autores internacionais CCLivros

Projeto Literário 2014: "Volta ao Mundo em 12 Livros"

26.12.13Michelle


"Final do ano chegou! E agora?" Essa é a pergunta de grande parte dos participantes do Charlie's Booklist, o nosso projeto literário de 2013 (lembram?). Depois de muita discussão e desenvolvimento de ideias, concluímos que o Charlie’s foi proveitoso demais para acabar assim, sem mais nem menos. Foi pensando nisso que decidimos reformular e dar continuidade ao projeto! SIM, VOCÊ LEU DIREITO!: TEMOS UM NOVO PROJETO LITERÁRIO PRA 2014! TODOS ANSIOSOS? HEIN? HEIN!?

É só clicar aqui embaixo pra saber tudo o que é preciso pra participar :D Corre, gente!!!! 


A ideia do Charlie's Booklist, nosso projeto anterior, sempre foi nos tirar da nossa zona de conforto, lendo livros que nós não leríamos normalmente – e, mais do que isso, viver essa experiência junto com outras pessoas, comentando nossas impressões e resultados. Essa proposta deu tão certo que vai continuar no novo projeto. E o Charlie's também ensinou a nós, da equipe, muitas outras coisas - inclusive a dificuldade de organizar e manter um projeto, HUAHUAHA - e é por isso que nós viemos com preparação extra para esse ano.

MAS COMO VAI FUNCIONAR ESSE PROJETO AÍ? ATÉ AGORA EU SÓ SEI O NOME... 

Calma, gafanhoto. Nosso projeto de 2014, o “Volta ao Mundo em 12 Livros”, terá como objetivo nos aproximar da diversidade literária mundial. A intenção é estimular a leitura de estilos diferentes e de autores que não se limitem a Estados Unidos/Inglaterra, países de onde vêm a maioria dos livros lançados aqui no Brasil. Vai dizer que, quando você está com vontade de conhecer um livro novo, vai na livraria buscando um autor japonês ou colombiano? As chances da resposta ser “não” são grandes. Durante o ano, vamos tentar diminuir essa quantia.

Volta ao mundo em 12 livros: atravessando as fronteiras literárias

Uma novidade é que, além da conversa no fim de cada mês, no Volta ao Mundo em 12 livros você pode escolher qualquer livro do autor selecionado. Isso mesmo! A ideia é aumentar as opções de títulos, fazendo com que você possa escolher o livro que mais lhe agrada dentre as obras do autor. Assim, o interesse na história fica maior e, consequentemente, a leitura fica mais prazerosa. (Isso diminui também o nível de desistências, que, pelo menos pra mim, foram bem altas no Charlie’s).

Além de podermos discutir mais sobre os autores selecionados (levantando questões como “o que todo mundo viu de parecido nos livros?” e “o que tem de diferente em cada um?”), teremos leituras muito mais acessíveis. Como há mais opções de títulos, as chances de encontrarmos alguns exemplares em bibliotecas, na casa de amigos e em nossas próprias estantes são muito maiores. Assim, haverá mais oportunidades de conseguir o livro sem pagar nada por isso. Mas se você for do time que gosta de ter uma edição pra chamar de sua, pode ficar tranquilo: manteremos as postagens com guias de compras, nos mesmos moldes do projeto anterior


Resumindo: 
- iremos ler obras clássicas e contemporâneas de autores consagrados de vários países e conversar sobre elas;
- você escolhe qual livro do autor vai ler;
- as chances de precisar gastar dinheiro com as leituras são mínimas.

Fácil, não?

ESTÃO PRONTOS, VIAJANTES? NOSSO ROTEIRO DE VIAGENS* É O SEGUINTE:

1. Janeiro: Austrália - Markus Zusak
2. Fevereiro: Japão Haruki Murakami
3. Março: Rússia- Isaac Asimov
4. Abril: Noruega Jostein Gaarder
5. Maio: Escócia Arthur Conan Doyle
6. Junho: Inglaterra Jane Austen
7. Julho: Itália Umberto Eco
8. Agosto: França - Júlio Verne
9. Setembro: Espanha Carlos Ruiz Zafón
10. Outubro: Estados Unidos H. P. Lovecraft
11: Novembro: Colômbia Gabriel García Márquez
12: Dezembro: Brasil Leia um autor brasileiro!***

*lista sujeita a alterações
**autor brasileiro será decidido posteriormente, com a ajuda de vocês ;)
***decidimos deixar aberto para cada um escolher

Vale sempre lembrar que o "Volta ao Mundo em 12 Livros” é um PROJETO, não um desafio. Vocês podem participar de todos os meses ou só de alguns. Vale também participar das discussões se já tiverem lido algum dos autores há algum tempo e as releituras também estão liberadas. Nosso lema é a diversão e a expansão de horizontes culturais!

ADOREI O PROJETO, COMO EU FAÇO PARA PARTICIPAR?
1- Entre no grupo do projeto no Facebook, que é este AQUI.
2- Escolha um livro do autor do primeiro mês e comece a ler!
3- Tire seu passaporte, arrume as malas e - Mentira, não tem três, é simples assim mesmo! :D


Esperamos vocês no grupo! Qualquer dúvida, deixem nos comentários ;) 

ARRUMEM AS MALAS E PREPAREM-SE PARA A VIAGEM!

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

25 comentários

  1. Que legal, o projeto! Bem interessante para conhecer novos livros. Só acho que a Escócia podia ser trocada por Irlanda (James Joyce) e em vez de Jane Austen ser Charles Dickens.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum tbm achei Jane Austen muito obvia já que a ideia é diversificar o gosto literário! Gostei da idéia do projeto pra seguir em 2015, mas vou mudar a lista um pouco pra criar um desafio maior

      Excluir
    2. Fernanda, diversifique e divida com a gente! Jane Austen é muito óbvia, mas muita gente acaba não lendo, então o projeto é uma forma de resolver isso. Mas se você já leu, é totalmente válido aproveitar pra ir mais longe. (cá entre nós, dá pra ir muuuito mais longe. eu também não escolheria Asimov pra Rússia, apesar de ter sido uma das minhas melhores leituras no projeto)

      Excluir
  2. So uma perguntinha, os meses são esses? Os autores eu escolho ou vcs escolhem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escolhe o livro do autor. Agora em janeiro todo mundo vai ler alguma coisa do Markus Zusak e a gente vai conversar, depois fevereiro todo mundo lê algo do Haruki Murakami e a gente conversa. Assim a cada mês do ano. O autor de cada mês definido. (:

      Excluir
  3. entao os autores dos paises tem q ser nessa ordem ?

    ResponderExcluir
  4. Podia criar uma pagina no face somente pra esse desafio aqui, e com dicas de livros dos autores.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!

      Já existe essa página no fb!! O link consta no próprio post. Lá nós vamos sugerir livros de cada autor ;)

      Excluir
  5. Adorei a ideia!! Mas por que Isaac Asimov como escritor russo? Por que não Fiódor Dostoievski?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dostoievski foi citado quando a equipe do CC debateu quais nomes iriam compor a lista, mas por votação ganhou Asimov.
      Quem sabe em um novo projeto no próximo ano ele seja contemplado. :)

      Excluir
  6. Nossa, que pena!!! Eu também teria gostado mais da opção de Fiódor Dostoiévski como escritor russo.
    E dentre as opções de autores brasileiros, acho que algo que fosse mais diferente, impactante, romântico, dramático e interessante poderia representar uma melhor opção!!!


    :(

    ResponderExcluir
  7. Acabei de conhecer o blog, amei, inclusive o projeto, parabéns pela iniciativa, irei participar com certeza :D estou ansiosa para releitura de H.P. Lovecraft e Júlio Verne !

    ResponderExcluir
  8. Já estou participando!! Muito legal a ideia do projeto (:

    Carol
    Open Page

    ResponderExcluir
  9. E essa minha Jane Austen na lista <3

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de participar, porém eu duvido que eu vá ler outro livro de algum autor que eu já li (por pura preguiça), além disso eu tenho cursinho pré vestibular esse ano e já tenho minha própria lista obrigatória kkkkkkkk, bom, pelo menos não vou me sentir um completo inútil já que estou fazendo minha própria viajem à Itália esse mês, Dante Alighieri vc é D+ o/ !!!

    ResponderExcluir
  11. Faltou África aí... Mia Couto é um ótimo autor pra começar. Teolinda Gersão também.
    E pro Brasil, tem uns autores de mais peso... Beatriz Bracher, Carlos Heitor Cony, Luiz Rufatto, Marçal Aquino, Moacyr Scliar...
    Uma sugestão: Incluir o Chile (Carola Saavedra), em vez de Colônia ou Noruega (Carola vale a pena :) )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dicas são ótimas. Também fiquei meio "triste" por não ter África. :( No grupo nós estamos montando uma lista com opções de autores brasileiros. Já o Chile, vai ter que ficar junto com a África. ): Eu queria também alguma literatura de algo estilo Índia ou um país do Oriente Médio, acabou que o mundo é grande demais para apenas 12 meses ._.

      E vou levar para o grupo as suas indicações!

      Excluir
  12. O único problema que vejo é colocar Asimov como Rússia... ele pode ter nascido na URSS, mas veio para os EUA com 2 anos e foi criado como americano. A literatura e bagagem dele é americana (ele mesmo diz que se considera 100% estadunidense); propagandeá-lo como literatura russa é meio enganoso :x

    ResponderExcluir
  13. Quero participar!!! :)
    Adorei o desafio.
    Beijo.
    Ana Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Me entrosei em uma das discussões, mas vou tentar acompanhar lendo também no próximo mês. Adorei o projeto! <3

    ResponderExcluir

Posts Populares