Backstage blogando

Backstage: Criando o CCSexta das super-heroínas

5.12.14Dana Martins


Decidi fazer um post no CC sobre... fazer o CC. Com a Hora da Conversa, nossa newsletter onde conversamos com vocês toda semana, descobri que quem tá de fora tem uma ideia muito louca do que realmente acontece por trás do blog. Enquanto na verdade tudo que realmente acontece é uma loucura. Então... o que acha de saber um pouco mais disso? Hoje vou falar da criação das sextas temáticas Super Girl Power.

A ORIGEM DE UMA SUPER-IDEIA

A sexta temática, apelidada de CCSexta, é uma ideia que o Paulo teve láá no início do blog, de ter um tema fixo que abordaríamos cada sexta. Se você olhar na tag CCSexta vai ver que fazemos isso há quase 3 anos. Alguns temas vêm que nem um wrecking ball devorando a equipe do CC, outros ninguém dá a mínima. E assim nós vamos.

Clique para ler os textos do mês LGBT+!


E vou falar pra vocês, a CCSexta tava na forca. A equipe do CC passou por algumas mudanças nos últimos meses e enquanto a gente luta para manter o blog atualizado diariamente, às vezes é difícil ter forças para organizar um tema em grupo. (é igual trabalho na escola, mas sem gente chata e sem a urgência de obrigação pra ganhar nota) Então já estava tudo certo para cancelar a CCSexta de novembro, quando...

SUPER-VICS APARECEU.

Ele é meu amigo há um tempo, nos conhecemos por causa do CC mesmo e ele escreve no Vics tem um blog. O Vics fez um texto chamado "O mundo está preparado para a Mulher Maravilha?" e me mandou. Enquanto isso, nem lembro por que, eu estava discutindo a mesma coisa com base em Resident Evil. De algum modo tudo isso se uniu e... Ei, Vics, o que você acha da gente transformar esse texto em 4 partes e fazer um mês especial das mulheres super-heroínas?


A ideia foi tão boa que até a Marvel e a DC decidiram confirmar oficialmente o lançamento dos primeiros filmes de super-heróis protagonizados por super-heroínas nessa fase (Capitã Marvel e Mulher Maravilha). Tudo lindo, animação, festa, confetes.

O João também adora super-heróis e entrou na rodada. ESTOU ESPERANDO SEUS POSTS SOBRE MULHER MARAVILHA, JOÃO. SEM PRESSÃO. APENAS UM AVISO EM CAPS. EU SEI ONDE VOCÊ MORA. tá, parei HUAHUAHAUH

Então eu levei a ideia pra o resto da equipe e não lembro nem o que aconteceu, mas estamos aqui.

SUPER-HEROÍNAS SÃO MULHERES? UMA HISTÓRIA ILUSTRADA

Uma parte que eu adoro nas sextas temáticas: quando elas ganham imagem especial no banner. Foi super legal ficar brincando no photoshop e eu fiquei animada pra mostrar pra você as versões.







Esse foi o escolhido. Elilyan exigiu pernas. 
A ideia era chamar a sexta temática de "Mulheres Super-Heroínas", só que o João disse que isso era redundante, afinal, super-heroínas já não são mulheres? Só que a gente queria mostrar que não era só um mês sobre Super-Heroínas, é justamente sobre dar ênfase ao fato dessas super-heroínas serem mulheres. O objetivo dos posts é discutir isso - o mundo está preparado? quais são as mulheres super-heroínas? como elas são representadas? Infelizmente, essa ainda é uma perspectiva que conta.

Foi aí que o João veio com o nome Super Girl Power. Assim começou o samba de organização de palavras e tentar descrever posicionamento, até que se tornou mais fácil mostrar visualmente.

contribuição do Diego

e eu

No fim, ficamos com Super Girl Power, porque tem os dois significados de uma vez - Super-girl (super-heroínas) e Girl Power (a expressão... PARA TUDO.

Eu sabia que Girl Power era uma expressão de empoderamento feminino, mas não que estava relacionada à História do feminismo, que foi utilizado pelas Spice Girls e que tem a ver com uma nova onda de super-heroínas (e personagens mulheres!). TO TÃO ANIMADA. TAVA LENDO SOBRE ISSO E VI LARA CROFT ESCRITO NO MEIO E FIQUEI ANIMADA DEMAIS PARA AAAAAAAAAAH.
(você não tem noção do quão errado eu escrevi a frase acima no meio da animação)

e chegamos à versão final

Eu não deveria ficar tão animada com isso, mas eu fico. Talvez seja por isso que eu escrevo para um blog sobre cultura pop. Fazendo um mês temático chamado Super Girl Power.


FALTA ALGUMA COISA? AH, SIM, O CONTEÚDO

Bem, e o funcionamento da Super Girl Power ficou assim: O Vics dominou as sextas com uma série de 4 textos, que são mais voltados para dar uma base da situação do universo cinematográfico de super-heróis no momento e onde as mulheres se encontram nesse meio. Então se você fica perdido nos filmes de super-heróis, fica a dica! Enquanto isso, posts complementares entram ao longo da semana. Todos eles você pode ver na tag Super Girl Power. No resto do tempo, a conversa continua pelo facebook e whatsapp!!!

Aliás, quero acrescentar que tem sido uma experiência bem diferente trabalhar em colaboração com o Vics. Ele escreve o texto, eu faço comentários, ele melhora e eu reviso. Tipo, o texto da segunda semana, "Super-Heroína em Terra de Super-Herói", passou por uma transformação completa, porque na hora de fazer nós percebemos que o nosso tema planejado não funcionava ("A Importância das Super-Heroínas nas Tramas"). Já o último, "Mulher Maravilha: da Polêmica ao Cinema", foi um parto tão grande para sair que a gente tava quase se matando no final, mas saiu. O que você achou dele, aliás? Pensando agora, isso pode virar um Clube de Escrita!

Além disso, o Vics também fez essas capas especiais para a série principal de posts que são apenas: lindas.



repara que essa versão é de antes do último texto,
quando o título mudou


Ainda queria ter colocado uma Capitã Marvel aqui na barra lateral (pensei agora: talvez eu faça isso pra deixar agora que novembro acabou, quando a Mulher Maravilha tiver que sair ali de cima?). Bem, vamos ver o que vai acontecer. Inclusive, pode acontecer você. Se tem qualquer coisa sobre super-heroínas que você acha legal dividir com o mundo, por favor, compartilhe! Mande por email para conversacult@gmail.com ou no twitter @ConversaCult. Antes de tudo, o CC é um canal de mostrar pra o mundo coisas legais e também é seu, então use.

Novembro e o mês Super Girl Power acabaram, mas só oficialmente. Esse é um daqueles temas, como o Clube de Escrita e o Centro de Treinamento, que se tornam parte do blog depois disso. Eu já tenho até outros textos para colocar no blog. Me ajuda a decidir qual coloco primeiro?

obs: O "Super-heroína em Livro" é uma indicação de um livro protagonizado por uma super-heroína, para quem gosta delas, quer entrar na onda, mas quer uma alternativa legal para histórias em quadrinho. O "Análise de filmes lucrativos" é de filmes com protagonistas mulheres, estudando a ideia de que "filme com mulher protagonista não vende". E o último é se está preparado para filmes com mulheres protagonistas, é claro. Tinha limite de caracteres na enquete. :(




Então esse primeiro Backstage fica aqui, que na verdade ia se chamar Behind The Scenes, mas ninguém tem espaço pra um título tão grande. Espero que você tenha gostado (ou tem uma sugestão melhor). E lembre que a equipe do CC conversa com você todo domingo, lá na Hora da Conversa, é só se cadastrar.

-@danagrint

TAGS: , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares