CCEscrita clube de escrita

Tag Meus Hábitos de Escrita: Bells

20.11.17Isabelle Fernandes


Na semana passada a Dana fez a tag dela e bem, como tá difícil escrever, nem consegui fazer o Clube de Escrita ontem e esse nano tá sendo um desastre, resolvi participar também. Vai que responder essas perguntas me anima? HAHAHAHAAH

Então, vamos lá.



ONDE EU ESCREVO?



Normalmente no meu notebook mesmo. Já tentei escrever pelo celular e até deu certo, mas chega uma hora em que eu preciso consultar os zilhões de arquivo e fichas de personagens que não é prático de abrir no celular.


COMO VOCÊ SE ISOLA DO RESTO DO MUNDO ENQUANTO ESTÁ ESCREVENDO? 




Eu acho meio impossível isso tendo três gatos que vira e mexe exigem minha atenção e uma avó que gosta de me berrar da sala pra falar não sei o quê. Na real nem me preocupo muito com isso até porque essas pausas são boas pra me manter escrevendo por mais tempo, tanto que mesmo quando tô sozinha em casa e os gatos estão dormindo eu me pego fazendo essas interrupções por qualquer motivo.



COMO VOCÊ REVISA O QUE ESCREVEU NO DIA ANTERIOR? 


Então, eu tento seguir o conselho de escrever o rascunho primeiro e deixar pra me preocupar com a edição depois. O mais próximo de revisão que chego é quando releio o último capítulo pra refrescar a memória e acabo dando umas melhoradas HHAHAHA.



QUAL A SUA PRIMEIRA ESCOLHA DE MÚSICA QUANDO NÃO ESTÁ SE SENTINDO INSPIRADA?


Minhas playlists da história, claro. Eu tenho três: início, que foi feita especialmente pra esse livro e tem músicas que tanto me fazem imaginar a história quanto me lembra de quando tava inspirada no último nano; meio, que seria do segundo livro mas quando enjoo da primeira ouço mesmo assim e fim, que seria pro último e só tem três músicas, mas são ótimas pros momentos de clímax.


O QUE VOCÊ SEMPRE FAZ QUANDO ESTÁ LUTANDO CONTRA O BLOQUEIO DE ESCRITA? 

"EU ODEIO MINHA VIDA HORROROSA"
Como toda pessoa que escreve, me desespero HAHAHAHAHA. Mas aí tento fazer alguma coisa pra mudar a situação. Geralmente eu vou ler as fichas dos personagens pra ver se tem algo que deixei pra acrescentar depois, releio o doc com todo o resumo da história antes do começo do livro, faço pesquisas, tento ligar algumas pontas soltas que deixei no plot, etc. É revigorante.

Só dessa vez que até pra isso tô desanimada, mas vamo que vamo.



QUAIS FERRAMENTAS VOCÊ USA ENQUANTO ESCREVE?


Basicamente tudo o que eu disse na pergunta anterior HAHAHAHAAH. Como eu sou absurdamente detalhista e planejadora, tenho quase dez documentos no docs com pequenas infos. Também vou no we heart it quando quero visualizar algum cabelo ou estilo, já cheguei ao cúmulo de fazer o teste das 16 personalidades pra ajudar a montar meus personagens HAHAHAHHA. Também já fiz uma árvore genealógica da família de uma protagonista só por diversão mesmo porque na real nem seria importante na história. Não sei, acho que esse tipo de coisa ajuda a enriquecer o seu mundo, e de quebra torna a tarefa de escrever mais fácil, sem ficar parando toda hora pra resolver um detalhe ou outro.


QUAL A ÚNICA COISA QUE VOCÊ NÃO PODE VIVER SEM DURANTE A SESSÃO DE ESCRITA? 



MÚSICA.

Eu não existo sem música, ponto.

Ela ajuda a me focar, a imaginar as cenas, a me isolar do mundo (seria a resposta da segunda pergunta, vejam só), enfim. Se eu enjoar de todas as playlists pra escrever e tiver que ficar procurando por outra, meu ânimo cai pra fossa das marianas.


COMO VOCÊ SE ABASTECE/SE ALIMENTA DURANTE UMA SESSÃO DE ESCRITA? 


Bom, eu acho meio impossível comer enquanto escreve, então faço pausas pra fazer minhas refeições no horário, como todos os dias. Geralmente fico muito feliz e disposta depois do lanche por causa do café e furiosamente motivada antes do jantar, porque fico louca do cu pra ir comer logo HHAHAHAHA.


COMO VOCÊ SABE QUANDO TERMINOU DE ESCREVER? 


Infelizmente até hoje não tive esse gostinho no sentido de terminar uma história. Agora pra encerrar a maratona de escrita do dia, depende da rotina, tanto é que na maioria das vezes sou obrigada a parar no meio de uma cena (o que é PÉSSIMO). Mas em geral paro quando termino um capítulo.


----------

Isso é tudo, pessoal. Quem quiser fazer também sinta-se livre e espero que isso me dê um fôlego. VAMO QUE VAMO QUE O NANO TÁ QUASE ACABANDO!!!!




TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares