#ShareTheLoad A Marcha dos Pinguins

Mulheres, filhos e vida doméstica: o dobro de trabalho, nenhuma gratidão

20.6.16Elilyan


Recentemente revi o filme A Marcha dos Pinguins (La Marche de l'empereur) e isso me fez pensar sobre a evolução dos papéis de gêneros na sociedade

O documentário que narra a jornada dos pinguins-imperadores, que a cada inverno na Antártica saem da segurança do oceano e caminham milhares de quilômetros rumo ao seu local de acasalamento. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação e logo partem de volta para o mar. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Durante 4 meses, no inverno glacial sem comer nada, os machos aguardam os ovos eclodirem. Sim, os machos são os responsáveis por cuidar dos ovos e dos filhotes recém-nascidos. Entretanto os frágeis filhotes só conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, ou seja, o retorno dos imperadores fêmeas ao local, que trazem comida do oceano, é essencial para a perpetuação da espécie.

A divisão igualitária dos cuidados da “vida doméstica” e dos filhotes é essencial para a perpetuação dos pinguins-imperadores. Se algum macho ou fêmea decidisse, em qualquer momento, ignorar sua responsabilidade a sobrevivência da espécie estaria em risco. Infelizmente nos seres humanos não somos como os pinguins-imperadores. Também recentemente encontrei o vídeo Why is Laundry only a mother’s job? Dads #ShareTheLoad, uma propaganda do sabão Ariel, na Índia, que questiona os papéis de gênero. 


Chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e seguir começar o segundo emprego em casa cuidando dos afazeres domésticos e filhos é a realidade de muitas pessoas, principalmente das mulheres. Em pleno século XXI, os cuidados dos pequenos e da vida doméstica é ainda visto como responsabilidade essencialmente feminina, e ao meu ver isso precisa mudar.

Em recente pesquisa do realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mostrou que mesmo com o aumento da participação feminina no mercado de trabalho, as tarefas domésticas ainda são praticamente de responsabilidades exclusivas das mulheres. O tempo gasto com serviços de casa chega a quase o dobro mesmo quando a comparação é entre mulheres ativas (25,3 horas semanais) e homens sem atividade remunerada (13,7 horas). A pesquisa traz outros dados que demonstram que independentemente do cenário as mulheres estão mais sobrecarregadas com sua dupla jornada de trabalho, o que dificulta sua asserção no mercado de trabalho. 
Em 1975, as mulheres islandesas entraram em greve – recusaram-se a trabalhar, cozinhar e cuidar das crianças por um dia. O momento mudou a forma como as mulheres eram vistas no país e ajudou a colocar a Islândia na vanguarda da luta pela igualdade.

Você pode pensar que essa divisão dos papéis de gênero onde a mulher é responsável pela prole e o homem pelo sustento da casa (caça) vem desde o tempo das cavernas, bem, não é não! Dá uma olhadinha nesse post da Dana aqui para mais informações, pois não quero falar do passado aqui, quero tratar do HOJE! Mesmo a pesquisa do IPEA mostrando que durante o período de 2004 a 2014, o percentual de homens que assumem tarefas não remuneradas da casa cresceu de 46% para 51% em uma década, isso ainda não é uma vitória, pois o das mulheres segue inalterado (90%).

A desigualdade entre os papéis de gênero só será solucionada quando mudar a mentalidade do senso comum que zelar pelo cuidado do lar é de responsabilidade inerente das mulheres. Vá agora no Google e digite “brinquedo para meninas”, depois pesquise “brinquedo para meninos” e você verá que existe toda uma construção que desde cedo induz a mentalidade machista que os homens não são também responsáveis pela vida doméstica. Enquanto a indústria induz as meninas a brincar de casinha, os meninos brincam com algo que remete a algumas profissões


Em 1975, no livro Sexo, Sociedade e o Dilema Feminino, Simone de Beavoir disse que Enquanto a família, o mito da família, o mito da maternidade e o instinto maternal não forem destruídos, as mulheres continuarão a viver sob opressão. Infelizmente, em pleno século XXI o mito da família e da maternidade ainda não foram aniquilados, o que torna a missão de acabar com a desigualdade de gênero uma tarefa que necessita do envolvimento de todos. Chega de piadinhas que continuam a perpetuar que a obrigação dos homens para com a vida doméstica é levantar as pernas; chegou a hora de todos levantarem do sofá e juntos lavarem as louças, cuidar dos filhos e construir um mundo melhor. Nos seres humanos precisamos ser como os pinguins-imperadores.

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

14 comentários

  1. Ótimo texto! Mais do que na hora!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Many thanks for sharing this amazing article keep share more useful information thanks. Reckless Driving Sussex VA

    ResponderExcluir
  3. I really like your blog post. These are some pretty amazing writing ideas.

    ResponderExcluir
  4. Your blog post is excellent. These are some fantastic writing ideas.criminal lawyers in prince william county va

    ResponderExcluir
  5. I really like your blog post. These are some pretty amazing writing ideas. Hire contractors in India

    ResponderExcluir
  6. Great job breaking down complex information into digestible chunks. Your writing style is both informative and engaging. Thanks for sharing. greensville traffic lawyer

    ResponderExcluir
  7. The traditional division of domestic tasks does not always reflect modern realities, where many couples share the responsibility of caring for the home and children. Exploring how families redefine roles and expectations in relation to this division is important.Professional challenges can affect women's careers, from job choices to professional advancement opportunities. This can lead to discussions on maternity leave, flexibility in work locations, and support for mothers.norfolk virginia bankruptcy lawyers

    ResponderExcluir
  8. The traditional domestic task division doesn't always align with modern realities, as couples often share home and child care responsibilities, highlighting how families redefine roles and expectations.bankruptcy lawyers in lynchburg virginia

    ResponderExcluir
  9. Suffolk Personal Injury Lawyer
    Assuming that you've been harmed in Suffolk because of another person's carelessness, our accomplished individual physical issue legal counselor is here to help you. We handle various cases, including fender benders, clinical negligence, and slip-and-fall episodes, guaranteeing you get the pay you merit. With a guarantee to customized administration and master lawful counsel, we'll direct you through each step of the cycle. Get in touch with us for a free conference and allowed us to assist you with getting the equity and recuperation you really want.

    ResponderExcluir
  10. The observation on landforms provides a detailed analysis of geological features, including mountains, valleys, plateaus, and plains. It accurately describes the geological processes underlying these features, including tectonic plate movements, erosion, and sedimentation. Visual aids, diagrams, and academic references enhance the understanding of complex processes. However, there are areas for improvement, such as integrating examples more closely with theoretical concepts, conducting comparative analysis, incorporating recent research findings, and incorporating a section on the implications of landform studies for environmental management or urban planning. By addressing these areas, the observation could achieve greater depth and relevance.
    immigration lawyer virginia unrelenting in the legal setting. steadfast in my devotion to the rule of law. As your attorney, I use my unmatched experience to fight for your rights and get the best result.

    ResponderExcluir
  11. Nice article. Contact our lawyers today to schedule a consultation.

    lynchburg va personal injury lawyer

    ResponderExcluir
  12. Thanks for sharing this informative article! If someone finds themselves involved in a distracted driving accident in Alexandria, having a dedicated distracted driving accident lawyer alexandria can be a game changer. They know the ins and outs of the law and can help ensure victims receive the compensation they deserve. I’d love to hear any experiences or tips from those who have navigated similar situations. It’s such an important issue that needs more awareness!

    ResponderExcluir

Posts Populares