CCdiscussão CCSociedade

É que os homens caçavam e as mulher- Por favor, apenas pare

26.8.15Dana Martins


"É verdade que na época primitiva, quando morávamos nas cavernas e vivíamos como nômades, os homens eram responsáveis por proteger sua família e prover alimento e abrigo para ela, enquanto a mulher cuidava da prole. Tá." Bells no post sobre os pais

Hoje eu encontrei uma justificativa muito parecida com essa no post sobre por que autores homens fazem mais sucesso do que mulheres. E, de fato, sempre que estamos questionando os papeis de gênero - será que o homem tem que ser assim mesmo? será que a mulher tem que ser assim mesmo? - esse passado das cavernas volta para nos assombrar. Vivemos em 2015, nosso calendário marca pelo menos 2 mil anos de História da humanidade. 2 mil anos em que o homem é o macho alfa e a mulher é a dona de casa. Por que isso mudaria agora?


Bem... e quem disse que isso é verdade?

De onde isso saiu? Dos Flintstones? Onde exatamente na história da humanidade isso aconteceu? No filme A Era do Gelo???

Vendo quadrinhos de mulheres sendo arrastadas?

Sério, você consegue lembrar quando exatamente você aprendeu que era assim?

Ou é só algo que falam tanto por aí que parecia verdade?

Se quiser parar pra pensar de onde veio, esse é o momento. Se não, vamos em frente porque eu tenho algumas respostas.

Recentemente eu comecei a desconfiar da História da humanidade inteira. Quanto mais eu aprendo, mais percebo que essa nossa noção de passado e o que estudamos sobre o que aconteceu é beeeem limitada. Não quero entrar nisso hoje, mas basta dizer que essa crença de que durante 2 mil anos a mulher se deixou ser arrastada pelos cabelos não fazia sentido pra mim, então eu comecei a pesquisar. 

Vamos começar pensando que o que aprendemos como "passado" é o passado da cultura >ocidental< com base na Europa. Os dados que nós temos sobre o primeiro filósofo >grego< são de uns 2500 anos atrás, Tales de Mileto. "Pouco se sabe sobre a vida de Tales, dado que são poucos os dados históricos ao seu respeito. O que se sabe sobre ele vem de citações de outros autores." (fonte) O mesmo serve pra Sócrates, que veio depois e "é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde" (fonte). Por que eu to falando isso? Isso significa que essas pessoas viviam em uma sociedade bem diferente da típica imagem do homem das cavernas. Isso é Grécia antiga. Onde surgiu a ideia de Polis (cidade), política e muito da base do conhecimento filosófico que nós temos hoje. Eles, definitivamente, não eram homens da caverna. E mesmo eles nós mal conhecemos.

Odeon of Herodes Atticus, quase 2 mil anos de existência. Não eram homens das cavernas.

A Grécia antiga é um pontinho de nada no mapa. Pense em todas as pessoas e culturas que existiam no resto do mundo 2500 anos atrás - e que talvez nós nunca saberemos sobre. Em inglês a página do Wikipédia da "História da Filosofia" é dividida em Ocidental, Oriental, Abraâmica e Africana. 4 versões diferentes dos últimos 3 mil anos. Quantas você conhece?

Considere também que pelo menos a "Africana" e a "Oriental" são termos abrangentes que tentam agrupar várias culturas diferentes. Repare que não ouvimos sobre uma filosofia da Oceania ou dos continentes Americanos, porque meio que os povos que viviam nesses lugares foram exterminados pelos colonizadores, assim como na África, e pouca coisa sobreviveu e, mesmo essas coisas, não têm a mesma atenção que o estudo da História centrada na Europa - não têm recursos de investigar o passado, livros para catalogar, etc, etc. E, mesmo que tenha, não chega a nós como os outros.

A história do "passado do mundo"..............................................................


Tem fósseis que comprovam a existência de seres humano na América do Sul há pelo menos 10 mil anos. O que você sabe sobre os povos daqui nesse tempo? 

Resumindo: Nós não conhecemos o passado da humanidade. Nós conhecemos o passado de um povo e muito mal. Há 2000 anos é teoricamente quando Jesus teria existido - e nós não temos nem como provar se ele existiu de verdade ou o que realmente aconteceu. 

Agora prepare o coração.

uma pausa pre respirar


Encontrei a notícia de que em 2001 (14 anos atrás!!!! quando eu nasci não sabiam disso.) descobriram o fóssil mais antigo de um ser humano como a gente - ele data 7 milhões de anos atrás. 

"A descoberta, que criou bastante animação, ilustra tanto a fascinação quanto o desafio de estudar o passado distante. Apesar de hominídeos existirem por milhões de anos, humanos deixaram registro escrito de apenas uns 5 mil anos." 

Em 7 milhões de anos de História, nós conhecemos muito mal 5 mil anos. TEM NOÇÃO DO QUE É ISSO?

Eu sinto que preciso fazer uma pausa aqui, porque quando você encara os dados assim, acreditar que "sempre foi assim" nesse tempo todo é apenas: estúpido. É um mito. É uma história que nem tem base real. É uma forma de acreditarmos que o mundo é do jeito que ele é e ponto. É uma forma de pensarmos que não podemos mudar a realidade. 

Isso é fantástico! Nós literalmente estamos baseando as nossas crenças sobre quem somos com base em quadrinhos, em filmes, no que nos dizem - independente de ser real ou não. 

Fotos exclusivas da Idade da Pedra


Calma que eu ainda não terminei.

Sabe os tais homens da caverna? Você sabe pelo menos quando eles existiram? Parece que eles estão sempre lá no nosso passado distante, mas... quando? 

Eu não sabia e fui pesquisar.

"Caçar e colher foi a primeira e mais bem sucedida adaptação da humanidade, ocupando pelo menos 90% da história da humanidade, e até 12 mil anos, todos os humanos viviam desse jeito."

Desde o surgimento da nossa espécie até 12 mil anos atrás. Caçando plantinhas. 100 mil anos de história ao redor do mundo. Caçando plantinhas. Nós sabemos tanto sobre o nosso passado...

"Faz um gráfico pra mim com o que a gente sabe da História da humanidade?"
"Mas nem vai aparecer!"
"Exatamente."


Não existe prova de que esse mito do homem da caverna macho caçador é real. Se vamos ser sinceros - não há nem prova de que eles se dividiam entre "homem" e "mulher" na binária de gênero. O que nós temos é a interpretação de pessoas nos últimos 100 anos sobre artefatos e fósseis que datam 10 mil anos atrás (ou 7 milhões). E por "pessoas" eu quero dizer normalmente homens, que vivem em um contexto machista e racista.

"O registro arqueológico pode mostrar alguma evidência disso, como arcos e lanças sendo enterrados com homens, não mulheres." (x)

Já pensou em quantas razões têm pra isso? E se os arcos e lanças fossem tipo "o meu marido morreu, vou mandar minha arma com ele" como parte de um ritual deles? tipo, uma honraria de mulheres guerreiras. Ou até uma crença de que iam precisar da arma pra lutar na vida após morte, enquanto as mulheres não precisariam disso porque são abençoadas. A ideia de que homem é caçador porque foi enterrado com arma é uma conclusão de um fato, não um fato.

Se encontrarem vestígios de flor no meu caixão, pode ter certeza de que não é porque eu era jardineira quando tava viva. 

E só pra constar, o cara que disse isso não colocou fonte e eu não sei se todo corpo antigo que encontram vem assim, ou é registro de algum povo específico.



Alguns dados pra pensar:

"Na maioria das sociedades do passado, os avós eram responsáveis pela função de tomar conta e educar os netos, portando permitindo que seus próprios filhos adultos se envolvessem com aquisição de comida e outras atividades." (x)

Então tá dizendo que não era nem homem nem mulher? Eram os velhos demais pra caçar que ficavam cuidando dos mais novos, enquanto os adultos iam cuidar da sobrevivência? Epa.

"Igualdade entre os sexos ajudou homem das cavernas a sobreviver, diz pesquisa" (x)

Essa pesquisa mostra que era mais provável que nesses povos "das cavernas" (que na verdade são nômades que vivem de caça e coleta) existia igualdade entre gêneros. 

"As descobertas desafiam a ideia de que igualdade sexual é uma invenção recente, sugerindo que essa tem sido a norma para os humanos pela maior parte da nossa história evolutiva." (x)

Alguém pega o relógio, nós estamos atrasados pra chegar no passado!!!!!!! 

Eu tava lendo um texto que me fez perceber que a Ygritte de Game of Thrones é o que eles têm ideia
do que pode ser uma mulher ""das cavernas"" durante a Era do Gelo. Não indico tentar arrasta-la pelo cabelo. 

Mas ainda tem mais.

Se você pensar, nem mesmo dizer que “o homem vai caçar e a mulher fica em casa” é justificativa para uma estrutura machista. Isso é divisão de papeis, sim. Mas quem pode garantir que não é uma estrutura em que a mulher domina e os piores cargos – arriscar a vida caçando – eram dados para os inferiores (os homens)?

Ou, como manter a posse das terras era primordial, os mais fortes ficavam para tomar conta (as mulheres)?

Ou quem disse que “as mulheres” que ficavam são todas as mulheres e “os homens” que iam eram todos os homens? Talvez surgisse um casal principal dono de terras, enquanto o resto do povo podia fazer o que bem entendia. Mulheres iam caçar, se quisessem. E homens podiam ficar cuidando da plantação.

B.C.E. = Before Common Era = Antes de Cristo.
Na verdade verdadeira os "homens da caverna", que parecem macacos, são esses de 1 milhão de anos pra trás
Depois os humanos nômades que caçavam 200 mil anos atrás
Aí os que desenvolveram agricultura/domesticavam animais e ficar parados, 11 mil anos atrás (Neolítico)
Tudo isso teoria com base em vestígios do passado.
Já pode até ser que esses dados estejam desatualizados. Fonte.

provas visuais de que o homem ficava em casa cuidando dos animais


Nós temos poucos dados. Nada que determine que o machismo é a norma ao longo da História. 

O machismo talvez nem esteja no passado. Talvez ele esteja aqui no presente na forma como nos influencia olhar para o passado.

E mesmo que, de fato, algumas coisas tenham durado muito tempo, vale lembrar que em 100 mil anos de História da humanidade não tem registro (conhecido) da existência de algo como a internet. Ok, eu ia mostrar como a internet mudou o mundo - em menos de 30 anos algo que não existia em mais de 100 mil anos alterou toda a nossa cultura (então por que não poderíamos mudar uma cultura machista?)-, mas aí eu cheguei nessa frase:

"Não há consenso sobre a data exata em que a internet moderna surgiu, mas foi em algum momento em meados da década de 1980."

As pessoas não tem definido o que aconteceu direito 30 ANOS ATRÁS. IMAGINA 10 MIL ANOS.

Eu ia até embora depois dessa, mas... quero dizer que eu quis falar tudo isso, porque reproduzir isso de "o homem caçava e a mulher cuidava da casa" é uma mentira perigosa que fortalece uma estrutura machista. Oh, o homem é mais poderoso! O homem é o herói protetor! A mulher deve cuidar da casa! E não é daqui a 50 anos que a gente muda esse cenário. Ele começa a mudar agora, a partir do momento que você parar de reproduzir esse mito.

headcanon pra mulher das cavernas aceito. 

E vou apenas deixar esse registro de culturas matriarcais que existem hoje em dia. Não no passado, não no futuro. Hoje. Agora. Onde pessoas pensam e vivem de modo diferente. No mundo real. Comprovadamente. 

obs: não acho que o matriarcado seja tão mais produtivo que o patriarcado, e definitivamente não é a única opção. apenas é um lembrete de que é possível viver de modo diferente agora.


Fontes:
Igualdade de gênero nos homens das cavernas
http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/igualdade-entre-os-sexos-ajudou-homem-das-cavernas-a-sobreviver-diz-pesquisa/
http://news.sciencemag.org/evolution/2015/05/did-sexual-equality-fuel-evolution-human-cooperation
http://www.theguardian.com/science/2015/may/14/early-men-women-equal-scientists

O mito do homem das cavernas
http://answers.google.com/answers/threadview/id/781050.html
http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/ByTheHair
http://whiteknightstudio.blogspot.com.br/2013/04/busting-caveman-myth.html
http://www.quora.com/Is-it-true-that-in-pre-historic-hunter-gatherer-tribes-men-went-hunting-while-women-stayed-at-home
https://en.wikipedia.org/wiki/Hunter-gatherer
http://www.ananda.org/clarity-magazine/2010/06/darwin-yuga-neanderthal/
http://thesocietypages.org/socimages/2014/08/08/caveman-courtship/

Matriarcal
http://hypescience.com/sociedades-em-que-as-mulheres-mandam/
http://mentalfloss.com/article/31274/6-modern-societies-where-women-literally-rule
http://metro.co.uk/2013/03/05/where-women-rule-the-world-matriarchal-communities-from-albania-to-china-3525234/
https://en.wikipedia.org/wiki/Matriarchy
http://www.crystalinks.com/matriarchal.html

História da Filosofia
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_philosophy
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates

Mito do Homem da Caverna vs. Reforço do Machismo vs. Estupro 
http://www.learningace.com/doc/7747452/57fbfeaf14a9814d8e4c9ebab4457fd4/article-1-caveman-masculinity-finding-an-ethnicity-in-evolutionary-science-martha-mccaughey
http://feminspire.com/debunking-the-caveman-excuse-why-rape-is-not-natural/

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

16 comentários

  1. O único comentário que posso fazer sobre este texto é :- obrigada por me permitir pensar, por fazer com que eu questione e reflita. Isso é bom, e sempre vou querer isso. Não é nem questão de concordar ou discordar, mas a possibilidade de pensar."

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, e tudo com fontes confiáveis, quero ver o otário que vai ter coragem de dizer que é tudo conspiração de pós-modernista.

    ResponderExcluir
  3. Dana, isso me lembrou um professor meu que tava aula passada mesmo dizendo que não tem paciência pra discutir com gente que diz que "sempre foi assim" como uma justificativa pra tdos os problemas que existem.

    Parece que a gente realmente não tem uma ideia certa da história. Sempre que falam sobre textos muito antigos eu fico com uma ideia de que aquilo não é nem um pouco original pq já passou pela interpretação e tradução de muita gente.

    Post muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! A gente traduz algo do inglês pra o português hoje em dia e não é confiável - o livro Todo Dia, por exemplo, apaga muito da identidade de gênero da pessoa protagonista (que não se define com gênero, é agender, ou genderfluid, ou algo assim) e na tradução fica parecendo um garoto. Sem a fonte original eu jamais poderia afirmar qual era a intenção do autor. Agora imagina com textos de 2 mil anos atrás que já foram repassados?

      Enquanto eu pesquisei sobre o texto encontrei sobre umas estátuas de corpo de mulher pequenininhas de (não tenho certeza, é um chute) 10 mil anos atrás, que são descrita como "vênus" e idolatrando a fertilidade porque tem peitos grandes. Pode ter sido uma criancinha tentando fazendo uma bonequinha imitando a mãe. Pode ser taaaaaaaaaaaaaanta coisa. Achei curioso que quem pesquisou decidiu associar justamente a isso.

      Excluir
  4. Dana, sou sua eterna fã mulher! Vc simplesmente conseguiu evoluir uma sementinha existente na minha cabeça a muuuuuito tempo. Muito obrigada por seus textos extremamente inspiradores, inteligentes e q me fazem pensar pra caramba e sair discutindo com todo mundo sobre tais assuntos e por ajudar a me tornar uma defensora dos direitos feministas e LGBT+ever. Tu é minha escritora favorita da contemporaneidade huahuahua <3. Muitiplica senhoooor.

    PS: I'm dazed and confused. Thank you.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário totalmente fez meu dia ontem <3 MUITO MUITO MUITO obrigada. E fico feliz que tenha te ajudado a refletir <3

      Excluir
  5. Normalmente não costumo comentar posts, mas mulher.... tu arrasou! kkkkkk
    Super concordo e super apoio. Amo História, passo horas do meu dia fazendo pesquisas e nada do que você disse é mentira ou sua teoria é inválida. Amei o que você escreveu, amei amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAH muito obrigada <3 e achei mais legal ainda que você pesquisa sobre esses assuntos xD

      Excluir
  6. GENTE ESSE TEXTO!!! Vou salvar e reler toda vez que precisar refletir sobre o assunto. <3

    Lembro de ter pensado nisso (talvez pela primeira vez) depois de ler um texto onde se falava mais ou menos que a história era escrita pelos vencedores/sobreviventes. Isso foi tão mind blowing pra mim, na época. Acho que foi daí que comecei a questionar tudo e a finalmente aceitar que, não é porque tá escrito, que obrigatoriamente é verdadeiro.

    Sem contar que, essa história contada pelo vencedor/sobrevivente, é a versão DA PESSOA da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim!!! é bem isso. e, tipo, a maior parte do que conhecemos como História foi escrito no máximo nos últimos 200 anos? É quando a maioria das carreiras de ~estudo~ sobre a humanidade como conhecemos hoje foram formadas (tipo, já existia e sempre existiu, mas de outras formas). quantos textos originais de coisas escrita mais de 200 anos atrás você leu? a gente lê livros que são versões da história de versões da história.

      e é muuuito fácil fazer pensar que foi sempre de uma determinado modo e usar isso pra justificar machismo ou outra merda qualquer.

      Excluir
  7. Me fez pensar... ainda acho que biologicamente falando faz mais sentido;; na idade das cavernas;; a macho sair para caçar/colher e a fêmea ficar abrigada cuidando dos filhotes.

    ResponderExcluir
  8. Meus Deuses, isso quer dizer que você tem 14 anos, ou tinha, não sei qual é a data do texto, escreve dessa forma super sucinta, interessante e articulada e está pensando sobre machismo, ideias patriarcais e história? Com 14 anos eu não tinha nem um cachorro para chamar de meu. kk
    Eu sou feminista, desde os demais treze anos comecei a ser e nunca fui de considerar que as mulheres são rebaixadas pelos homens, elas se deixam rebaixar por conta dos ideais machistas que carregam, então quando eu soube, já faz uns dois anos, que existe indícios que na época da caverna teria havido igualdade eu urrei, sim, fiz isso mesmo.
    E realmente essa sua colocação me fez pensar bastante nisso, novamente, não temos provas de quase nada, antigamente existia ainda menos, toda essa ideia machista de homem caçador e mulher dona de casa surgiu hoje, não naquele tempo e afinal ainda usamos o termo HOMEM das cavernas e é difícil usar outro(você usa e as pessoas não sabem do que ta falando), então sim, concordo muito contigo.
    Obrigado pelo texto e as colocações, continue estudando, continue contribuindo você vai ser o futuro dessa nação. ;)

    ResponderExcluir

Posts Populares