CCFilmes CCSexta

Os filmes adolescentes que queremos assistir

31.10.14Unknown


Últimos minutos de outubro, finalmente! Depois desse mês (quase) infinito, que tal fechar continuando a nossa conversa sobre filmes adolescentes?

Nas semanas anteriores, a Elilyan falou sobre rebeldia e lições de moda, a Ana fez um top 5 da Hilary Duff e a Isabelle discorreu sobre seus aprendizados com esse tipo de filme. A princípio, a minha missão seria apresentar os filmes que são, na verdade, adaptações literárias. Pensei, então, em alguns que gosto bastante, até perceber que nenhum deles era realmente significativo para mim. As vantagens de ser invisível, por exemplo, é até um dos meus favoritos da vida, mas ele não chega

Daí, a grande pergunta que ficou para essa última sexta-feira foi: o que eu gostaria de assistir em um filme adolescente? 


O principal motivo pelo qual eu ainda não encontrei o ~filme teen da minha vida~ está relacionado à identificação, ou melhor, a falta dela. Já comentamos aqui como a representatividade é importante, principalmente para as minorias sociais, como mulheres, pessoas negras e a comunidade LGBT+, e isso é algo que eu sinto muita falta. Não consigo pensar em nenhum protagonista e nem mesmo um personagem secundário que tenha me marcado nesse sentido. 

Alguns filmes, como o brasileiro Hoje eu quero volta sozinho, apresentam histórias com protagonistas gays sob perspectivas interessantes, no entanto, nenhum deles me conquistou completamente. Posso mencionar também G.B.F., que cumpre muito bem a função de satirizar a visão objetificada de amigos gays e tem um dos meus finais favoritos, já que não termina com um casal prometendo um felizes-para-sempre impossível de alcançar, sem deixar de ser um final feliz.

O “problema” desses filmes é que eles divergem do que eu estou procurando: um romancezinho clichê, com idas e vindas, cenas melosas, mas com personagens gays - exatamente como Garoto encontra garoto, do escritor David Levithan.

Lançado recentemente no Brasil, esse livro me proporcionou uma leitura extremamente feliz. O enredo gira em torno de Paul, um menino que se apaixona por outro menino, Noah, conquista esse menino, perde o menino e luta para reconquistá-lo. É um romance bonitinho e simples, como as milhares de histórias de casais hétero que existem por aí, e tenho certeza que ficaria ótimo na tela. Dificilmente teremos uma adaptação de Garoto encontra garoto, mas não deixo de sonhar com um filme nesse estilo.


[Hoje eu quero voltar sozinho]

De fato, um longa como esse é o único que eu realmente preciso, mas é claro que há uma série de outros plots interessantes. Conversei com a Priscilla, uma amiga que de vez em quanto é mencionada por aqui, e ela me passou uma série de histórias que ela gostaria de assistir no cinema. Aqui vão algumas delas:

>>>Sem namorados abusivos, por favor

É muito comum, não apenas nas produções para o público adolescente, meninas namorando caras abusivos. Chega a ser meio assustadora a quantidade de relacionamentos desse tipo na ficção, e essa questão dificilmente é problematizada. Por isso, seria fantástico se tivéssemos filmes com meninas terminando com esses namorados abusivos e sendo felizes.

>>>Quem foi que disse que elas não podem ser amigas?

Um dos clichês do cinema são melhores amigos se apaixonando e existe uma ideia (meio louca) de que pessoas homossexuais quando são próximas necessariamente vão ter algo. Para quebrar esses dois padrões, seria um ótimo filme em que há duas melhores amigas que gostam de garotas e você assiste achando que elas vão ficar juntas, mas elas não ficam e é ótimo, porque quem foi que disse que elas não podem ser amigas?

>>>Sociedade dos poetas mortos, mas com mulheres lésbicas

Dead Poets Society é um filme maravilhoso, porém, com homens demais. Uma proposta legal seria uma versão lésbica, trazendo a história para os dias de hoje e atualizando alguns valores. Ah, e as inspirações literárias também seriam femininas. Alguém faz esse filme, por favor. 

>>>Em busca de visibilidade assexual

Imaginem um filme em que todos sejam apaixonados pela personagem da menina mais popular da escola, que se dá bem e gosta de todo mundo, no entanto, ela não quer se relacionar com ninguém porque é aro e ace*. Eu achei a ideia genial e acredito que esse seja um dos filmes mais necessários. Estamos na Asexual Awareness Week (semana da consciência assexual, em tradução livre), o que me fez perceber que a representatividade assexual é algo inexistente e ninguém fala sobre isso. 
*arromântica e assexual, saiba mais aqui

[O Clube dos Cinco]

Além dessas, a Priscilla deu outras ideias de filmes: histórias em que triângulos amorosos viram relações não monogâmicas; uma versão lésbica de Nick e Norah - Uma noite de Amor e Música; uma versão de Uma nova Cinderela com uma menina como príncipe; e qualquer coisa clichê com final feliz, trilha sonora fantástica e meninas se apaixonando. Ah, e um ponto importante: o tempo todo ela fala de meninas, mas em nenhum momento diz que elas são cis.

Depois de tantas ideias legais, tenho mais certeza de uma coisa: precisamos de diversidade nos filmes e em todas as outras mídias. Acabei focando mais em gênero e sexualidade no post, mas a diversidade é importante em todos os aspectos, principalmente quando se trata de adolescentes. Não há problema em usar todos os clichês que o mundo ama, mas que eles sejam inseridos em contextos diversos. 






E aí, como é o filme adolescente que você quer assistir?

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

8 comentários

  1. No momento, apenas um filme que me faça sonhar com um futuro bacana, tipo um protagonista que tem apenas um mês de aula pela frente até terminar o ensino médio, mas que não faz a menor ideia do que fazer com a vida, nem pra que faculdade ingressar (isso SE for fazer faculdade) já que não existe graduação para o que ele quer realmente ser (escritor). Nisso ele encontra diversas pessoas que são diferentes entre sí que o aconselham nessa jornada de "se encontrar" (entre aspas mesmo, pois ele não esta perdido, apenas não sabe para onde ir pois não há caminho certo que ele deseje).

    Enfim, um filme que falasse do momento em que vivo atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viu Struck by Lightning ou The Spetacular Now?

      -dana

      Excluir
    2. oi, guilherme!

      adoraria assistir um filme assim! sobre esses que a dana recomendou, não gosto taaanto de the spectacular now e não acho que segue muito essa vibe. recomendo mais struck by lighting, embora eu não não tenha assistido ainda, porque parece seguir esse caminho e ser beeem bacana.

      ah, boa sorte com as suas decisões! :)

      Excluir
  2. E, Deuses, você citou num único post os meus três filmes preferidos da vida: As Vantagens de Ser Invisível, O Clube dos Cinco e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho!

    Muito amor por esses gifs!

    ResponderExcluir
  3. edita o post porque VERSAO LESBICA DE SEXTA FEIRA MUITO LOUCA. mesma coisa: mãe e filha brigam muito, não conseguem se entender, mãe vai casar, filha tem banda etc etc, elas trocam de corpo, a filha vai trabalhar e a mãe vai na escola e TEM QUE DESENROLAR COM A MINA QUE A FILHA TA AFIM!!!! eu preciso disso. (mas serio no post botou principe no lugar de princesa quando falou de uma nova cinderela, tem que editar mesmo q)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAU SERIA DEMAISSSSSS
      oooops corrigi essa parte rssssss

      Excluir
  4. Sociedade dos Poetas Mortos feito com meninas!!!! <3 <3 <3 <3 <3
    É a ideia mais linda e incrível do mundo!!! Quero muuuuuito essa história!
    Alguém precisa fazer esse filme pra ontem!

    amei demais esse post!
    Beijos!
    Fran

    ResponderExcluir
  5. Amei seu post ♥♥♥♥♥♥♥♥
    Eu adoraria ver um filme em que tem uma princesa, mas ela se veste como uma principe, então ninguém sabe que ele na verdade é ela, pois ela sempre gostou de se vestir como um menino, e se parece mesmo como um garoto, mas é muito bonito. Então um dia ''ele'' é prometido em casamento para uma princesa, só que ela não sabe que o principe é uma garota, e então rola muita confusão a partir dai, mas a medida que se conhecem mais, vão apreendendo e gostando mais uma da outra.
    Eu acho que daria um ótimo filme ☼

    ResponderExcluir

Posts Populares