a sombra do batman batman

Guia de Quadrinhos: Os Novos 52

7.9.12Dana Martins


O Guia de Quadrinhos esse mês vai virar um CCSexta! O que isso significa? Que a cada sexta de setembro nós vamos falar de quadrinhos/mangás e o que tiver pelo caminho aqui no ConversaCult. Acho que estava na hora de quebrar um pouco isso de apenas música/livros/filmes, né? Não subestime as histórias contadas com imagens, elas podem ser tão viciantes quanto um bom livro, ou filme, ou jogo. ou... tá, você já entendeu. Vamos para o primeiro dia!

O maior problema de todo mundo que sonha em ler história em quadrinho de super-heróis é por onde começar. Já dei umas dicas aqui no Guia de Quadrinhos do Homem-Aranha, mas ainda tem gente que não quer colocar as mãos na massa. E eu entendo, não é tão simples quanto ler um livro e conhecer toda a história de uma vez. Pelo jeito, a DC Comics também entende. 

O mundo dos quadrinhos vinha sofrendo com a perda de leitores e o maior problema é esse mesmo: o começo. E recomeçar algo sagrado é complicado. Imagina que alguém inventa de reescrever Harry Potter para atualizar (não!). É desse problema que surge Os Novos 52. 

Os Novos 52 é mais ou menos uma repaginada, ao mesmo tempo continuação das histórias antigas, mas com cara de início. Nenhuma dessas edições é sobre o super-herói virando super-herói, elas são momentos da rotina deles que introduzem a essência do personagem para quem chegou agora poder acompanhar.

A maior parte das mudanças não são grandes, porém, alguns acontecimentos são bem diferentes e... desnecessários. Um exemplo é a Barbara Gordon. Lá nos anos 80, em "A Piada Normal", o Coringa atirou na Batgirl, deixando-a paraplégica. Depois disso, a Barbara deixa a Batgirl para trás e vira o Oráculo. Nos Novos 52, o acidente aconteceu, sim, mas a Barbara volta a andar e ser a Batgirl.

Acho que essa é a chance que muita gente esperava (tipo eu). Não sei o que o leitores antigos acham, mas também o leitores antigos não precisam passar a conhecer os personagens. Depois que todo mundo entrar no clima vai ser mil vezes mais fácil encontrar as histórias antigas. Exemplo é o comentário acima do Paulo: ele provavelmente nem faria ideia do original se não tivesse começado a ler agora.

E como eu encontro para ler?

Uma das coisas que mais perturbou no primeiro número desses "Os Novos 52" que eu li, mesmo não tendo lido muitos, é que eles são mesmo uma introdução. "Oi, eu sou fulano, essa é a minha vida e você está no Disney Channel lendo a minha HQ". Aí imagina só pagar uns 6 reais (15 se for Batman) a cada vez que eu quiser ver isso de um personagem. 

Moça, me vê o prólogo do Batman também, por favor.
Mas a DC também pensou nisso. Durante esse ano ela está lançando compilação de 6 histórias juntas por uns 11 dólares (imagina uns 25 reais). O que é muito mais legal, eu espero. Se eu vou comprar uma história, que seja ela inteira ou pelo menos metade.

Já aqui no Brasil...


Os Novos 52 estão sendo lançados por aqui agora. Então é a hora certa para ler desde o início, como muita gente está aproveitando. A Panini Comics está colocando os novos aos poucos, em junho saíram 11 números (esses estando na edição 4, obviamente), em julho saíram mais 3 números e é provável todos. Os exemplares estão saindo como a Panini costuma fazer, compilando números de diversos personagens nas revistas mensais. O que aparece com o Flash na capa, por exemplo, vem também com o primeiro número do Arqueiro Verde e do Exterminador. Já o do Batman vem com vários títulos do próprio Batman (Aliás, tem Batman e A Sombra do Batman, esse segundo vem os números da Batwoman, Catwoman e outros). Eles são tipo um pack de prólogos, melhor do que ler só um.

E, se algum passar, como tá bem no início (número 3 ou 4) não é tão ruim pra comprar na internet. Para ver quais são e saber mais, é só ir na página da DC na Panini Comics e procurar pelos títulos com "Os Novos 52" do lado. Na descrição de cada número aparece quais histórias fazem parte (alguns só na segunda edição).

Recomendações da Equipe CC

Paulo: Quando eu soube que Os Novos 52 iam sair aqui, olhei logo a checklist para escolher quais comprar.  É que eu sempre tive vontade de ler quadrinhos, mas é  aquele problema clássico: você vai procurar algo legal e está na edição 94745748. Bom, acabou que no primeiro mês eu comprei somente A Sombra do Batman, que é muito bom. Esse reúne histórias do Batman & Robin e também de outros personagens que seguiram o legado do Batman, como o Nighwing, a Batgirl, a Batwoman (é o melhor da revista, sério!), o Batwing, além do Capuz Vermelho e os Foragidos e a Catwoman. Eu também me interessei no Universo DC, mas acabei não comprando porque não tinha certeza se ia gostar e se gostasse seria pior porque duas revistas de 14,90 por mês não dá. haha Em julho saiu Dark, que é uma reunião de histórias sombrias do universo DC (algo mais puxado para a Vertigo). Eu li e gostei de dois números incluídos (Eu, Vampiro e Ressurreição), mas ainda não sei vou continuar ou não.

Dana: Eu estou aqui só de intrometida, porque eu li só o início de poucos. Catwoman, Flash e Arqueiro verde. Eu estou querendo continuar, principalmente com esses de A Sombra do Batman e o Eu, Vampiro. Mas estou sem tempo. Comprei um do Lanterna Verde faz mais de um mês e eu ainda não conseguir ler - nem o meu do Deadpool (olha o quão sério é. Aliás, o do Deadpool não chegou nem ao 10 aqui no Brasil, sempre dá pra recuperar o tempo perdido. fikdik).
*Deadpool também é lançado pela Panini, mas é da Marvel. 

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. Hey, pessoal! Tudo bom com vocês? Espero que sim! :D

    Nunca tive o hábito de ler HQs de Heróis. Na minha cidade não vende (pra variar...) e não faz muito tempo que comecei a comprar pela internet. Ou seja, tirando as revistinhas da Turma da Mônica e alguns mangás (tipo NARUTO! O/), nunca li um HQ de verdade.
    Conheci Os Novos 52 num post do blog do Joshua, e até que achei interessante. O problema pra mim é que se eu gostasse (o que há grandes chances de acontecer) teria que acompanhar todo mês. E comprar HQs mensalmente + adquirir livros legais + arcar com o frete = não dá ):
    De qualquer forma, o post ficou ótimo e a ideia desse CCSexta é genial (: Quadrinhos e Mangás são super Cult, haha. E eu estou doido pra ver qual mangá vocês vão sugerir \o/

    Bom... Meu comentário hoje não foi muito produtivo ): Mas tudo bem né... kjdfghlkhg

    Enfim, parabéns pelo post (: Abraços o/



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quiser saber mais sobre o Universo DC, tenho um grupo no Whats app, e a ideia é tazer novas pessoasl, podemos tirar várias dúvidas, sei que muita gente encalha no Mutiverso. Enfim se você se interessar, é só chamar 83 9 99604803

      Excluir
  2. Haha, eu aproveitei essa nova onda da DC de Novos 52 - o que eu acho uma ideia genial pra quem não acompanhava os quadrinhos dos super heróis - e estou, atualmente, acompanhando Flash, Arqueiro Verde e Exterminador. A partir da edição 3 do Flash que comecei a gostar do enredo da "primeira" história dele... já do Green Arrow, quando li a edição 3, a história pareceu se perder, e no final do capítulo deixaram um gancho para outros dois vilões... não gostei muito disso. Outro caso igual a do Flash foi com o Deathstroke - Exterminador. A edição 1, eu gostei muito, a edição 2, a história ficou centrada em só MATAR, mas na edição 3, o enredo deu uma guinada e a história passou a fazer sentido. De todos os heróis acima que estou acompanhando, estou ansioso para edição 4, que chega nesse mês nas bancas. Sobre o preço, acho meio justo... as HQs da DC são mais baratas do que a da Marvel. DC é uns 5,90... já a Marvel é uns 6,50...

    Agora que estou começando a voltar a ler HQs, tô pensando em comprar alguma dos X-MEN ou Spider-Man... ainda estou pensando kkk. E agora que a Panini vai lançar HQs dos Tartarugas Ninjas, como fã deles, não posso deixar de comprar né, kkk.

    Adorei essa nova ideia de toda sexta fazer um guia de quadrinhos, acho que vai ser um dos meus quadros mais esperados do blog!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Também estou começando a ler os novos 52, mas prefiro comprar os encadernados, já li Flash Seguindo em frente, Shazam e a sociedade dos monstros e Aquaman as profundezas. Foram esses que eu achei pra comprar e que eu vi que continham os primeiros números de seus arcos. Eu queria ler os arcos de outros personagens a partir dos primeiros também, mas só encadernados, mas to com dificuldade de achar quais são os primeiros encadernados de cada personagem pelos novos 52. Poderia me dar uma dica?

    E parabéns pelo blog, acabo de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos! Os encadernados que você tá lendo são em português? Eu to por fora um pouco dos Novos 52, ainda mais no Brasil, mas posso te ajudar. Acabei de pesquisar aqui e você tá falando desse, né?

      http://www.universohq.com/noticias/panini-lancara-encadernados-flash-e-corporacao-batman/

      No site da Panini tem uma lista de títulos, você pode dar ctrl + F no teclado, escrever "Os novos 52" e ver quais são os títulos lançados.

      http://www.paninicomics.com.br/web/guest/dc/titulos

      Aí clicando no título abre a página com a ordem dos quadrinhos e, se tiver, o encadernado (vai estar estar escrito "capa dura" do lado) tipo o do flash:
      http://www.paninicomics.com.br/web/guest/titulos_detail?category_id=168745

      Pelo que eu vi, não são todos os títulos que tem e isso é recente, aqui uma notícia sobre:
      http://www.terrazero.com.br/2015/03/panini-anuncia-encadernado-para-2015/

      De qualquer forma, acho que pesquisando assim dá pra saber quais tem encadernado e a sequência (já que eles são dispostos na ordem cronológica). Além disso, dá pra ver a ordem até dos que não tem encadernado caso você queira comprar as edições avulso pra ler em sequência.

      É muita informação. Se ficou em dúvida alguma coisa, se quer ajuda com algum personagem específico ou qualquer outra coisa, pode pedir. :)

      Excluir
  4. Eu comprei Batgirl Renascimento volume 1 (da panini) e descobri que tinha outro Batgirl que era volume 1, mas era Batgirl e As Aves de Rapina volume 1, e fiquei na dúvida qual era pra ler primeiro ou se segue a mesma linha, etc. Alguém pode me dizer? Estou muito perdida.

    ResponderExcluir

Posts Populares