agender assexual

Sexualidade, Identidades de Gênero (e Outros Termos que Você Deveria Saber)

5.6.16Dana Martins


Vamo fazer um momento Google e responder de maneira simples todas aquelas perguntas que você tem.

Graças ao Tumblr eu fiquei sabendo que junho é o mês do orgulho LGBT+??? Ou não é, eu não sei, eu só sei que esse é um bom momento pra publicar aqui no CC a versão atualizada para quem quer entender as sexualidades e as letras no LGBTAPID+.


(Por favor, entenda que por "mulher/"feminino" eu quero dizer alguém que se identifica como mulher, o mesmo serve para homem)

ATRAÇÃO SEXUAL
Na forma mais básica, atração sexual é o sentimento que uma pessoa experimenta onde ela sente o desejo de se envolver em atividades sexuais com outra(s) pessoa(s).

É tipo ver alguém e não só achar a pessoa atraente, mas pensar que você gostaria de beijar, fazer sexo, fantasiar etc. É uma atração por outra pessoa que como finalidade tem ser fisicamente íntimo, ao contrário de estar atraído por alguém de um modo que só te faz pensar "quero conhecer essa pessoa".

Homossexual: Uma homem que se sente atraído só por homens ou uma mulher que se sente atraída só por mulheres.
Heterossexual: Uma mulher que se sente sexualmente atraída por homens, ou o contrário.
Bissexual: Pode sentir atração sexual por pessoas do mesmo gênero e por pessoas de outros.
Pansexual: Pode sentir atração sexual por todos os gêneros.


Assexual: Não sente atração sexual por outras pessoas.
Demissexual: Sente atração sexual depois de ter uma relação emocional com a pessoa. Saiba mais.


obs: Assexualidade e demissexualidade são termos mais sobrea como você experimenta a atração sexual (ex: não sente. pode vir a sentir), do que em relação ao gênero que você sente.


ATRAÇÃO ROMÂNTICA
É uma resposta emocional que as pessoas podem sentir pelas outras. A atração romântica é como uma fascinação pela pessoa, em vez do desejo sexual em si. Pode ser aquela vontade de ficar agarradinho, andar de mãos dadas, ficar encostado na pessoa só por encostar. O que essas coisas românticas são depende da pessoa. (x)

As pessoas arromânticas costumam passar por situações tipo, "ué, qual é a diferença de namorar e amizade? não é só um amigo com quem você faz sexo?" Muitas acabam percebendo que são arromânticas porque acabam tendo problemas em relacionamentos por parecer que não gostam da pessoa ao não sentir vontade de fazer coisas românticas/não ter essa fascinação.

Heterorromântico: Atraído romanticamente por outro gênero (ex: mulher sente atração romântica por homem)
Homorromântico: Atraído romanticamente por pessoas de mesmo gênero.
Birromântico: Sente atração romântica por pessoas do mesmo gênero e por pessoas de outros.
Panromântico: Sente atração romântica por todos os gêneros.
Arromântico: Não sente atração romântica por outras pessoas.

obs: Atração Sexual e Atração Romântica nem sempre são as mesmas. Uma pessoa pode ser heterossexual e birromântica, ou pansexual arromântico.

ATRAÇÃO SEXUAL VS. COMPORTAMENTO SEXUAL
Atração sexual não é um termo que descreve opinião, ou uma escolha, é mais sobre como o seu corpo funciona - é uma descrição de coisas que o seu corpo é capaz de sentir. Comportamento sexual é o que você faz com isso.

Então uma pessoa pode ser assexual (não sente atração) e querer ter relações sexuais com alguém que ela gosta. Uma pessoa bissexual pode sentir atração por mais de um gênero, mas não quer dizer que é alguém que quer pegar geral ao mesmo tempo ou precisa de mais de um pra se satisfazer.

No geral, comportamento sexual também não é uma escolha do tipo "posso agir de qualquer forma!" porque ninguém deve fazer sexo se não está confortável e não faz bem pra o próprio corpo. O seu comportamento sexual pode variar entre as coisas que o seu corpo tem capacidade de fazer, e isso é pessoal de cada um.


GÊNERO x SEXO
Apesar de compartilharem a sigla LGBT+, atração sexual e identidade de gênero são duas questões distintas. Uma pessoa ser transgênero não tem nada a ver com ela ser gay, por exemplo.

Transexual/Transgênero (O termo depende de geração ou lugar): Uma pessoa que se identifica com um gênero diferente do determinado no nascimento.
Cis(gênero): Alguém que se identifica com o gênero determinado no nascimento.
Agender: Alguém que não se identifica com gênero nenhum.
Não-binário: Pessoa que se vê fora da binária de gênero (homem/mulher)
Genderfluid: Pessoa que sente que o gênero pode fluir

obs: Trans* é um termo guarda-chuva que pode englobar as várias formas de ser transgênero, tipo a pessoa que é não-binário, ou uma mulher trans.

Intersexo: É um termo guarda-chuva usado para descrever pessoas nascidas com uma das mais de 30 variações na anatômicas de sexo (internas e/ou externas) resultando em corpos nem totalmente masculinos ou femininos.

obs: As condições intersexo são mais sobre a parte física do corpo, como ela nasceu, do que questão de gênero. Eu indico ler esse texto publicado aqui e escrito por pessoas intersexo.


Questionando: Desculpa falar, mas... WTF é LGBTQIAP+?


Esse texto aqui é basicamente a versão corrigida desse meu texto de 2014. Lá tinha muita coisa errada, mas como era a proposta do tema: eu fui questionando e aprendendo de lá pra cá. Ainda tem muita coisa que eu não sei, mas muitos termos que pareciam alienígenas e não faziam o menor sentido agora são ok. Mais do que isso, eu aprendi a ver o diferencial que faz para uma pessoa que não se encaixa no padrão "comum" descobrir através desses termos que existem mais pessoas como ela, que ela pode existir. Isso literalmente salva vidas.

Minha última mensagem é que entre todas as coisas erradas daquele texto, duas permanecem certas:

1- Lembra que é você que manda nesses termos, não eles em você. Não se sinta pressionado a agir de certo modo só porque "eu sou isso e esse é o certo pra pessoas assim". Não existe isso. Inclusive, sexualidade é fluida - isso significa que você pode se sentir de formas diferentes ao longo da vida e em relação a diferentes pessoas. Use esses termos para descobrir partes de você. Para se libertar. Para encontrar pessoas como você.

2- Não tem problema errar e falar merda quando tá aprendendo. Uma das propostas do Questionando foi justamente colocar a cara lá fora e sair tentando entender o assunto. Eu falei muita merda, mas aprendi muito mais e no final aprendi a respeitar muito mais as pessoas. Se eu ficasse com medo de falar porque "eu não sei", eu não teria aprendido. Isso não é o mesmo que ser um babaca, né? Quando vieram me falar que eu tava errada (graças a Deus a Priscilla fez isso), eu ouvi, aprendi e pesquisei mais. Mas o que eu vejo é que muita gente fica "não vou falar, não sei" e isso só leva a ignorância.

Sexualidade humana existe de várias formas, e a gente deveria aprender isso na escola. Mas como não tá acontecendo, vamos aprender aqui e informar as pessoas ao nosso redor. :)

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Amei as explicações.

    Veio muito a calhar, fiquei com um menino que se considera Pansexual Homorromântico e eu não estava conseguindo associar bulhufas, iria pesquisar mais sobre isso, e não preciso, encontrei o que queria aqui.

    Obrigado Dana :)

    O legal disso tudo é que desde que escreveram sobre a visibilidade LGBT+ no ano passado é que tenho aprendido muito sobre e tenho me identificado melhor também. Rótulos não são nada com relação a pluralidade sexual do ser humano MAS são essenciais para nos entendermos.

    OBRIGADO!

    Hoje me enxergo melhor, ainda mais depois de descobrir esse lance de atração romântica e sexual.
    Posso dizer que me encaixo em Homossexual Homorromântico ♥

    Allan em Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Rótulos não são nada com relação a pluralidade sexual do ser humano MAS são essenciais para nos entendermos" preach

      muito obrigada <3

      Excluir
  2. Super gostei desse texto. Tirou muitas dúvidas minhas.
    Essa questão de ideologia de gênero ta muito em pauta, principalmente nas redes sociais, nos ultimos tempos.
    E as vezes, mesmo "sendo parte" da comunidade LGBT+, a gente não faz ideia do que significam algumas coisas. E, principalmente, que existem muito mais pessoas lutando junto com a gente por visibilidade, e que a gente nem fazia ideia que existiam.
    Depois que eu encontrei o Conversa Cult, eu aprendi um bocado de coisas sobre gênero e sexualidade, e cresci muito nessas ideias.
    Seus posts, Dana, são os que mais me cativam, e eu até procurei seguir em outros locais também, pq é muito gostoso quando a gente encontra gente que sabe do que ta falando e que concorda com a gente.
    Desde que encontrei esse blog, estou aprendendo muita coisa, e também estou ganhando muitas sugestões de coisas pra fazer da minha vida.
    E sobre esse post, tirei completamente minhas dúvidas.
    Sou um bissexual, birromântico, e cis.
    Muito obrigado por esses textos maravilhosos, e até a próxima!
    :3

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito do texto, mas ainda to confusa com a minha sexualidade, simplesmente não consigo me identificar, eu sou do sexo feminino e eu acho que me considero como gênero fluído, pq as as vezes eu sou bem feminina mas as vezes muito masculina, tipo em certos casos eu prefiro ser mais masculina e em outros mais feminina, mas eu não me importo com pronomes, mas eu só acredito que eu tenha um sexo, que é o feminino(vagina). E eu gosto de pessoas do sexo feminino que se identificam como cis,agenero e neutrois, eu tô um pouco confusa, mas se vc puder me ajudar ou me explicar melhor, fico grata:)

    ResponderExcluir

Posts Populares