CCEventos Comic Con Experience

Por que a Comic Con é importante?

28.12.14Anônimo


Já faz um tempo que a Comic Con aconteceu e até hoje eu ainda ouço algumas coisas interessantes sobre o evento. Gente que não entendeu o que foi, para que serviu. Gente que achou o preço um absurdo. Gente que achou desnecessário. Gente que não é geek, basicamente. Eu sou geek. Totalmente geek. E é por isso que a Comic Con foi importante para mim e para um monte de outras pessoas. E hoje eu quero me dedicar a explicar um pouquinho mais a respeito disso e do por que eu estou mais do que disposto a ir no evento no ano que vem.

Então vamos lá. Em tópicos porque QUEM NÃO AMA TÓPICOS:


Amor,
Eu acho que a palavra certa para falar da Comic Con é amor. Foi um evento muito amor. E eu não digo isso no sentido de que foi legal, mas no sentido de que tinha muita gente legal lá dentro. E com gente legal, quero dizer gente que não tem medo de expressar suas mais excêntricas paixões em público. Eles amam as coisas que eles amam e não tem vergonha nenhuma de mostrar isso. Como eu disse: muito amor. E amor, gente, é até desnecessário falar, mas é a verdadeira redenção da vida. Se nada nos salva da morte, o amor nos salva da vida!

PAZ E AMOR NA MAQUINA DO MISTÉRIO

O que eu quero dizer é que há uma energia diferente ali dentro. Entre Cosplayers, Colecionadores, Gamers, Cinéfilos, Otakus, Fãs de histórias em quadrinho, estava todo mundo tão absolutamente confortável dentro da sua própria pele que o espaço se tornava acolhedor para qualquer um. Eu sei, é meio absurdo eu dizer que amei o evento por causa do sentimento que ele me causou. Mas será mesmo? No dia-a-dia, com quantas pessoas você tem a oportunidade de conversar sobre Senhor dos Anéis? Quantas vão entender a referência se você vestir aquela camiseta da Capitã Marvel? Quantas vão entender quando você contar da sua coleção de miniaturas de Como Treinar seu Dragão? É claro, tem sempre um ou outro, mas em geral nós buscamos refugiu na internet. Os fandons vivem no reino do Tumblr, e é algo genial ver todo aquele clima acontecer na vida real.

Comunidade,
Esse clima maravilhoso da feira se dá principalmente por conta do senso de comunidade. Você, de cosplay de mulher-gato, você talvez nunca tenha visto outro cosplayer na vida, mas ao topar com um homem-de-ferro ou com uma Malévola, você sabe que todos vocês tem algo em comum. E isso dá oportunidade para se conhecer outras pessoas que gostam do mesmo que você e se importam com as mesmas coisas que você. Isso é magnifico. Por que olha, nada contra o Tumblr, mas conhecer pessoas de carne osso com as quais você pode ser você mesmo também é muito bom.

E quem sabe esses três cosplayers não combinam de ir no evento juntos no ano que vem? Quem sabe eles não trocam contatos e passam a se ver com frequência, para trocar ideias e se ajudarem a confeccionar suas fantasias? Quem sabe a vida dessas pessoas não mudou para sempre por que um evento se importou o bastante para propor um espaço comunitário para essas pessoas tão diversas? São muitos talvez, mas são uns em que vale muito apena investir.


Representatividade,
eles me representam!
Cosplays não são levados a sério. Histórias em quadrinho são coisa de criança. Se você joga videogames depois dos 17 você é imaturo. Colecionar action figures é jogar dinheiro fora. Essa são só algumas das visões com as quais a gente topa no decorrer da vida a respeito de alguns dos hábitos de fanáticos e entusiastas em geral de diversos nichos da cultura pop. Muitas dessas pessoas vivem marginalizadas a vida toda sem encontrar aprovação para seus gostos e coleções por que nossa cultura não dá validade para esses costumes. Isso é triste. Isso é sério. Nós falamos no blog sobre representatividade de mulheres, de pessoas lgbt+, de etnias diversas, mas representatividade não é só isso.

Ter um mega evento sobre cultura geek, histórias em quadrinho e colecionáveis na mídia, isso é representatividade também. Isso dá validade para estilos de vida perfeitamente razoáveis que são ignorados na nossa sociedade. Isso vai fazer as pessoas, gradualmente, entenderem que um cosplayer não é algo para se apontar e rir. Que um gamer não é imaturo, ele só gosta daquela mídia especifica. Um evento do porte da Comic Con no Brasil, não tenham dúvidas, é uma enorme vitória.

Oportunidade,
oportunidade de conseguir autógrafos<3
Essa é talvez a questão mais óbvia. Se você é fã de histórias em quadrinho, um corredor com mais de duzentos quadrinhistas te dá um senso de oportunidade infinito. É algo indescritível. Tivemos fãs da Pixar vendo os primeiros minutos de Divertida Mente. Fãs da Terra Média assistindo O Hobbit. Fãs da Marvel vendo Big Hero 6. Fãs de colecionáveis adquirindo itens únicos do evento. Fãs de Star Wars conseguindo exemplares do livro autografado. Fãs de Laranja Mecanica tirando foto com o Alex DeLarge. Oportunidade, é uma moeda de ouro no mundo do fandom. E vale, sim, cada centavo do ingresso.

Ainda mais quando somamos com todos os outros itens da lista.

Potencial,
Por fim, fica aqui registrado: a Comic Con pode ser ainda muito mais! Ele pode crescer e dar subsídios para ainda mais grupos e comunidades. Eu já fiquei mega emocionado de ter um estande de My Little Pony, mas quem sabe da próxima vez não ocorra uma palestra sobre o assunto? Não vi quase nada sobre Magic e cardgames. Eu amo a Marvel, mas nem só dela vive o universo geek atualmente, e esse fato vai se refletir cedo ou tarde na Comic Con. E quando isso acontecer. Vai ser muito legal.


Vai ser muito amor.

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares