2015 Adriana Araujo

Balanço de Leituras Especial - 2015

2.1.16Elilyan


O Balanço de Leituras Especial é uma tradição anual aqui no CC. Se você nunca leu nenhum, saiba que ele funciona da seguinte forma: a equipe responde duas perguntinhas básicas e faze um top 5 das melhores leituras.

Para fins de curiosidade, ano passado 8 membros da equipe participaram do Balanço de Leituras Especial que totalizou 265 leituras. Será que esse ano conseguirmos nos superar? 

>>> DANA, 13 livros.
1. O Destino da Número 10 - Os Legados de Lorien - Vol. 6, do Pittacus Lore; 2. Alias - Jessica Jones (HQ); 3. Fangirl, da Rainbow Rowell; 4. A Arte de Pedir, de Amanda Palmer; 5. Por Lugares Incríveis, da Jennifer Niven




Como foi o seu ano literário?
Fraco e ao mesmo tempo muito bom. Eu li muita fanfic e isso me fez pensar sobre literatura... mas isso é conversa pra outro dia. Eu ia fazer um top 5 só de fanfics e por isso a foto, mas fiquei com preguiça e já tinha esses que são os meus preferidos, na ordem mesmo. Uma dica de fanfic: "I sing the body electric"

O que esperar dos livros em 2016? Livros bons e que me chamem atenção. 

>>> ADRIANA, 15 livros, sendo 8 releituras
1. Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de J.K. Rowling; 2. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J.K. Rowling; 3. Harry Potter e as Relíquias da Morte, de J.K. Rowling; 4. Nós, de David Nicholls; 5. Cega, de Karin Slaughter



             
Como foi o seu ano literário? Razoável. Li um número "ok" de livros, porém eles não me empolgaram de verdade, não tive nenhuma grande surpresa e nenhuma grande paixão literária esse ano. Não consegui superar a quantidade do ano passado (19), mas consegui cumprir as promessas feitas: finalmente li 1984, que era uma super pendência; reli HP e só comprei um livro esse ano todo (isso em ano de bienal na minha cidade!! eu deveria ganhar um prêmio por ter resistido tão bravamente haha) porque voltei a frequentar bibliotecas públicas. A melhor experiência ficou por conta da releitura da saga do nosso bruxinho favorito. 

O que esperar dos livros em 2016? Vai ser um ano complicado por conta da famigerada monografia, que tomará muito do meu tempo. Mas estou ok com isso, eu acho. Sem grandes expectativas. O que vier é lucro. 

>>> TAIANY, 76 livros, Mais ou menos 15 releituras, 21 romances de banca
1. Quase uma rockstar, do Matthew Quick; 2. Fangirl, da Rainbow Rowell; 3. A playlist da minha vida, da Leila Sales; 4. Os Sombras, da J.R Ward; 5. Singer, da Mia Sheridan



Como foi o seu ano literário? Mais fraco que o ano anterior, então achei mais ou menos, no entanto, pelo segundo ano consecutivo, consigo cumprir minha meta de 4 livros por mês. Ela nem é algo obrigatório, é só uma maneira de manter o ritmo de leituras, porque quando eu paro de ler fico meses longe de livros sem conseguir voltar. Com essa meta que criei posso controlar minimamente meu bloqueio literário. Além disso, não tem problema se eu não ler 4 num mês, mas eu tenho que compensar ele num próximo e assim, tenho uma boa continuidade com minhas leituras.

O que esperar dos livros em 2016? Manter meu esqueminha de 4 livros que até o momento me agrada muitíssimo, e ler coisas boas.

>>> CAROL, 26 livros, 10 releituras
1. A Espada do Verão, de Rick Riordan; 2. Cyberstorm, de Matthew Mather; 3. Logicomix, de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou; 4. Anexos, de Rainbow Rowell; 5. Garoto Encontra Garoto, de David Levithan





Como foi o seu ano literário? Fiquei chateada. Normalmente entre livros novos e releituras, eu consigo ler 50 livros por ano. Não chegar nem a 40 feriu um pouco meu ego de leitora voraz. Estava mantendo um ritmo considerável até outubro, quando começaram minhas aulas, e com os estudos e o trabalho, diminuiu um pouco o meu ritmo. E no final do ano eu arranjei novas maneiras de assistir séries por aí, então ao invés de voltar do trabalho lendo agora eu volto vendo séries. É, talvez a culpa tenha sido minha mesmo, não dos horários da vida hahaha

O que esperar dos livros em 2016? Voltar aos meus 50 livros lidos e ler mais ficção científica, que descobri adorar como gênero literário, além de filmes e séries sobre.

>>> EDUARDO, 19 Livros e algumas HQs
1. Fim da Eternidade, de Isaac Asimov; 2. Champion, de Marie Lu; 3. Battle Royale, de Koushun Takami; 4. Dois mundos de Astrid Jones, de A.S. King; 5. Encruzilhada, de Kasie West




Como foi o seu ano literário? Bem ruim, fazia muito tempo que não lia tão pouco. Mas, por outro lado, não li nenhum livro ruim ou que tenha dado menos de 3 estrelas. Também quase não comprei livros, aliás, só comprei no fim desse ano. Li mais HQ's que o costume e o ponto alto foram as Graphic MSP que não coloquei no Top 5 porque senão só ia ter elas ali. 

O que esperar dos livros em 2016? Ler mais. Muito mais! Pelo menos o dobro do que li esse ano. Mas, que eles sejam tão bons quanto os que li esse ano. E, claro, muito cliffhanger por favor! Quero mais livros que me façam ficar pensando o dia inteiro em ler e não conseguir largar o livro por nada.

>>> JOÃO, 5 livros completos, 3 livros incompletos e umas 25 HQs
1. Batman: A Corte das Corujas, de Scott Snyder; 2. Alias (Jessica Jones); 3. Faça Boa Arte, de Neil Gaiman; 4. Capitã Marvel; 5. Comics #23.1 (Poison Ivy #1) - The Green Kingdom (é uma historinha da Hera Venenosa)




Como foi seu ano literário? Olha.... uma tristeza. 5 livros, amigos. APENAS CINCO LIVROS. Pior que eu tive um tempo absurdo durante a greve, que nem sei o que fiquei fazendo (mentira, fiquei vendo série). Tantos livros diferentes que gostei, comprei outros do tipo e acabei deixando encalhar :\ Sem falar que o tanto de livros abandonados é quase igual ao de lidos, o que, apesar daquilo de que "a vida é muito curta pra ler coisa ruim", me deprime. MAAAAAAS nem tudo foi perdido: até me surpreendi com o tanto de HQs lidas (e foram surpreendentemente boas, tanto que não consegui escolher o top 5), e teve bienal do Rio, que conta como experiência literária, vai.

O que esperar dos livros em 2016? Espero mais livros, mais qualidade, mais diversidade... e mais HQs também, porque tá saindo mais coisa legal do que nunca UAHUAHA Acho que a questão é mesmo voltar a me comprometer com a leitura pra tentar redescobrir porque eu gosto tanto dela. Até entrei num clube do livro na faculdade pra ver se isso acontece, então: TORÇAM POR MIM.

>>> ISABELLE, 54 livros completos, 1 livro incompleto, 3 releituras
1. Série Bloodlines, Richelle Mead; 2. Fangirl, Rainbow Rowell; 3. Inferno, Dan Brown; 4. Caixa de Pássaros, Josh Malerman; 5. A Idade dos Milagres, Karen Thompson Walker



Como foi seu ano literário? Cheio de altos e baixos. Sério, foi uma loucura. Em alguns meses eu fui uma máquina de leitura, em outros eu não li absolutamente nada. Alguns livros eu devorei em um dia, outros levaram seis meses para serem terminados. Uma verdadeira montanha russa HUGDHGIFDHIGHDFGIHDI mas no geral, estou satisfeita. Exceto um livro horroroso e alguns mais ou menos, quase todas as leituras foram maravilhosas e me causaram feelings absurdos. 

O que esperar dos livros em 2016? Antes de qualquer coisa, preciso matar a pilha de livros não lidos na minha estante HUGIDFHGIUHDIGHDFIGHD. Feito isso, pretendo ler os livros da Jane Austen que faltam e investir mais em suspenses e ficção científica. São gêneros que eu amo, mas tenho alguma dificuldade em pegar de vez neles e acabo largando pra pegar num romance delicioso que acabo em algumas horas. Não que isso seja ruim, só quero me dedicar mais aos outros gêneros mesmo xD

>>> ELILYAN83 livros completos, 2 livros incompletos, 11 HQ’s e 3 mangás
1. Como a música ficou grátis, de Stephen Witt; 2. Aoharaido, de Sakisaka Io; 3. Outlander, de Diana Gabaldon; 4. Arlequina; 5. Acesso aos bastidores, de Olivia Cunning 




Como foi o seu ano literário? Estranho. Li bastante, mas foi de uma forma tão aleatória que não consigo nem estabelecer um padrão de leitura para definir 2015 em uma palavra. Seja como for, foi um ano cheio de novidades: autores de países fora do eixo americano e britânico (os alemães, e franceses bombaram na minha estante) ; voltei a ler mangás, HQ’s e poesias. Além disso, por causa do Pornoliterário investi pesado em literatura erótica. 

O que esperar dos livros em 2016? Russos. Acho que chegou a hora de começar a encarar Tolstoi, Dostoiévski e outros autores russos. Além disso, pretendo investir pra valer nas autoras Lygia Fagundes Telles, Simone De Beauvoir, Chimamanda Ngozi Adichie e Virginia Woolf. Tudo isso sem deixar de lados os mangás, as histórias em quadrinhos, biografias e literatura erótica.


Como foram suas leituras em 2015? 

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Eu me sinto um pouco como cada membro: li menos do que queria e menos do que no ano passado, abandonei MUITA coisa, me irritei com várias outras, (re)descobri os mangás, li coisas ótimas... Resumindo, sim 2015 foi um ano montanha russa pra mim também! E eu nem posso culpar horários ou séries, foi o cansaço mesmo da vida.

    Maaaas, quero mudar isso em 2016 e já comecei lendo. Infelizmente, parece que não comecei tão bem assim, mas o negócio é não desanimar, hahaha. Isso de ler 4 livros por mês é ótimo porque eu também tenho dessa coisa de, se ficar um tempinho sem ler, cuuuusto a voltar depois.

    Pra 2016, coloquei na meta do Skoob (pois é, voltei com ela) os livros que eu já tenho, incluindo os abandonados. Vou dar uma chance pra tudo que tenho e que ainda me chama um pouco de atenção.

    ResponderExcluir
  2. Parando pra pensar, não faço ideia do que li em 2015. o_o"
    Sei que foi um ano bom para HQ's e fics, mas não faço ideia dos números.
    Esse semestre eu acabo o TCC e a vida vai passar a ser legal de novo HAIUEHIAUEHA.

    Sugestão: Dessa vez a legenda salvou, mas é bom prestarem atenção no contraste quando forem colocar texto em imagens. :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse pessoal é blogueiro? Não tem os links dos perfis deles nas redes?

    ResponderExcluir

Posts Populares