Apenas Uma Vez Begin Again

Para quem gosta de música: Trilhas sonoras de filmes

11.8.15Taiany Araujo


Eu nunca liguei para as músicas que tocam nos filmes, para mim eram só músicas. Até que me deparei com a trilha sonora de As Vantagens de Ser Invisível e aí meus amigos, foi ladeira abaixo. Eu passei a baixar trilhas sonoras e colocar no celular, eu passei a perceber que as músicas também contam a história do filme, eu passei a ver os filmes com outros ouvidos (isso mesmo).

Eu passei a amar trilhas sonoras.


É tão incrível como as músicas contornam o filme de maneira a evoluir com o enredo, como elas contribuem para toda emoção. Agora, depois de ver um filme, e quando eu sou encantada pela trilha sonora, eu passo a ouvi-la loucamente, parece que isso me inclui na história, me liga a ela de forma transcendental.

E eu queria tantooooooo dividir esse amor com vocês, que resolvi colocar aqui as trilhas que fizeram minha cabeça do começo do ano até agora. Apurem os ouvidos e vamos lá.


A primeira Trilha Sonora que indico é a do filme Begin Again, no Brasil, Mesmo Se Nada Der Certo. Ela ainda tá no meu celular e eu já perdi as contas de quantas vezes assisti a esse filme. Essa trilha sonora foi minha música de ninar por uns 3 meses, eu simplesmente não conseguia parar de ouvir. As músicas na voz da Keira Knightley estão perfeitas, e mesmo quando as músicas ganhavam todos os arranjos e a voz do Adam Levine, você conseguia perceber a sutileza das letras.



John Carney tá com tudo, e outro filme dele me fez ficar prostrada diante da trilha sonora: Once ou Apenas Uma Vez. O legal é que todas as canções foram compostas por Glen Hansard e Marketa Irglova, os atores que protagonizam o filme. Porque, fora das telas, eles são músicos e compositores, e ao que parece a ideia do filme surgiu justamente quando o John ouviu a banda do Glen tocar em algum lugar da Irlanda, então imaginem um filme construído através das músicas? Meus olhos brilham.



Eu não sei nada de física, eu não entendo dessa bodega, e provavelmente se você me falar algum absurdo e disser que é uma teoria da física, eu vou acreditar. Mas a trilha sonora de Interestelar casa tão bem com o filme, se encaixa nos momentos certos e faz tudo fazer tanto sentido que eu me sentia a entendedora do universo ao assistir o filme (mentira, minha amiga Carol que é apaixonada por física tava lá me explicando as coisas). As músicas do filme me parecem ter sido construídas de forma linear, há toda uma sequência com os acontecimentos da história e ao mesmo tempo, você pode mudar a posição das músicas e elas ainda vão se encaixar com o enredo.



E por fim, Pitch Perfect 2. Uma coisa que eu amo no primeiro, e neste segundo filme, é que nós conhecemos as músicas, nós já ouvimos elas seja no rádio, tv ou internet. São músicas que nos fazem querer pular da cadeira e dançar, seja se estamos na fila do mercado, seja se estamos no ônibus. No segundo filme, ainda por cima tem algumas músicas estilo anos 80 (não lembro se no primeiro tem esse estilo), e me diga, quem consegue ficar parado quando ouve as músicas dos anos 80?



Então é isso, essas são as trilhas sonoras de filmes que estou ouvindo atualmente. Na verdade ainda tem umas outras, mas, essas são as que comecei a ouvir a partir de janeiro. E vocês, escutam trilhas sonoras? Quais estão ouvindo? Eu realmente quero saber; amo trocar figurinhas nos comentários.

Beijos, abraços...
...E é hora de dar tchau.

P.S: As trilhas podem não estar completas porque Youtube...vocês sabem como é. 
P.S²: A trilha de Interestelar definitivamente não está completa :( Não achei.

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

14 comentários

  1. "quando eu sou encantada pela trilha sonora, eu passo a ouvi-la loucamente, parece que isso me inclui na história, me liga a ela de forma transcendental." isso foi genial. eu também sinto isso. uma vez tava pensando que música de trilha sonora é a história em pílula. às vezes você não pode passar duas horas reassistindo um filme, mas aí escuta uma música e ela num piscar de olhos te coloca naquele mundo.

    muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Dana isso que vc falou da história em pílula foi a melhor forma de traduzir o que sinto, a trilha sonora compacta a história, e qdo escutamos ela vem com forma total.

    ResponderExcluir
  3. Tem filmes cujos enredos são péssimos, mas a trilha sonora... <3
    A trilha sonora de Quando Nada der certo é realmente legal, Once nem é esse filmaaaaço toodo, mas a trilha sonora é maravilhosa! Não prestei atenção na trilha sonora de Interestelar e ainda não assisti a Pitch Perfect 2.

    Eu amo a trilha sonora de Um Amor pra Recordar, A Princesinha, Crepúsculo, O Fantasma da Ópera e de, basicamente, quase todos os clássicos da Disney.

    ResponderExcluir
  4. Trilhas sonoras da Disney acabando com o nosso coração em 3...2...1
    E é isso que você falou, mas vezes a trilha sonora é melhor que o filme, tá ai 50 tons de cinza que não me deixa mentir.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não consegui voltar pra Interestelar, sempre que aparece na playlist do Spotify meus olhos marejam e eu pulo pra próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq?
      Espero que seja pq vc amou tanto o filme que ainda não consegue lidar. Hahahahahahhaha
      Eu nunca imaginei que pudesse gostar tanto desse tipo de filme, mas fiquei maravilhada.

      Excluir
  6. Eu ainda não estou na vibe trilha sonora. Quero dizer, quando eu já conheço as músicas, noto e fico empolgada, mas isso não acontece tããão frequentemente. A última que realmente me pegou foi a de Sense8.

    Eu custei a entender o que era fotografia em filmes e só depois passei a reparar. Coisa parecida com figurino, achava que só estava lá e pronto. Espero ainda chegar nesse nível com a trilha sonora e encaixá-la no que assisto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de amar as trilhas somoras da Disney, eu tb custei a prestar atenção nas de outros filmes. Quando é musical a gente sabe que as músicas contam a história tb, no mais, a gente esquece. Só que as músicas contam tanto a história do filme que qdo vi Birdman, a batida da bateria foi crucial para todo o meu entendimento do filme e fiz até uma análise gigantesca no filmow.

      Excluir
  7. Noossa, eu amo a trilha sonora de Begin Again e Apenas Uma Vez. São dois filmes lindos demais. As minhas trilhas sonoras preferidas são de Juno e de Nick & Norah's infinite playlist.
    Adorei o post.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Amo trilhas sonoras!!! Meu amor surgiu quando comprei o CD da trilha de Um Lugar Chamado Notting Hill quando era adolescente. Comprei a trilha muito antes de assistir ao filme e me apaixonei. Às vezes são as trilhas sonoras que me convencem assistir ao filme. Até pouco tempo atrás os únicos CDs físicos que possuía eram de trilhas: Matrix, Simplesmente Amor, O Rei Leão, etc. Minha trilha preferida é a do filme Desejo e Reparação.


    Das últimas trilhas que ouvi recomendo as dos filmes/séries Cinquenta Tons de Cinza, Mad Max: Estrada da Fúria, Magic Mike XXL, Nashville e Sense8

    ResponderExcluir
  9. A trilha d Django Livre do Tarantino é sensacional.

    ResponderExcluir
  10. A trilha d Django Livre do Tarantino é sensacional.

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu artigo e curti muito as trilhas sonoras, até incluí uma delas na minha lista preferida, gostaria de convidar você e seu leitores a conhecer vou deixar o link no nome. Obrigado.

    ResponderExcluir

Posts Populares