amigos amizade

Destiel e 'qual o problema deles serem só amigos?'

21.10.17Jota Albuquerque


Primeiro, não, não tem nenhum problemas de eles serem só amigos, e é justamente disso que eu quero tratar aqui, mas não vou falar só de Destiel (apesar de ser o centro do post de hoje). E não, eu não canso de Destiel, fazer o que se aqui é o único lugar que dá pra falar e que eu me sinto bem (e a vontade), além do meu tumblr e twitter.

Não faz tanto tempo que eu me meti numa briga ferrenha (daquelas que a vontade de pegar um taco de beisebol e sair correndo atrás das pessoas) sobre Destiel. Porque as pessoas confundiam o negócio chamado opinião com discurso de ódio, e burrice claro. Teve gente falando tanta merda que nem sei, mas o que me tirou do sério (mais ainda), foi o fato de uma mina lá ter defendido Wincest com toda a força dela e atacou Destiel Shippers até rachar a estátua mais próxima. E ninguém ofendeu ela ou falou bosta dela por simplesmente shippar Wincest. Hello Hypocrisy, my old friend...


Disso, eu tava conversando com o pessoal no whats e falando da briga e a Carol trouxe uma questão relevante e que me deu o título e foco da matéria: a amizade deles.



Antes de eu começar a falar vale a pena pegar umas partes do que a Carol disse e trazer para cá, porque são maravilhosas!: "Destiel começou porque o Dean e o Cas ficavam "Eu gosto de você", "Você é importante pra mim". SÓ. ISSO. SÓ ISSO. E aí começaram com "Ah, eles se amam, etc etc". Mermão (e aqui não é diretamente pra você, jota. É só maneirismo carioca mesmo xD), por que dois homens não podem falar que se amam e se gostam na amizade?? Amor não é só romântico, e amor não romântico não é só entre mulheres[...]"


Primeiro eu queria falar que se todos agissem assim, na boa e respeito (um beijo pra Carol), as brigas não existiriam. Mas enfim, a história do Cass com o Dean já começou tendo subtexto e algumas brincadeiras (que sempre tiveram em relação à outras coisas da série), mas o Queerbaiting sempre esteve ali, sim, desde o começo e não dá pra negar isso. Mas com o passar das temporadas os olhares ficaram mais prolongados, as frases começaram a ter um duplo sentido apontando mais pro sentido romântico (assim vai)... E como a Carol diz, os produtores tiraram mais vantagem disso, dando que os caras não são nada muito pra frente: "[...]Só que o shipp cresceu tanto entre o fandom, ficou uma coisa popular e aí os produtores (que não são pessoas com cabecinhas muito pra frente, visto o que acontece com as mulheres frequentemente e os primeiros caçadores abertamente homossexuais só apareceram na FUCKING DÉCIMA PRIMEIRA TEMPORADA) resolveram usar isso como artifício de roteiro, pensaram "Hmmm, se veem isso e gostam, vamo colocar mais pra pensarem que vai desenvolver o romance entre eles", o famoso mas não amado QUEERBATING. [...]"



Nós, Destiel Shippers sempre ficamos na encruzilhada do "isso é amizade", "isso ultrapassa amizade", e muitas vezes ficamos confusos se o que víamos ali era manifesto de amizade ou manifesto de romance. Não é que a gente não queira que entre eles haja a amizade (até porque ninguém falou isso), mas claramente há mais do que a amizade ali, e não é interpretação errada já que começou com Queerbaiting (sem falar que há coisas ~COMO A MIXTAPE~ que não tem duplo sentido, só um e já falei disso aqui).


"Quando você gosta de alguém você tenta fazer o máximo de contato possível, certo? Então se Dean não tem sentimentos românticos pelo Castiel, por que ele arrumou a gravata e colocou o distintivo, se ele podia entregar para o anjo e falar para ele arrumar a gravata? Essa é uma das 3943020 razões de Destiel ser real, e quase canon." ~infelizmente não sei  quem é o autor.

Sim, falta na mídia caras sendo amigos que falam "eu te amo" e outras coisas que normalmente você só vê amigos falando um para o outro quando são duas garotas, mas isso não deleta que Destiel ultrapassa a barreira de melhores amigos. Eles são isso, mas também os sentimentos um para com o outro vão além. O que me faz pensar que melhores amigos também podem se amar em sentidos além da amizade, vemos tantos filmes e séries sobre isso. (E muitos shipps ultrapassaram a barreira da amizade, como Korrasami, por exemplo. Mas também teve os casais da série Looking, alguns de Glee...)

Queria lembrar aqui à todos que uma boa discussão sem ofensas é aberta à todos, mas discursos de ódio, coisas ditas sem argumentos e somente com a intenção de ofender/reproduzir preconceito não são legais. Todos merecem respeito, é um direito. E seja numa discussão online, ou numa ao vivo, converse com alguém sem xingar e desrespeitar. Você não é obrigado à gostar, achar lindo, querer nada, mas sim à respeitar.

E para terminar isso, vou pegar mais duas fotos do tumblr da foto da capa (que são as reações do Dean na 12ª temporada com o Castiel):



E pra finalizar com chave de ouro:






TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Já sabia da existência de Destiel, mas sempre fui bem indiferente. Entendia o que os Destiel shippers passavam, pois passei isso com a maioria dos ships lésbicos - Faberry, SwanQueen, principalmente. Mas depois de ler seus posts sobre Destiel em uma madrugada, fiquei encantada com o ship e agora torço desesperadamente para que seja endgame. E se não for, ficarei puta!
    Estou no momento na tag Destiel do tumblr, vendo gifs deles... João, eu quero te matar!

    ResponderExcluir
  2. Destiel é tão real e explicito que eu não consigo entender como as pessoas conseguem enxergar somente amizade. Por que eu vejo além de amizade uma química avassaladora entre os atores.
    Na verdade, acredito que um dos motivos de destiel não se tornar canon é o ator Jensen Ackles não concordar com a existência do shipper, já que o mesmo disse em uma convenção que Destiel não existe, mas como ele pode dizer uma coisa dessa diante dos olhares e das cenas que contém diversos subtextos entre os personagens? Talvez isso seja uma tentativa do próprio ator Jensen temer sua própria sexualidade rejeitando um papel bissexual. Talvez as inseguranças da sexualidade de Dean não estejam somente em Dean, mas esteja também dentro de Jensen Ackles.

    ResponderExcluir

Posts Populares