CCDicas CCSéries

Entenda de uma vez o que significa mid season, summer season e fall season

20.5.15Elilyan



Se você é um fã récem-chegado ao universo das séries provavelmente não entende muito bem termos como Mid Season, Winter Season, Spring Season, Summer Season e Fall Season. Sem problema, ninguém nasceu sabendo tudo, então vem cá que vou te vou explicar tintim por tintim esses termos que fazem parte do dia-a-dia de quem assiste séries. 

Desde 1940 até hoje, a programação televisiva norte-americana se divide em um sistema de temporadas (season). Normalmente as principais estreias das redes abertas são lançados na Fall Season, que encerram sua exibição na Spring Season. Em 1965, surgiu a Mid Season, o que permitiu que os canais se livrassem da produção de séries que não estavam mais dando boa audiência. Além de todas essas estações, ainda existe a Summer Season para tornar as férias mais divertidas.   

- Mid Season
Período: janeiro a maio

mid season é sinônimo de "WTF cancelaram minha série!!"

Dividida em entre Winter Season (janeiro a março) e Spring Season (abril e maio) a Mid Season surgiu na década de 60, quando os executivos alteraram a venda dos espaços publicitários. É durante esse período que as temporadas das principais séries (e alguns reality shows) terminam e só retornaram na Fall Season (em setembro). Também é durante a mid season que são anunciadas as últimas notícias sobre renovações e cancelamentos. 

Lembro que alguns anos atrás mid season era praticamente sinônimo de mimimi por causa dos cancelamentos e pela ausência de novidades de qualidade. Hoje, a coisa mudou de figura, Game of Thrones, House of Cards, Silicon Valley, Girls, Faking It, Agent Carter, iZombie, Empire e Demolidor são alguns exemplos de séries que foram lançadas durante a mid season e são sucesso de crítica e público. 


- Summer Season
Período: junho a agosto

summer season é sinônimo de "Humm... até que não é tão ruim"

Conhecida anteriormente como “zona morta”, a Summer Season sofria com as férias escolares que levava a baixar a audiência dos canais abertos (por que quem quer ficar em casa assistindo TV se pode curtir as férias em outro lugar?). O fato da baixa audiência levava os canais abertos a investir menos em novidades durante esse período de tempo, o que os levavam a preencher suas grades com reprises e episódios de séries canceladas e retiradas do ar antes de exibir todos os episódios produzidos. Já os canais pagos aproveitavam esse período do ano para lançar suas novas séries. 

A summer season era o período de tempo onde nós seriadores utilizávamos para confabular sobre a trama da próxima temporada das nossas séries queridas, mas eis que em 2013, surge Under the Dome, série que virou hit e levou os canais abertos a investir mais em produções originais (de qualidade) para a summer season. Apesar de até hoje não entender o fascínio de Under the Dome, não posso deixar de citar outras grandes séries que surgiram durante a summer season, como por exemplo, Sherlock, Masters of Sex, Outlander, The Knick, Orange Is The New Black, The Leftovers e The Strain


- Fall Season 
Período: setembro a dezembro

fall season é sinônimo de alegria

A Fall Season é o período em que a maioria das novas séries anunciadas no upfront* pelos canais abertos americanos são lançadas. O nome fall season remete diretamente a estação do ano em que isso acontece, ou seja, no outono (fall). Para a nossa alegria, a fall season também traz as novas temporadas das séries renovadas. 

Séries que estrearam durante a fall season e mobilizam milhares de fãs: Doctor Who, Supernatural, Grey's Anatomy, Downton Abbey, Agents of S.H.I.E.L.D., The Good Wife, CSI, The Big Bang Theory, Scandal, The Originals, The Vampire Diaries e etc 


Bem, é isso aí. Qualquer outra questão, amigo noob de séries, você grita pelo Eduardo porque estou ocupada, fala nos comentários que vou sanar todas as suas dúvidas ~ ou não. 

- elilyan andrade

*upfront: evento no qual as emissoras fazem as apresentações oficiais para revelar os novos projetos, novos rumos, cancelamentos e retornos.

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. Que ninguém dizer-lhe esta grande série da HBO , vê a estréia de sua segunda temporada em 17 de abril .

    ResponderExcluir
  2. E qual o nome que se dá quando eles param de lançar episodios no meio da temporada, e voltam depois de um certo tempo? Aconteceu hoje comigo, com flash

    ResponderExcluir
  3. Eu meio que não entende muito.. Mid Season é tipo hiatus?

    ResponderExcluir
  4. Tenho a coleção completa de crises quando foi lançada em gibi no brasil

    ResponderExcluir

Posts Populares