arromântico arromantismo

Sobre as diversas nuances da identidade assexual

20.10.17Isabelle Fernandes


Quando eu tava começando a descobrir o que é assexualidade e estava me inteirando das coisas, topei com uma pessoa dizendo que era ace e bi. Lembro que na época eu não só buguei, como ainda pensei comigo mesma "COMO ALGUÉM PODE SER ASSEXUAL E BISSEXUAL AO MESMO TEMPO???"

E claramente essa é uma questão que atravessa muita gente, porque vira e mexe aparece esse mesmo questionamento. Só que as coisas passam a ficar bem mais claras quando se lembra de que atração sexual nem vem sempre junto da atração romântica. 

No mês de visibilidade assexual do ano passado eu escrevi um post explicando os principais tipos de atração e as diferenças entre elas, mas vou dar uma pincelada breve aqui pra contextualizar: você não precisa ser ace pra entender que nem sempre amor vem junto de tesão e vice versa, o que significa que são tipos de atração diferentes, certo? É claro que existem outras atrações, mas vou focar nessas duas pra ir aos poucos HAHAHAHA.

Partindo dessa lógica, digamos que a pessoa em questão é assexual, mas ela não é arromântica. Ou seja, ela sente atração romântica e se apaixona por outras pessoas....que podem ser do mesmo gênero, do gênero oposto ou mais de um gênero. No meu caso eu sou assexual, mas me atraio romanticamente por caras, então sou assexual heterorromântica ou ace hétero, que é bem mais rápido de escrever né HAHAHA. Assim como pessoas demissexuais podem ser panrromânticas, por exemplo.

Essas são as bandeiras do espectro arromântico...e inclusive a semana de visibilidade
é em fevereiro!!

Além disso, pessoas assexuais podem ser também pessoas intersexo e trans!!! Conheço pessoas de gênero não-binário que são aces e birromânticas, ou arromânticas. As combinações podem ser variadas até porque a diversidade humana é enorme, ao contrário do que a sociedade nos apresenta. Daí, fazendo um link com o meu post sobre a assexualidade poder fazer parte ou não do movimento LGBT+, acho que isso já responde muito bem a pergunta. Não só porque mesmo aces hetero tem uma sexualidade que DIVERGE DA NORMA E POR ISSO TEM O DIREITO, como também um ace homorromântico é tão passível de sofrer homofobia quanto um alosexual gay.

E se por acaso você estiver pensando "ai, pra quê tanta caixinha, tanto rótulo", digo apenas que TODO MUNDO aceita e reivindica com orgulho trocentos milhões de rótulos a vida inteira:

"SOU NERD"
"SOU GEEK"
"SOU ROQUEIRO/METALEIRO/GÓTICO"
"SOU CINÉFILO"
"SOU SERIADOR"

Se fulano pode colocar na bio do perfil tudo isso e mais um pouco, porque não pode colocar também que é demissexual, panrromântico e agênero??? E não venha me dizer que não precisa porque essas "caixinhas" são quase naturais ao ser humano e a gente tá sempre procurando por elas pra nos entender e nos sentir parte de uma comunidade com a qual a gente se identifique.

Mas se por acaso ainda achar que não precisa, só guarda a opinião pra você e deixa os outros em paz.


TAGS: , , , , , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares

INSTAGRAM