arte as crônicas de gelo e fogo

Capa de livro também é arte! + 10 capas por Marc Simonetti

15.1.13Conversa Cult


Uma das coisas que eu mais tenho feito ultimamente é passear pelo deviantart e sites parecidos vendo a quantidade de coisa bonita que pessoas "anônimas" criam lá. Eu meio que sempre invejei quem sabe desenhar porque é algo meio surreal. Você criar um mundo em detalhes a partir de um fundo branco.... 

Acho que isso fica claro em um dos meus CCTVs preferidos que mostra a produção de um desenho pós-apocalíptico. Às vezes eu me pergunto se a minha falta de habilidade para desenhar se repete na escrita e eu escrevo terrivelmente mal sem saber. Tá, isso não interessa, voltando ao assunto principal:  Nesses passeios pelo deviantart eu encontrei Marc Simonetti, o responsável por capas bem conhecidas por nós como a de O Nome do Vento e de alguns livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. É tudo tão bonito - principalmente sem aquele bando de texto na frente - que eu decidi trazer para o CCCriativo. Ainda dá pra gente pegar umas dicas de leitura.

1- Looking for Stark children

Capa feita para a versão francesa do terceiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo (que também foi usada aqui no Brasil). O autor sobre essa capa: "Eu quis representar que o universo do livro é ao mesmo tempo lindo e opressor às vezes... Essa é a cena onde Theon Greyjoy caça Bran e Rickon."

clique se quiser ver maior
2- Tyrion in King's landing

Capa feita para o segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo. O autor sobre essa capa: "Eu tentei retratar as ruas pequenas e sujas de Porto Real, e enfatizar o contraste entre o tamanho do Tyrion e da grande cidade em torno dele."


3- The Crown Conspiracy 

Essa é a arte da capa francesa de "The Crown Conspiracy", livro do Michael J Sullivan. Que eu não conhecia, mas fiquei com muita vontade de ler depois de ver essa imagem. Eu adoro esse tipo de mundo e li em um blog que representa bem o livro. Infelizmente, é só na versão francesa. A capa na americana é bem feia. Não sei se compro a feia mesmo, decido começar a ler em francês (!) ou espero lançar aqui no Brasil. O autor falou que já assinou o contrato, mas quando eu pesquiso o google só me diz que o Michael Jackson morreu virgem. #truestory
*Desde que eu escrevi esse post até a publicação já virei fã do autor. Michael J. Sullivan é um amor <3


4- Wise Man's Fear

Essa é a capa da primeira parte de O Temor do Sábio, que lá na França foi dividida em duas. Aqui no Brasil eles lançaram com a arte da segunda parte (aqui) e o Marc Simonetti também fez a capa do primeiro livro, O Nome do Vento (aqui). Coloquei essa porque eu tenho uma queda por homem com metade da roupa rasgada mostrando o ombro e esse negócio enrolando o braço. Principalmente se for o Kvothe. Ou porque eu achei que seria legal trazer uma imagem nova.


5- The reaper, Discworld

Esse veio pra quebrar um pouco o lado só de fantasia medieval. E porque ainda é uma referência ao quadro "Angelus" de Millet. Calma aí, alguém disse que capa de livro não era a arte? Só falta agora eles usarem arte para inserir o título e nome do autor, porque fica uma porcaria depois disso (fui conferir). Essa foi a capa da versão francesa de "Reaper Man" do Terry Pratchett. 


6- The colour of Magic

Outro livro do Terry Pratchett, e eu não pude deixar passar. O vermelho vs. azul nessa ficou muito bom e ainda tem um lado de humor. Se eu visse um livro assim nas prateleiras com certeza pegaria. Não querendo esgotar com livros do Terry Pratchett e o mesmo estilo, indico mais dois. Essa porque não tem como amar a caveira na cadeira praia e essa porque mostra tudo da perspectiva da tartaruga.


7 - Spider's daughter

Essa eu coloquei porque é uma das poucas com personagens destacados e porque me lembrou a Jogos Vorazes quando eu bati o olho da imagem pequena. Jogos Vorazes medieval? Acho que é a roupa e a floresta em volta. Quando eu procurei sobre o livro descobri que a autora, Lenia Major, infelizmente é francesa e não temos livros traduzidos.Você pode encontrar o livro com o título "La fille de l'Araignée". Acho que agora é a hora de começar a ler francês...


8- The Path of ice

Esse foi difícil decidir porque eram três capas, acho que pra livros diferentes, do autor JV Jones. Acabei ficando com essa porque a composição é a que traz mais detalhes sobre uma história. Dois personagens, roupas detalhadas, a expressão dela de que acabou de descobrir algo inesperado. Talvez esteja se dando conta de que está com um vestidinho fino rasgado na perna no meio da neve. A outra que eu gostei bastante é de "a sword from red ice", que literalmente é uma pessoa sobre o gelo tirando uma espada vermelha (aqui). E é "The Fortress of grey ice" (aqui) que mostra uma menina sobre uma fortaleza de gelo cinza (!), gostei da personagem e poderia ser uma Katniss medieval... (TÁ, PAREI COM JOGOS VORAZES). 

clica pra ver maior
9- Desunited Kingdom

Acho que essa é a minha preferida. Primeiro você vê o pé e o reflexo, depois os detalhes. A bota com o smile, a calça que parece ter uma padrão de... pele de onça? O cigarro e o sangue no chão. E então o Big Ben pegando fogo. O Marc Simonetti disse que tentou representar a destruição do Big Ben de um modo diferente, de uma perspectiva pessoal. Imagina só quanta coisa sobre a história a capa já passa! E ainda é uma bela imagem de anarquia/revolução e lembra a steampunk, tudo o que eu adoro. O livro é Untied Kingdom (repararam no anagrama?) do autor James Lovegrove.


10- Mechanical Thunder

Esse eu trouxe porque, diferente da maioria, é capa de ficção científica. E aposto que esse cara na estrada velha quebrada com carro antigo e cara de rebelde em contraste com o fundo todo futurístico não é à toa. Depois de uma pesquisa descobri que o livro é "Orages mécaniques" do autor Pierre Pelot. E não, não tem em inglês. Eu queria que as livrarias vendessem livros assim aqui na parte das outras línguas, em vez de mais uma versão de Crepúsculo ou de um livro já conhecido.


11- Dana's children

Esse aqui eu só to colocando porque é o livro dos meus filhos. -n É que quando eu estava olhando as imagens pequenas percebi que o Marc Simonetti repete bastante o mesmo estilo e tem um tendência em usar um verde aguado e um amarelo/vermelho. Nessa imagem você que os contornos são mais precisos e as cores mudam. O livro é "Les enfants de Dana" (The Children of Dana) do Nicolas Bouchard.


12- A Crown Imperiled

Foi difícil escolher a última. Parece que o Terry Pratchett (número 4 e 5) tem uns mil livros e o Marc faz a arte de todas as capas francesas, então tem muita coisa legal. Mas como eu já coloquei aqui, dei preferência a essa. Dessa vez a combinação personagem + fundo aparecem um pouco diferente e me deu muita vontade de ler. Já as capas americanas são tão ruim que eu fico dividida: será que esse livro é tão bom ou só a arte de capa que é assim? O livro é "A Crown Imperiled", segundo da série Chaoswar Saga do autor Raymond E Feist. Você gostou do nosso CCTV do making of da imagem pós-apocalíptica? Essa também tem um, veja aqui.


Bem, por enquanto é isso... tentei me restringir a 10 artes de capa, o que é difícil com tanta coisa legal (depois descobri que errei na contagem e tem 12!). Eu provavelmente vou voltar no futuro com outro CCCriativo com trabalhos do Marc Simonetti, enquanto isso você pode ir acompanhando direto no deviantart dele. Eu adoro todo tipo de história e, como falamos quando conversamos sobre histórias em quadrinho, imagens também contam histórias. A gente só precisa dar a chance. Sério, olha essa última imagem, você não consegue imaginar todo um universo? Já sei até que quero o Jared Leto como esse personagem na adaptação! HUAHA

Ele também fez outras capas para As Crônicas de Gelo em Fogo, só não coloquei todas aqui para não saturar. As versões "sem bando de bagulho na frente" está no deviantart dele também. Só vou fechar o post com a arte de capa feita especialmente para edição brasileira que é a mais bonita (não vi no deviantart dele, a Leya deve ter colocado alguma coisa de direitos autorais meehh). 


-dana martins

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. Simplesmente as capas nacionais de GoT são surreais!Pode-se dizer que são verdadeiras obras de artes! E olhando para as outras capas que ele fez, é impossível você não apreciar o modo como ele desenha, a arte dele tem uma profundidade enorme! É como se ele desenhasse, mas de uma forma estranha parecesse real (?). Mas enfim, eu espero que editoras brasileiras tragam esses livros para aqui, e mantenham as capas originais! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. O que comentar neste post tão lindo?
    Gente, olha essas imagens. Por favor, né.

    Ri muito nesse post! Sério, principalmente nos comentários sobre Jogos Vorazes UAHUAH. E sim, também tenho medo de minhas skills de desenho level 1 se repetirem em outras habilidades relacionadas. Já pensou, que horror?

    Bom, essas capas me fizeram perceber como existem designers talentosos ao redor do mundo (dá até uma vontade extra de se especializar nisso, mas...). Também me fizeram ter uma grande vontade de que as editoras brasileiras procurassem escritores franceses por aí. Gente! Eu nem ia me importar tanto de não gostar da história do livro, só de ter uma capa dessas na minha estante já valeria a pena... (mentira. Não, pera. É verdade. Hm. Em parte).

    E obrigado por postar essas imagens de "As Crônicas de Gelo e Fogo". Nunca tinha percebido como essas capas são bonitas.

    Enfim. Preciso ir fazer as malas, vou ficar até o fim de semana na casa da minha tia, na cidade vizinha (e lá não tem internet!!! ): Não façam coisas legais sem mim AUHAUHA -n Pelo menos lá tem cinema, e vou ter tempo de terminar Cidade de Vidro).

    É isso. Parabéns pelo post!
    Abraços :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, João. Se suas habilidades de desenhos são level 1 as minhas tão no negativo HUAHUAHA

      Pois é, achava legal escritores de outras línguas. Aqui eles praticamente só lançam quando o livro faz sucesso nos EUA (mesmo outros escritores), não sei nem como publicar o Manel Loureiro

      Eu tinha percebido a do 5º livro, mas não tinha percebido a das outras. Gostei principalmente do Marc falar o que pensou quando fez a capa

      Ih, vou aproveitar pra fazer tudo esse fim de semana! -nnn E, se estiver passando, assista A Viagem! Boa viagem :D

      Excluir
  3. Sou louca pra ler O Nome do Vento, basicamente por causa da capa (e por uma resenha que li eras atrás hahah).
    Adorei esse post. Bem que as capas brasileiras podiam ser assim né?
    Será que vi um padrão? A maioria das capas francesas são assim?
    Adorei a última (porque sou uma Targaryen de coração, embora não tenha lido os livros ainda), mas minhas favoritas foram (nessa ordem): 3, 8, 10 e 7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O padrão que eu vi é dos franceses estragarem todos esses desenhos quando colocam o título do livro HUAHUAHA Sério, fica até feio. Mas eu não sei se esse é um padrão geral francês, pelo menos o autor tem o mesmo estilo. Outra coisa que eu percebi é que eles preferem desenho mesmo, acho que aqui no Brasil também (tanto que pegaram as capas francesas).

      Sabe que você me fez percebeu que eu coloquei duas capas 3 (wtf!), vou arrumar. E as duas 3 são as minhas preferidas HUAHUAH

      Ah! E leia O Nome do Vento. Gosto mais do segundo, mas é tudo tão lindo. Vale muito a pena

      ~Dana

      Excluir
  4. Vou começar a ler em francês agora! Quê que é isso, só desenhos lindos. E se eles estragam com o título, vou imprimir e montar uma jacket pros meus livros xD

    Nossa, gamei em todas, vou até procurar os livros aqui ♥

    Beijitos

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM