CCdiscussão CCSociedade

A falta de roupa para gente gorda é um absurdo

12.7.18Jota Albuquerque

*foto retirada desse link*

Lá estava eu, todo feliz, finalmente tinha dinheiro e queria minha jaqueta de couro. Andei em direção à seção "masculina", peguei vários G e GG e fui quase correndo para os trocadores. Pego a comanda (é isso o nome daquele bagulho?) e coloco a jaqueta. Quando vou fechar, não fecha o zíper. Tento novamente. Não vai. De novo. Não foi. E continuo nisso, até que me frustro e saio do provador irritado e decepcionado. Afinal, cadê as roupas que são para gente gorda?

E isso me deixa muito chateado. Porque veja bem: ser gordo não é só questão de "saúde ruim", muita gente com saúde boa também é gorda, e por que alguém deveria emagrecer só para ter o que vestir? Já parou para pensar no quão perturbadoramente real é essa situação?

Se você não emagrece, é quase impossível achar roupa para você. E olha que eu ainda sou um adolescente, imagine a experiência de um adulto. E para mulher é ainda pior, devo admitir. Eu já sabia da pressão social em relação das mulheres, mas não sabia que existia uma pressão AINDA MAIOR que o fato só de ser gorda para uma mulher, tem toda a pressão estética da roupa que faz a moda, as lojas e tudo o mais, só fabricarem roupas que não cabem nessas mulheres. E por que isso ocorre? As roupas G/GG (sem falar os número maiores) são desenhadas menores porque existe uma cultura que não só dispara body shamming (vergonha ao corpo), como em relação à mulher se trata de algo especialmente designado na sociedade à elas: que mulher bonita só é bonita sendo magra, que tem que continuar tentando emagrecer, que tem dieta para tudo (e não to falando de saúde, em geral esse não é nem o motivo de preocupação)... enfim, esses textos falam melhor: Taiany (12 e 3) e Andressa

As roupas em geral são feitas para quem é alto e magro - estilo modelo, claro. Não é a toa que as calças jeans sobram tanta barra se você é baixo. Não é à toa que gordo não acha roupa. Não é à toa que se você é baixo não acha roupa que se ajuste bem em você. Se você tem mais barriga, é por isso que sobram roupas que não se ajustam bem em você. Se você não está no padrão, você é excluído da sociedade de alguma maneira.

Então quando você chega na loja, são poucas as vezes (quase nunca, dependendo da loja) que existem roupas para a gente. E é muito simples resolver isso: comecem a desenhar e produzir roupas para pessoas, todas as pessoas, fora do padrão. Gordas, baixas, de diferentes corpos. Está mais do que na hora de mudar o cenário que vem tentando plantar vergonha nas pessoas por seus corpos em um que mostra que a sociedade não é só o que a mídia mostra.


TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares