CCFilmes CCSociedade

Mimimi? Hollywood e a apologia à violência contra as mulheres

18.6.16Elilyan



Cês estão todos carecas de saber que Hollywood é uma indústria extremamente sexista - desde as disparidades salariais, escassez de mulheres diretoras, roteiristas e outros talentos por trás das câmeras até castings e scripts sexistas que continuam a perpetuar o male gaze. De vez em quando Hollywood acerta e cria preciosidades, mas infelizmente o normal é as mulheres serem sub-representadas em uma das indústrias mais ricas e impactantes do mundo. 

Recentemente, com a polêmica do outdoor de X-Men: Apocalipse, fiquei pensando sobre a declaração que a 20th Century Fox deu ao responder as críticas: "Em nosso entusiasmo para mostrar a vilania de Apocalipse, não reconhecemos imediatamente a conotação perturbadora dessa imagem em formato impresso. Assim que percebemos o quão insensível foi, rapidamente tomamos medidas para remover estes materiais. Pedimos desculpas por nossas ações e nunca perdoaremos violência contra as mulheres". 

Confesso que quando vi os trailers, não vi nada demais na cena do Apocalipse estrangulando Mística: era só uma cena de confronto entre seres poderosos. Mas tirada de seu contexto, a foto ganha um novo significado. Vi muitos comentários pela internet dizendo, por exemplo, que “agora vilões não podem mais ser vilões por causa das feminazis”. Não vou comentar o nível de empatia que uma pessoa que posta esse tipo de coisa tem, porque é óbvio que é zero, mas não posso deixar de ficar triste vendo que mesmo destacando o erro, algumas pessoas se negam a enxergar a verdade.

Mulheres de todo o mundo estão sujeitas à violência física, sexual, psicológica e econômica, independentemente do seu rendimento, idade ou educação. E essa realidade precisa mudar. Particularmente, estou cansada da forma como a violência contra as mulheres é representada em todas as mídias - lembra das polêmicas da capa da Batgirl e do estupro em Game of Thrones? Esses dois casos foram tão grosseiros que saltaram a consciência de todos. Mas se você parar por 5 minutinhos e abrir mais um pouco os olhos, verá que a cultura da violência contra as mulheres na mídia é extremamente comum. 


Durante a faculdade de comunicação, aprendi que o olhar se acostuma com qualquer coisa se a imagem se torna corriqueira. Para ver claramente o mundo, é necessário se afastar dele e tomar o “olhar estrangeiro”. Ou seja, para ver o problema do outdoor de X-Men, é necessário rasgar o véu que nos impede de enxergar claramente. Abram os olhos e vamos, juntos, romper com a cultura que perpetua a aceitação generalizada da violência contra as mulheres. 

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. nossa, muito bom. principalmente o último parágrafo. obrigada "queria o que? tomar chá?" *enquanto isso nenhum outro herói homem recebe esse tratamento* *ok*

    ResponderExcluir
  2. Concordo com seu pensamento em partes. Mas, são universos paralelos que "excluem" o autor do personagem. São vilões, devem agir como tal, em ocasiões semelhantes o oposto também aconteceria. Agora, uma coisa, a imagem de capa provavelmente foi puro ato de publicidade, mas não tira a responsabilidade dos organizadores. Acho que deveriam tentar ver de uma ótica com mais distância, afinal são inumanos.

    ResponderExcluir
  3. When I saw the promos for Apocalipse Estrangulando Mística, I didn't see anything else but a confrontation between powerful beings. However, when removed from its setting, the photo takes on a new meaning. Many comments on the internet stated, for example, that "Villains no longer can be vilified because of feminists." Thank you for sharing your insight! Keep up the great work! Continue sharing. Please feel free to browse my website.

    ResponderExcluir

Posts Populares