2 temporada Alex Vause

Orange Is The New Black: Sobre o que a Piper fez com a Alex no fim da 2ª temporada

1.10.14Dana Martins


Então... acho que Orange Is The New Black é interessante pela forma como mostra os personagens. Quer dizer, na vida nós nos guiamos pelo certo e errado, é assim que nós confiamos nas pessoas. Ou as admiramos. Então vem essa série e nos mostra que esse é um parâmetro fofido, porque todo mundo é cheio de certos e errados. Acontecem confusões, más escolhas ou somos encurralados por falta de opção. E a complexidade do que a Piper faz no fim da segunda temporada é um retrato incrível disso. 

Preciso falar que tem spoiler? Tem. Muito.

até o fim da segunda temporada de orange is the new black

Para entendermos o que a Piper faz no final da 2ª temporada de Orange Is The New Black, é claro, precisamos pensar a relação Vauseman (Alex Vause e Piper Chapman). O que eu gosto na Piper-Alex é que mostra como a vida não é preto e branco, elas se amam e isso não basta para ficarem juntas. Existe algo importante no meio: a vida. 

O primeiro episódio da 2ª temporada mostra isso de forma genial. Quando a Alex sai da cadeia e a Piper fica. 




acho que chega um momento que a pessoa não consegue nem mais ficar puta

De cara o que acontece é lindo, porque as duas decidiram mudar o que fariam para seguir a outra, mas por uma falta de comunicação isso significa que a Piper mentiu e a Alex falou a verdade. E não é só romântico - Vause arriscou ter esperança no sistema, enquanto a Piper decidiu aceitar que é injusto.

Esse momento é o resumo ideal do que nós vemos durante a segunda temporada inteira com todas as personagens. 

"Mas, Dana, não é da última cena que você vai falar?"

Sim, eu só precisava fixar antes que não é como se a Alex tivesse sacaneado a Piper nesse início. Pelo contrário, ela fez o que ela pensou que a Piper faria. É difícil sentir isso quando a Piper é a única que continua presa enquanto os que faziam coisa bem pior ficam livres. Justiça nota 10. *bate a cabeça na parede* Mas, no fim, isso é só outro exemplo das confusões que não têm nada a ver com ser bom ou mal.

Então eu encontrei isso no tumblr sobre a última cena, comparando com uma cena da primeira temporada de Orange Is The New Black. 


 

 

 


Na hora eu pensei "É mesmo. Piper, você é tão egoísta" mas isso não é verdade e eu sei disso, porque quando eu assisti com meu irmão eu disse: Ela salvou a Alex.

Antes: Ela foi egoísta? Sim. Ela não suporta ficar sozinha e ama essa mulher, além de estar sem o Larry. Mais do que isso, a Alex foi egoísta em meter a Piper nisso tudo e depois falar "Fuck you, Piper. Eu não posso fazer nada, vou sumir, a gente nunca mais vai se ver." (não com essas palavras) Isso já é incrível por si só, porque dá pra listar uma série de motivos confusos que levaram as personagens a agirem assim e a vida é isso mesmo. 

Mas mais importante: que vida a Alex levaria se a Piper não tivesse feito ela voltar pra cadeia? Estava correndo risco sério de morrer, ou ser pega por homicídio, ou voltar para o crime, ou passar o resto da vida fugindo. Não é nem que ela seja um caso sem esperança, a série mostra muito bem como às vezes a pessoa quer fazer o certo, mas não tem ajuda (Taystee). No caso da Alex então, deixaram ela pra morrer.



Eu não sei como eles vão lidar com a perseguição do ex-chefe da Alex na cadeia - Vai acabar? Vão mandar alguém lá dentro? Vão esperar lá fora? Mas de muitos modos, ela vai estar mais segura na cadeia (ah, a ironia) e com uma chance de repensar a própria vida. 

De quebra, tirando a parte sobre estar mais segura, a Piper retribuiu o que a Alex fez no início da série. Agora, pelo menos, elas estão quites. (de certo modo, é o mesmo que aconteceu com a Amy e a Karma no fim da primeira temporada de Faking It, zerar o placar pode ajudar o jogo a recomeçar)

Então é um pouco diferente do que aconteceu com a Tricia - que ia armar para a garota ser pega PELO QUE NÃO FEZ (repare que a Alex estava fazendo algo errado), enquanto a menina tinha boas chances de recomeçar a vida lá fora. 

É engraçado como mesmo assim parece horrível o que a Piper fez (porque é!). Se o título não fosse do livro da Piper original, eu diria que pegaram esse título pra série porque ela mostra que a vida não é nem branca nem preta, é laranja. 

-dana martins




TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares