CCFilmes CCSociedade

Mimimi? Hollywood e a apologia à violência contra as mulheres

18.6.16Elilyan Andrade



Cês estão todos carecas de saber que Hollywood é uma indústria extremamente sexista - desde as disparidades salariais, escassez de mulheres diretoras, roteiristas e outros talentos por trás das câmeras até castings e scripts sexistas que continuam a perpetuar o male gaze. De vez em quando Hollywood acerta e cria preciosidades, mas infelizmente o normal é as mulheres serem sub-representadas em uma das indústrias mais ricas e impactantes do mundo. 

Recentemente, com a polêmica do outdoor de X-Men: Apocalipse, fiquei pensando sobre a declaração que a 20th Century Fox deu ao responder as críticas: "Em nosso entusiasmo para mostrar a vilania de Apocalipse, não reconhecemos imediatamente a conotação perturbadora dessa imagem em formato impresso. Assim que percebemos o quão insensível foi, rapidamente tomamos medidas para remover estes materiais. Pedimos desculpas por nossas ações e nunca perdoaremos violência contra as mulheres". 

Confesso que quando vi os trailers, não vi nada demais na cena do Apocalipse estrangulando Mística: era só uma cena de confronto entre seres poderosos. Mas tirada de seu contexto, a foto ganha um novo significado. Vi muitos comentários pela internet dizendo, por exemplo, que “agora vilões não podem mais ser vilões por causa das feminazis”. Não vou comentar o nível de empatia que uma pessoa que posta esse tipo de coisa tem, porque é óbvio que é zero, mas não posso deixar de ficar triste vendo que mesmo destacando o erro, algumas pessoas se negam a enxergar a verdade.

Mulheres de todo o mundo estão sujeitas à violência física, sexual, psicológica e econômica, independentemente do seu rendimento, idade ou educação. E essa realidade precisa mudar. Particularmente, estou cansada da forma como a violência contra as mulheres é representada em todas as mídias - lembra das polêmicas da capa da Batgirl e do estupro em Game of Thrones? Esses dois casos foram tão grosseiros que saltaram a consciência de todos. Mas se você parar por 5 minutinhos e abrir mais um pouco os olhos, verá que a cultura da violência contra as mulheres na mídia é extremamente comum. 


Durante a faculdade de comunicação, aprendi que o olhar se acostuma com qualquer coisa se a imagem se torna corriqueira. Para ver claramente o mundo, é necessário se afastar dele e tomar o “olhar estrangeiro”. Ou seja, para ver o problema do outdoor de X-Men, é necessário rasgar o véu que nos impede de enxergar claramente. Abram os olhos e vamos, juntos, romper com a cultura que perpetua a aceitação generalizada da violência contra as mulheres. 

TAGS: , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. nossa, muito bom. principalmente o último parágrafo. obrigada "queria o que? tomar chá?" *enquanto isso nenhum outro herói homem recebe esse tratamento* *ok*

    ResponderExcluir
  2. Concordo com seu pensamento em partes. Mas, são universos paralelos que "excluem" o autor do personagem. São vilões, devem agir como tal, em ocasiões semelhantes o oposto também aconteceria. Agora, uma coisa, a imagem de capa provavelmente foi puro ato de publicidade, mas não tira a responsabilidade dos organizadores. Acho que deveriam tentar ver de uma ótica com mais distância, afinal são inumanos.

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *