Adriana Araujo CCdiscussão

Quem tem medo de spoiler?

8.11.14Unknown


Olá, jovens! Hoje Elilyan e eu (Adriana) vamos falar sobre algo que muita gente odeia, muita gente não se importa de se deparar com um e gente que chega a procurar por ele: o spoiler. Quer saber como é a nossa relação com esse cara? Vem com a gente!

>>Odeio spoiler

Eu, Adriana, odeio spoiler por motivos óbvios de que eles estragam a graça da coisa toda. Sou total adepta do carrossel de emoções proporcionado por uma boa leitura/boa série/bom filme. Gosto de me surpreender, tomar sustos, chorar (sometimes, sou uma pessoa bem forte u.u), gargalhar, ficar com raiva, ficar incrédula, querer matar certos autores (alô, alô, George Martin), ficar voltando pra rever uma cena fofa que me fez sorrir, etc. Olha a quantidade de sensações que consegui listar e que eu perderia se ficasse sabendo antes o que vai acontecer. Pelo menos pra mim funciona dessa forma. Quando sei de um spoiler, na hora da cena reconheço que é a que eu já to sabendo e fico tipo: “ah tá, é agora”.

Mas eu nem sempre fui assim. Quando eu era bem mais nova, sempre lia a última página antes de ler o livro, e na época achava isso maneiríssimo. Mas ao longo da vida vi que não era legal. Mas o fato que me marcou com spoilers e me fez odiá-los é bem recente. Durante um tempo deixei de acompanhar minha série favorita da vida (Bones) e quando voltei uma coisa pela qual torci durante muito tempo finalmente tinha acontecido. E eu descobri isso num site e não vendo a cena. Isso foi frustrante demais pra mim. Fato semelhante aconteceu com The Walking Dead, pois meu irmão sempre assistia os episódios antes de mim e me contava quem ia morrer. Tudo isso me fez criar horror a spoiler.

Minha reação ao escapar de um spoiler

Hoje em dia nem curto as páginas das séries que gosto por medo. Quando entro num site em que os comentários ficam grudados no video eu tampo eles com a mão, porque sempre tem um infeliz que comenta. Dia desses vi um da 11ª temporada de Gray’s Anatomy, sendo que eu estou na 3ª. Se a série não fosse tão boa eu juro que teria desistido, porque o acontecimento que vi é bem divisor de águas. Agora, se você, amigo leitor, também tem horror a spoiler não me siga no Twitter, porque na hora da revolta, tristeza e das declarações de amor pelos personagens solto muitos spoilers, então corram de mim. XD 

>>> Amo spoiler

Não sei o porque das pessoas tem horror a spoilers. Na grande maioria das vezes spoilers não estragam a história, mas sim tornam tudo ainda mais interessante, como bem comprovaram os cientistas da Universidade da Califórnia. Saber o final não tira o prazer do telespectador/leitor. Ter conhecimento prévio de uma informação sobre um acontecimento importante não pode ser mais importante importante do que a própria história. Se a trama for de qualidade ela envolverá você independentemente se você sabe se o personagem tal irá morrer ou não.

O maior exemplo que uso para exemplificar como spoilers são irrelevantes é o filme Moulin Rouge. Se você já assistiu Moulin Rouge sabe logo no inicio que a Satine (Nicole Kidman) morre. Essa informação bombástica é dada pelo Christian (Ewan McGregor) logo nos primeiros cinco minutos do filme, mas a trama é tão envolvente que quando o final da história chega você leva um soco no estômago quando Satine morre. Por que eu e você choramos horrores se já sabíamos que ela morreria? Porque o spoiler é irrelevante. 

Acredito tão fielmente que são irrelevantes que muitas vezes peço para meus amigos me darem spoilers. Por exemplo, muito antes do Casamento Vermelho acontecer em Game of Thrones eu já sabia sobre ele mesmo sem ler o livro. Quando a série entrou em hiatus após a primeira temporada fui conversar com meu irmão (porque ele leu todos os livros e eu estava muito ansiosa para esperar a nova temporada) e ele me contou sobre o evento que abalou Westeros. Quando aconteceu o Casamento Vermelho confesso que não fiquei “OMG! Como isso pode acontecer?!”, pois já sabia do evento, mas mesmo assim fiquei animada, pois sei das implicações do evento para a trama. 

Recentemente recebi sem querer um tremendo spoiler sobre The Good Wife, foi tão gratuito que fiquei chateada, pensei até em reclamar no Twitter, mas sabe de uma coisa? Spoilers são irrelevantes se a trama é boa! No final com ou sem spoilers se a história for bem contada não importa se você sabe ou não os plots e reviravoltas antecipadamente. Se não concorda comigo, então me explica o por quê de você rever aquele filme/série ou reler aquele livro se já sabe como será o desenrolar da trama? Pense nisso. ;)

- adriana araujo e elilyan andrade

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. EU AMOOOOOOO SPOILER, ACHO QUE A EMOÇÃO DE LER/ VER NÃO DESAPARECER MESMO QUANDO VOCÊ JÁ SABE O QUE VAI ACONTECER.
    EU CATO SPOILER, MAS SOU A ANSIEDADE NA TERRA, TALVEZ SEJA POR ISSO...

    ResponderExcluir
  2. Eu já fui do Team Odeio Spoiler num nível quase absurdo, de entrar em pânico por qualquer mínimo detalhe. Continuo nesse time, mas estou mais controlado. Reconheço que alguns spoilers são inofensivos e que uns são mais importantes do que outrom além de que depende muito do que se trata o spoiler. Não pego um suspense se já tiverem me contado quem é o assassino. QUAL É A GRAÇA? Mas ler uma comédia romântica sabendo que o casal casa no final não é nada demais pra mim. Me desculpem os cientistas da Califórnia, mas não vale pra tudo não (e é muito pessoal também).

    Outra coisa é que eu imagino que (obviamente) não foi isso que o autor planejou para o leitor. Quer dizer, se ele achasse que a história seria melhor com o leitor sabendo algumas informações, ele mesmo teria contado.

    E, Elylian (Elilyan é a do Team Amo Spoilers, né?), nesse exemplo do Casamento Vermelho que você deu, não estragou a história (até pq, né, gigante, muitos spoilers pra estragar essa série por completo), mas você perdeu o fator "OMG" como mesmo disse. Quem leu sem saber, viveu essa emoção + a animação que você sentiu. Detesto spoiler não solicitado por isso, me tiram a opção de querer ou não viver tais surpresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas reparem em como fui capaz de escrever o nome da Elilyan de duas formas diferentes, uma ao lado da outra o.o

      Excluir
  3. Sinceramente acho que vocês deveriam colocar um aviso bem grande de "CUIDADO ESTE BLOG VICIA " #prontofalei
    Sobre os spoilers eu os AMO acho que quando o autor é bom não tem spoiler que acabe com a magia do momento, isso aconteceu comigo com John Green e A culpa é das estrelas, era tanto spoiler que eu torci o nariz pra ele até ganhar Quem é você Alaska *.* que me fez dar uma chance para a culpa é das estrelas e mesmo sabendo tudo que ia acontecer eu ri (muito), chorei (mais ainda) e ainda fiquei apreendida no final, por isso acho spoilers inofensivos. Team Elilyan o/

    ResponderExcluir

Posts Populares