CCdiário CCEscrita

Tag Meus Hábitos de Escrita: Jota

20.4.18Jota Albuquerque


A Dana e a Bells já fizeram os dela e eu fiquei com vontade de fazer também, compartilhar minha relação com a escrita, então aqui estou eu! Partiu? Partiu.

ONDE EU ESCREVO

Depende do lugar que eu estou e da disponibilidade de Wi-Fi, mas normalmente é no meu computador, agora no meu notebook, às vezes no do meu avô (daí envio por e-mail pra mim o arquivo), e quando to sem internet escrevo no celular e algumas folhas.


COMO VOCÊ SE ISOLA DO RESTO DO MUNDO ENQUANTO ESTÁ ESCREVENDO?

Antes, sem o notebook, eu escrevia no computador da sala, no meio das pessoas mesmo (correndo o risco enorme de ser interrompido pra fazer as coisas da casa ou dar atenção pra família ODKSODK), então o meu jeito era me isolar com música, mas agora que posso ficar no quarto com o note, é só a porta fechada mesmo e colocar meus foninhos preciosos.

Quando bate a inspiração com a música

COMO VOCÊ REVISA O QUE ESCREVEU NO DIA ANTERIOR?

Revisar? Eu? Deus que me dibre. Eu realmente não edito e não é um orgulho, mas eu passo o olho nas cenas-chave pra poder prosseguir, até porque eu tenho minhas folhas de anotações, então eu não perco muito tempo nisso (mas perco na enrolação de começar a escrever, ou divagar nas coisas como facebook).

Obs porque quero me explicar: então, eu não reviso porque me dá um tédio e sono e eu me irrito, perco total o tesão de escrever. Ou seja: são poucas vezes que eu realmente edito as coisas.

Eu só de pensar em revisão

QUAL SUA PRINCIPAL ESCOLHA DE MÚSICA QUANDO NÃO ESTÁ SE SENTINDO INSPIRADO?

Eu não escolho uma música ou tipo específico. A coisa é muito do nada, saca? Então é assim: eu vou escutando várias músicas sem ir escrever, se uma me inspirar, ENTÃO É ESSA, NÃO PERDE TEMPO E VAI ESCREVER! Porque eu realmente não funciono com uma música ou tipo de música específico pra inspiração. às vezes é MPB, outras é pop, funk, etc.

Eu com as músicas, esperando a inspiração vir

O QUE VOCÊ SEMPRE FAZ QUANDO ESTÁ LUTANDO CONTRA O BLOQUEIO DE ESCRITA?

Me estresso e depois acabo me culpando, então sinto culpa da culpa e por aí vai o ciclo, dependendo até quando o bloqueio vai (tipo, mais de semanas) eu começo a me desesperar. Porém, o que eu faço? Se surgir uma ideia aleatória, escrevo. Qualquer coisa que venha em mente sobre a história eu escrevo. Mas foco mais em séries e ver clipes de música, porque eles me dão uma puta inspiração e várias ideias saem dessas coisas.

Concordo, Chuck

QUAIS FERRAMENTAS VOCÊ USA ENQUANTO ESCREVE?

Basicamente tudo que eu disse ali em cima, mas muito mais (q). Acho que o que mais uso são folhas. Os primeiros rabiscos da histórias são passados para várias folhas, assim posso não perder nada e ter tudo perto de mim. Outra coisa que uso (conheci graças ao grupo do Nyah!) é o HEFLO (sim, de gerenciamento de processos, é ótimo para organizar as ideias e planejar os próximos capítulos). Também vou no tumblr e pesquiso sobre 'writing tips' onde leio (em inglês, porque é mais difícil achar em português) várias dicas que às vezes nem havia pensado ou notado. Às vezes o Google caso eu não lembre de uma palavra ou queira saber sinônimos. Outra coisa que eu gosto de fazer é pesquisar sobre o nome do personagem, a origem e significado, ajuda muito a montar uma parte de quem o personagem é. E claro, pesquisar sobre a vivência dos grupos minoritários e pedir conselho e ajuda para quem faz parte desses para dar mais credibilidade e tornar meu personagem mais humano.

Meu mais recente planejamento da história no HEFLO

QUAL A ÚNICA COISA QUE VOCÊ NÃO PODE VIVER SEM DURANTE SUA SESSÃO DE ESCRITA?

Acho que não tem alguma coisa que eu não viva sem porque muitas vezes há situações que exigem que eu abdique de algo, seja da música, silêncio...

Eu sobre essa pergunta

COMO VOCÊ SE ABASTESSE/ALIMENTA DURANTE UMA SESSÃO DE ESCRITA?

Às vezes eu não como, são poucas as vezes que como escrevendo, mas quando o faço, é com bolo ou salgadinho, coisas mais fáceis de pegar com a mão e limpar pra não sujar o teclado. Mas na maior parte do tempo to bebendo algo, água, refrigerante ou suco.


COMO VOCÊ SABE QUANDO TERMINOU DE ESCREVER?

Às vezes eu nem começo DOKSDOKSDOKSD

Brincadeiras a parte, depende. Às vezes é quando termino o capítulo, mas a maior parte dar vezes é quando a inspiração se foi, aí não tem o que fazer, eu só desisto (posso até tentar mais, mas só Deus sabe como eu fico irritado e super frustrado) e vou fazer outra coisa, normalmente ver série.

Eu logo após a inspiração ter ido embora com o coração quebrado falo: chega.

---

Quem se sentir a vontade (até pra quem sabe, ver se inspira) escrever, só vai! Espero que eu tenha ajudado vocês de alguma maneira. <3

TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares