na academia a desabrochar, as metas da galera são surpreendentemente lindas.  (veja aqui a parte 2)

Continue lendo para descobrir o que esperamos.


autor brasileiro CCResenhas cemitérios de dragões

Cemitérios de Dragões, de Raphael Draccon

29.12.14João Pedro Gomes

"Ainda a muitos quilômetros dali, centenas de bebês continuavam a chorar. Eram sempre eles os primeiros a reconhecer a chegada de tempos ruins".

Um soldado americano. Uma garçonete irlandesa. Uma sobrevivente africana. Um dublê francês. Um hacker brasileiro. Cinco pessoas sem nenhuma relação uma com a outra. Além, é claro, de terem muito azar. À beira da morte, os cinco humanos viajam para uma estranha dimensão para que, com alguma sorte, tentem salvá-la - e, também, o seu próprio mundo - de ser destruída pela fúria dos demônios abissais.

É daí que surge a premissa de Cemitérios de Dragões. Na orelha do livro, a informação de que a história é uma homenagem a séries como Jaspion, Changeman, Flashman e Power Rangers. De todas elas, apenas a última não me é estranha. Na contra-capa, o comentário de que Draccon é um nome forte no grupo que envolve Tolkien, C. S. Lewis e George R. R. Martin. Minha relação com essa vertente da literatura fantástica não é das melhores.

Resumindo: esse livro tinha altas chances de dar errado pra mim. E, de certa forma, foi exatamente o que aconteceu: Cemitérios de Dragões foi uma das leituras mais penosas do ano. E uma das mais surpreendentes também.


2014 CCdiário Dana Martins

2014: o ano que decidiu me foder

29.12.14ConversaCult

Bem-vindos ao post que provavelmente é o mais pessoal que eu (Dana) já escrevi pra o CC. Boa viagem.

Era um sábado 22 de março de 2014 quando eu passava distraída pela sala. Vi minha tia e meu avô parados em pé com uma expressão acabada de quem acabou de descobrir algo muito ruim. Minha avó ainda estava sentada à mesa com o braço estendido depois de medir a pressão. O som era proporcionado pelo meu primo e a noiva que falavam com ela. Eu estava em movimento, voltando para o meu quarto, contornando a mesa e tentando entender o cenário. 


CCEventos Comic Con Experience Diego Matioli

Por que a Comic Con é importante?

28.12.14Anônimo

Já faz um tempo que a Comic Con aconteceu e até hoje eu ainda ouço algumas coisas interessantes sobre o evento. Gente que não entendeu o que foi, para que serviu. Gente que achou o preço um absurdo. Gente que achou desnecessário. Gente que não é geek, basicamente. Eu sou geek. Totalmente geek. E é por isso que a Comic Con foi importante para mim e para um monte de outras pessoas. E hoje eu quero me dedicar a explicar um pouquinho mais a respeito disso e do por que eu estou mais do que disposto a ir no evento no ano que vem.

Então vamos lá. Em tópicos porque QUEM NÃO AMA TÓPICOS:



autores nacionais CCdiscussão CCLivros

Por que é importante ler escritores brasileiros? #VAM12L

27.12.14Unknown
[Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro]

O ano pode estar quase acabando, mas ainda dá tempo de fazer um passeio pela literatura mundial com o Volta ao Mundo em 12 Livros. Vem com a gente!

Depois de algumas turbulências no percurso, a parada final dessa grande viagem é aqui, no nosso país.  Mas… por que é tão importante assim ler literatura brasileira?

Lá atrás, há quase dois anos, eu (Paulo) e a Dana fizemos um post que levantava a seguinte questão: quantos livros de autores brasileiros você tem na sua estante? Imagino que, assim como nós dois, você também não deve ter muitos. Na época, a minha justificativa era que eu não me importava se o material era nacional ou estrangeiro, eu me interessava pela qualidade do produto. De certa forma, isso continua sendo verdade, porém, agora tenho consciência que essa discussão não se resume a uma escolha ou gosto individual. Será mesmo que a nacionalidade de um escritor é tão irrelevante assim? E nós somos livres para escolher os livros que lemos?



amazon brasil ebooks Editora Draco

Kindle Unlimited: vale a pena?

26.12.14João Pedro Gomes


O Kindle Unlimited chegou na Amazon Brasil há algumas semanas prometendo ser o próximo passo na evolução da leitura de e-books, e, como não poderia ser diferente, alterou os ânimos de nós, reles mortais amantes de livros. Mas essa promessa de ser ilimitado é verdadeira? Dá pra ler mesmo tudo o que quiser? Vale mais fazer assinatura no kindle ou comer uma pizza a mais por mês?

Tire essas e outras dúvidas com o nosso guia rápido sobre o Kindle Unlimited!


365grateful Eduardo Ferreira natal

Então é Natal... E o que você fez?

25.12.14Eduardo Ferreira

Sempre que chega essa época de fim de ano e as propagandas natalinas começam a tomar todos os lugares eu (Eduardo) lembro daquela música:


Então é Natal... e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez..


E então eu fiquei pensando nesse "e o que você fez?" e percebi que esse ano eu fiz muito mais que todos os outros anos! E eu percebi que grande parte disso foi por causa dos projetos que eu comecei nesse ano.

Mas, por quê?

CCcronicas CCdiário espírito de natal

Hoje eu não vou comemorar o Natal

24.12.14Unknown

Um ano atrás, a essa hora, eu estava animado tentando fazer uma torta (que acabou dando errado) e cantando repetidamente Jingle Bell Rock: o espírito natalino havia dominado a minha casa e eu tive a melhor véspera de Natal de todas. Esse ano, no entanto, estou deitado no chão do meu quarto escutando Taylor Swift e adiantando o texto que será postado na sexta-feira. A magia parece ter ido embora, e eu cheguei a uma conclusão: hoje não vou comemorar o Natal.


CCAnálise CCSéries Dana Martins

Asami e Korra ao longo das temporadas

23.12.14ConversaCult

Esse é um texto que eu fiz mais pra mim, porque eu quis repensar o relacionamento delas e como é que isso terminou do jeito que terminou. Essa é a quarta análise que eu escrevo sobre o final (outra que analisa por que esse final faz sentido para a história do Avatar está aqui e os outros ainda não sei se vou publicar). O objetivo é pensar da perspectiva pessoal - faz sentido essas duas pessoas se apaixonarem?


ação CCIndicação CCLivros

Guia de iniciação: A Irmandade da Adaga Negra

22.12.14Isabelle Fernandes

Aqui estou eu, Isabelle, mais uma vez recomendando uma série de vampiros. E na minha humilde opinião, essa é a melhor de todas. Consegue ser melhor até do que a Academia de Vampiros. Sim amigos, esta é a minha saga vampírica favorita e neste post fiz uma série de perguntas e respostas falando sobre as maravilhas e pontos fracos (inexistentes) desses livros.

Curiosos? Vem que tem

a lenda de korra asami avatar

Por que aquele finalzinho de The Legend of Korra faz sentido?

21.12.14ConversaCult

Fui legal e cortei os spoilers no título e apesar desse texto ser uma discussão legal sobre buscar equilíbrio na vida, está cheio de spoilers das 4 temporadas de The Legend of Korra, então faça o favor de assistir logo antes de ler. Ou leia esse texto.

Então, eu li esse texto que compara as cores da Asami com as cores do Vaatu e as cores da Korra com as cores da Raava, simbolizando o equilíbrio. Eu não sei se isso foi tão intencional ou se a Asami como Vaatu faz algum sentido, mas me fez pensar em outras coisas.

O nome da temporada é "Equilíbrio" e por que faz sentido Korra terminar indo para o mundo espiritual com Asami?


avatar CCAnálise CCSéries

Por que é importante você assistir histórias como The Legend of Korra

20.12.14ConversaCult

Ontem a série Avatar: The Legend of Korra chegou ao final. Sim, final para sempre. Não porque decidiram cancelar, mas porque a história foi construída para ter um final. E aí... a série não só terminou, como terminou de um jeito que explodiu o fandom e definitivamente vai ficar marcado na História da cultura pop. Mas não é de hoje que a história do Avatar vem subvertendo paradigmas, então para o meu post de finalização eu quero explicar por que The Legend of Korra é uma história como nenhuma outra. 

E, bem, quero explicar por que é importante você assistir histórias como The Legend of Korra. SEM spoiler da finale.


CCCuriosidade CCErótico discografia rihanna

O que aprendi sobre sexo com a Rihanna

19.12.14Elilyan

Com o sucesso da playlist O que aprendi sobre sexo com o Maroon 5 resolvi compartilhar os ensinamentos que tive com a personificação do sexo em forma de mulher: Rihanna. A rainha de Barbados é tão sexy que só de pensar nela já fico excitada. Sua música, atitude e visual vendem sexo de uma forma tão poderosa, como só um filme porno de qualidade é capaz de fazer. 

Tire seus sapados, deite na cama e relaxe. Vou sussurrar segredos sujos no seu ouvido. 

LEMBRANDO QUE ESSE POST CONTÊM LINGUAGEM E IMAGENS INADEQUADAS A MENORES DE 18 ANOS OU PUDICAS E MORALISTAS, OU SEJA, SE SENTIR-SE OFENDIDO NÃO VEM ME ENCHER O SACO DEPOIS NO TWITTER! E NÃO É RECOMENDÁVEL A LEITURA NO TRABALHO OU EM QUALQUER ESPAÇO PÚBLICO. SABE COMO É, VAMOS MANTER A ORDEM E A DECÊNCIA.


CCdiscussão Dana Martins falácia

a falácia da igualdade

18.12.14ConversaCult
porque às vezes a igualdade está no caminho da... igualdade 


Se a imagem acima não diz mais do que mil palavras, irei dizer mais com mil palavras. 

The Legend of Korra é um bom exemplo para começar essa conversa. Na história eles reforçam muito a ideia do equilíbrio e como boas ideias podem ser levadas para o mal caminho, inclusive a igualdade. Sim, a igualdade. Acho que é algo comum do nosso pensamento ter a igualdade como um ideal. Ninguém quer ser acusado de não lutar pela igualdade, certo? Ou só eu vivo em uma utopia onde as pessoas acreditam que a igualdade entre as pessoas é o mais justo? De qualquer forma, você já parou pra pensar no que queremos dizer com igualdade?

Quando falamos que queremos igualdade, estamos falando do quê? Igualdade como? Hitler não era um defensor da igualdade?


Adriana Araujo Carina Rissi CCLivros

perdida, de Carina Rissi

17.12.14Unknown















"Toda essa baboseira de amor acaba assim que a rotina aparece. (...) Na vida real, você sempre acaba sozinha com um buraco no lugar onde costumava ficar seu coração".

A frase acima é um pensamento de Sofia sobre amor e relacionamentos. Ela nunca havia se apaixonado e nem queria. Mas tudo isso muda quando ela é transportada para o século XIX e conhece Ian. Essa história meio mirabolante é o enredo do melhor livro que li esse ano.



as vantagens de ser invisível charlie's booklist clássicos

Projeto Literário: Charlie's Booklist Masterpost

16.12.14ConversaCult

Aqui no ConversaCult nós temos reunido projetos literários que nos ajudam a sair da rotina, lendo aqueles livros que são muito bons, mas nós não leríamos normalmente. Veja o outro projeto: Volta ao Mundo em 12 Livros.

O Charlie's Booklist é voltado para quem quer ter um histórico literário mais rico, lendo clássicos que são os pais de muitos dos livros que nós lemos hoje em dia. A lista de 12 livros é a que o personagem Charlie leu no livro As Vantagens de Ser Invisível e é composta por muitos livros que são leitura essencial nas escolas americanas e, consequentemente, muitos dos nossos autores americanos preferidos leram enquanto cresciam. John Green e Suzanne Collins são alguns deles. 


CCEscrita clube de escrita Dana Martins

Clube de Escrita: Qual é o problema de misturar as etapas da escrita?

15.12.14ConversaCult

Como eu faço para escrever? Escrevendo. 

Isso é verdade, mas também a forma mais fácil de se enganar. Quando resume todo o processo de escrever como uma única coisa, você corre o risco de achar que não consegue escrever, enquanto o seu problema pode ser só com uma partezinha do processo de escrita. Muitas vezes algo facilmente resolvido depois que você descobre o que é. Mas não vamos nos adiantar, hoje eu não vou falar sobre as etapas do processo de escrita.

Hoje eu vou falar sobre os 2 maiores problemas de se misturar essas etapas: deixar de escrever e não usar o que foi escrito para saber o que você realmente quer dizer. 


CCListas CCLivros Dana Martins

Tag das diva

13.12.14ConversaCult

Pra quem não sabe, uma tag literária é uma lista que relaciona qualquer coisa (tipo, qualquer coisa mesmo) a livros. A tag das divas, criada pelo Andre (obrigada por nos indicar!!), se trata de listar os livros que mais tenham a ver com uma característica de uma diva do pop e porquê você acha que eles se relacionam. Nós do CC fomos desafiados a responder a essa tag e aí CHALLENGE ACCEPTED!!! Confira o que a gente respondeu!


Backstage CCprojetos charlie's booklist

Como é participar de projetos literários?

12.12.14ConversaCult

Oi! Estamos chegando agora perto do fim do ano e próximo do fim de mais de um projeto literário, a Volta ao Mundo em 12 Livros. Então ficam aquelas questões: Como foi? E o que faremos em seguida?


Anitta CCdiscussão CCSociedade

E se a mulher não se der o respeito?

11.12.14ConversaCult

Então, rolou esse negócio de Anitta e Pitty, aí eu fiquei: tta, não vou gastar meu ttempo vendo isso. (com dois Ts pra combinar) Mas alguns assuntos agarram no meu calcanhar e ficam me seguindo até eu dar atenção. A Jéssica (Jessy?) postou uma imagem no facebook com parte do que a Pitty disse no Altas Horas, a discussão começou nos comentários e... decidi comentar. É claro que aí virou um post e é isso que você vai ver aqui.

Não assisti o vídeo, o meu comentário é uma reflexão sobre essa ideia de que mulher tem que "se dar o respeito" e isso inclui não usar certos tipos de roupa, não fazer danças consideradas sensuais e não mostrar que está interessada no homem. 


Bienal do Livro Bienal do Livro do Ceará Bienal Internacional do Livro do Ceará

Bienal do Livro do Ceará: Um caso de amor e ódio

10.12.14Elilyan

Você sabia que a Academia Brasileira de Letras do Ceará foi fundada antes da Academia Brasileira de Letras do Brasil? Também sabia que a primeira mulher a fazer parte da ABL foi a CEARENSE Rachel de Queiroz? O povo cearense (principalmente os abonados) tem uma relação antiga com a literatura, mas infelizmente, a relação chegou naquele ponto onde uma DR* é necessária para que a chama da paixão não se apague de vez. Sempre encaro a Bienal Internacional do Livro do Ceará como o momento em que a relação fica mais exposta para todos e por isso é o mais constrangedor. 
*discussão de relação

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é o momento ideal para discutir a relação. Vamos lá.


CCEscrita clube de escrita Dana Martins

Clube de Escrita: Etapas do processo de escrita

10.12.14ConversaCult


Hoje fui escrever um texto sobre Carmilla e... escrever é a parte fácil, mas é uma parte mínima. Existe todo um processo entre "criar o conteúdo do que você vai falar" até a versão final do texto. O problema é que eu costumo esquecer disso. Pior: eu costumo piorar essas partes e tentar fazer tudo de uma vez. Então decidi fazer esse post aqui pra refletir sobre o assunto e para quando isso me bloquear, eu ter uma forma de reencontrar o caminho. 



Adriana Araujo Balanço de Leituras CCLivros

Balanço de Leituras - Novembro

9.12.14ConversaCult

OLÁ, PESSOAS!!! Aqui estamos nós com o nosso balanço de leituras do último mês que foi bem produtivo pra alguns e um tanto parado para outros. Mas o importante é não desistir e continuar tentando se dedicar à leitura, não é mesmo?


Venham conferir as leituras que eu (Isabelle), Paulo, Adriana, Dana, João e Elilyan tivemos esse mês!!


#SaveCarmilla Carmilla CCAnálise

Carmilla provando que finais felizes são cool

8.12.14ConversaCult
Aka. Como encerrar uma série sem babaquice. Ou como podemos sobreviver a finais felizes. Ou que finais felizes nem precisam ser 100% felizes. 


Estava eu aqui, passeando pela casa, mas na verdade eu estava pensando na season finale de Carmilla. Se você olhasse de longe, provavelmente veria uma pessoa idiota andando com um sorriso no rosto. A websérie me deixou exatamente assim. Agora eu estou aqui, tentando organizar meus pensamentos para ver se eu tenho capacidade de falar sobre essa série.

Se você não conhece Carmilla, pode começar a assistir de graça agora, ou ler o meu post de indicação aqui. Esse post tem spoilers.


Adriana Araujo CCdiário CCSociedade

Diário de bordo: minha primeira viagem

7.12.14Unknown

Oi, gente! Hoje vou falar pra vocês sobre uma experiência incrível: minha primeira viagem! Quem leu meu post de apresentação viu que um dos tópicos era sobre a minha vontade irracional de fazer uma viagem. Coloquei os planos em prática e o resultado foi um dos fins de semana mais legais da vida!


As Esganadas CCResenhas companhia das letras

As Esganadas, de Jô Soares

6.12.14Anônimo
"Claro, amor, com Dry Martini, tudo muito chique. O enterro aqui é à la carte."

Esse livro me deixou dividido. Confesso que a resenha não se baseia apenas na leitura, e inclui informações adquiridas em pesquisa a respeito do autor. Vamos por partes. Sempre quis ler Jô Soares. Era um item na minha lista de coisas para fazer antes de morrer. Admito, estava no fim da lista, mas estava lá. Então surgiu a oportunidade de ler As Esganadas, e admito que o senhor Soares subiu e muito em minha estima. O problema é que a maioria das resenhas sobre o livro relata a constante de que ele é fraco, mas não fraco por si só, e sim quando comparado aos outros textos do autor. Sim, caros leitores, eu vou ter de me basear em outras resenhas pra poder dar uma opinião honesta sobre esse livro.

Me acompanhem aqui.


Backstage blogando ConversaCult

Backstage: Criando o CCSexta das super-heroínas

5.12.14Dana Martins

Decidi fazer um post no CC sobre... fazer o CC. Com a Hora da Conversa, nossa newsletter onde conversamos com vocês toda semana, descobri que quem tá de fora tem uma ideia muito louca do que realmente acontece por trás do blog. Enquanto na verdade tudo que realmente acontece é uma loucura. Então... o que acha de saber um pouco mais disso? Hoje vou falar da criação das sextas temáticas Super Girl Power.


Benedict Cumberbatch CCListas chris pratt

Os mais sexies de 2014

4.12.14Elilyan

Todo final de ano é sempre a mesma coisa: as listas dos “10 mais” dominam a mídia. “10 mais bem vestidos”, “10 mais ricos”, “10 maiores fracassos”, “10 mais sexies”, etc etc. Raramente concordo com as listas, por isso resolvi fazer a minha, mas lista do que? Como sinto que tá faltando beleza no CC vou com os mais sexies. Sim, esse é mais um post safado para colocar gente semi nua no blog. 

LEMBRANDO QUE ESSE POST CONTÊM IMAGENS INADEQUADAS PARA MENORES DE 18 ANOS. 


A Arte de Pedir Amanda Palmer CCCuriosidade

Amanda Palmer: A Arte de Pedir

3.12.14Dana Martins

Você sabe qual é a importância de pedir?

Eu quase tive um ataque ao ver essa palestra no TED e ainda to tão ansiosa que to com dificuldade de organizar meus pensamentos. Pra começar, já admiro a Amanda Palmer faz muito tempo, desde que eu vi o vídeo dela pedindo pra financiarem sua campanha do Kickstarter. Naquela época eu nem sabia quem era. Com o tempo e nas redes sociais, fui conhecendo mais sobre ela, mas só consigo defini-la como "uma pessoa incrível". Eu respeito a Amanda Palmer. Só faltava algo... sobre o trabalho dela. Foi aí que nos últimos dias vi que ela estava lançando o livro "The Art of Asking" e já decidi que queria. (só falta ter o dinheiro pra comprar)



CCIndicação CCSéries Chuck Hogan

Indicação: The Strain

2.12.14Eduardo Ferreira

E se por alguma razão alguém escrevesse uma história sobre vampiros só que dessa vez nenhum deles sendo o mocinho da parada? E se alguém escrevesse uma história onde os vampiros são quase como Zumbis e que quando transformados a primeira coisa que eles pensam em fazer é ir atrás de quem amam?

Esse é um post sobre The Strain e sobre como ela está muito longe do clichê de história de vampiros.

autoconhecimento autoestima CCdiário

Fazendo as pazes com o seu guarda-roupa (e com a sua aparência também)

1.12.14Isabelle Fernandes

Chega a adolescência e as roupas, que antes eram só uma forma de cobrir o corpo (e ser feliz exibindo por aí o seu personagem de desenho favorito) agora podem se transformar em uma fonte de angústia ou satisfação. No meu caso, foi a primeira. Nunca me dei bem com as minhas roupas, nunca soube escolher direito e o resultado final na frente do espelho fazia com que eu me sentisse uma jeca horripilante. Isso só começou a mudar depois que eu parei pra pensar: quem eu sou? Que parte de quem eu sou quero mostrar ao mundo? 

Porque esse, meus amigos, é o objetivo das roupas. Mostrar ao mundo quem você é.


Posts Populares