CCdiário CCListas

7 coisas para fazer quando se está numa crise

21.9.16Isabelle Fernandes


Quem já teve ou tem algum transtorno mental sabe bem que essas doenças não são lineares, ou seja, você não tá o tempo inteiro deprimido ou ansioso, por exemplo. Tem fases boas onde dá pra lidar numa boa e você sente que está fazendo progresso e tem fases péssimas, onde parece que você está sendo sugado por essa merda e nada nunca vai melhorar.

E isso acontece mesmo se você estiver em acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico, porque não existe isso de melhora repentina. São pequenos passos que você vai dando, seu terapeuta vai ajustando o tratamento de acordo com as suas vivências e bem, é demorado. E enquanto isso, o que é que se faz??? Sim, é hora de elaborar um Plano Para Lidar com Crises. Cada um precisa encontrar aquilo que te ajuda a passar por esses momentos, mas resolvi compartilhar aqui a minha lista de coisas que fazem eu me sentir bem e que recomendo a tentativa.


1 - O Ritual de Beleza


Eu particularmente amo tomar banho. Não existe coisa melhor nesse mundo pra relaxar do que aquela água quentinha no frio e geladona no calor jorrando na minha cabeça e lavando a minha alma, então geralmente eu recorro ao banho em qualquer momento. Mas nas crises em especial, tenho o meu momento de beleza. Eu aproveito o banho pra lavar o cabelo, me depilar (o movimento pró-pelos que me desculpe) e depois passar um creme hidrante pelas minhas pernas maravilhosamente lisinhas. É tão bom e relaxante que geralmente fico me sentindo bem por um bom tempo depois disso.


2 - Ouvir música em volume alto

"Seu dever de casa é ouvir um pouco de música de verdade. Inspirem-se"

Outra coisa que sempre me faz muito bem é ouvir música, mas ouvir alto é melhor ainda. Não tenho alto-falantes aqui em casa, então eu conecto o notebook na tv pelo cabo hdmi, abro o spotify e dá-lhe playlists, que variam de acordo com o estado de espírito que eu quero. Minhas músicas favoritas (do momento ou eternas) são pra ouvir com cuidado e cantar com a alma, já as músicas pop são pra quando quero me animar e dançar pela casa. Todas elas conseguem me distrair o suficiente dos meus pensamentos ou sensações ruins e me relaaaaxaaamm.


3 - Cozinhar

EU TENTANDO FRITAR ALGO
Tem muita gente por aí que não gosta de cozinhar e eu realmente não curto quando tô com muita fome, mas se eu estiver de boas e ouvindo música, é uma maravilha. Eu fico toda preocupada em não deixar queimar ou esquecer de alguma etapa, então eu acabo tirando o foco de mim mesma por um período de tempo grande o suficiente pra me acalmar. 

Porém eu sou dessas que acredita que o nosso estado de humor influencia no resultado da comida, então sugiro fazer isso depois de já ter feito algumas coisas pra relaxar antes HGUIFHGIFDHGID


4 - Jogar


Posso dizer tranquilamente que The Sims tem mantido minha sanidade mental nos últimos dois anos HUHFGUIHFDIGD. Ele é daquele tipo de jogo que me obriga a ficar concentrada no que eu tô fazendo e a planejar os próximos passos, então eu não penso em mais nada a não ser o que tá ali. Além disso, me divirto horrores tentando criar barracos ou arrumar mozões pros meus sims, então é só combo de glórias.


5 - Sair com os migos

Sejam eles humanos....ou aliens...BRINKS
Pode não funcionar pra outras pessoas, principalmente se a treta delas for de tema social, mas pra mim estar com os meus amigos é muito bom. Eu fico ali focada no momento presente com eles, conversando, rindo ou fazendo o que quer que estejamos fazendo e é uma delícia. Sempre volto pra casa renovada. Às vezes quando a coisa tá feia eu sinto vontade de me enfiar numa caverna e nunca mais sair, mas me obrigo a aceitar os convites que surgirem porque sei que vai me fazer bem e nunca me engano.


6 - Criar uma bolha protetora e se enfiar nela (metaforicamente, claro)

"É tão difícil se importar quando você está relaxado assim"
Isso eu só aprendi na minha última crise, que foi bem recente. Eu tenho um transtorno de ansiedade e meus gatilhos costumam ser notícias ruins em geral, qualquer conteúdo sobre doença e agora textões problematizadores (é, gente...) e no auge da treta resolvi me desligar de tudo. Me policiei pra não entrar no facebook, não liguei a tv, não entrei em sites de notícias e saí até de grupos onde costumam ter muitos debates (inclusive um era de amigas próximas, mas não tava dando). Coloquei em prática vários dos itens que escrevi lá em cima e olha, que diferença!!!

Às vezes tudo o que a gente precisa é se desligar um pouco dessa saraivada de estímulos e pressões que é a sociedade e passar um tempo cuidando de você. Depois disso, fiquei bem o suficiente pra voltar à ativa de novo, mas com cautela.


7 - Respire


Parece idiota, mas é verdade: respirar ajuda. Mas não esse respirar automático pra sobreviver e sim uma respiração específica chamada respiração diafragmática. Basicamente você inala o ar por 3 segundos, segura ele um pouco por outros 3 segundos e depois solta por 6 segundos (esses números são o padrão, mas não é pra se prender a isso, é só pra mostrar que tem que ser devagar), sempre prestando atenção ao modo como o ar te preenche e na sensação dele sendo liberado.

"Se você tem ansiedade, respire profundamente em sincronia com esta imagem"
Essa técnica é muito usada na terapia pra relaxamento e ela funciona de verdade, só não é instantâneo. Você precisa fazer por pelo menos uns 5 minutos e unir com um combo de relaxamento (como essa bela listinha) ajuda a fazer efeito ainda mais rápido.


Como eu disse no início, apesar da técnica de respiração funcionar pra todo mundo, essa lista é composta por coisas que fazem bem pra mim. Independentemente de a sua saúde mental estar em dia ou não, é super válido parar pra pensar no que te relaxa e colocar em prática quando sentir a necessidade.

Afinal de contas, todo mundo precisa parar e cuidar um pouco de si mesmo de vez em quando.

TAGS: , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Obrigada, você está me ajudando muito, e provavelmente a um monte de outras pessoas também. De novo, obrigada! :)

    ResponderExcluir

Posts Populares