assexualidade bissexualidade

LGBTQ+

28.6.18Jota Albuquerque


O que eu sempre percebo na internet é uma busca por conhecimento, especialmente dentro da comunidade LGBTQ+ que nem sempre sabe o significado da maior parte das siglas e foi daí que surgiu a ideia para esse texto. Fazer uma lista com siglas e explicando o que significa. Então partiu!

Vou começar pelas que são mais conhecidas (pode parecer óbvio pra quem já sabe, mas tem gente que não sabe ou entende mesmo, então é importante ir pela base e ir indo pro topo):

- G: Gay. Homem que se atrai por homens.

- L: Lésbica. Mulher que se atrai por mulheres.

- B: Bissexual ou Bigênero. Bissexual é o indivíduo que geralmente se atrai por dois gêneros. Bigênero é quem se identifica com dois gêneros.

- T: Transgênero ou Transexual ou Travesti. Transgênero é alguém que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento. Transexual é alguém que fez a cirurgia de redesignação sexual (aqui no Brasil as pessoas costumam usar o termo Transexual pra quem é Transgênero, mas lá fora preferem separar os termos justamente por não serem a mesma coisa). Travesti... eu prefiro não dar uma definição, já que eu não sei e não quero ofender alguém.

- Q: Queer ou Questioning. Queer é uma palavra americana que antigamente usavam (ainda costuma ser usada) como xingamento, como "bicha", mas a comunidade LGBTQ se apropriou tirando o significado pejorativo e usando para se referir a qualquer um que não fosse um heterossexual cisgênero. Questioning é alguém que está se questionando, seja sobre identidade de gênero ou atração.

- I: Intersex. É alguém com uma anatomia reprodutiva/sexual que não se encaixa na definição típica de sexo masculino ou feminino.

- A: Assexual (ace) ou Arromântico (aro). Assexual é uma pessoa que não sente atração sexual. Arromântico é quem não sente atração romântica.

- P: Pansexual ou Polissexual. Pansexual é alguém que se atrai pelas pessoas independente do gênero, enquanto o polissexual se atrai por vários gêneros, mas não todos.

- D: Demissexual. Pessoa que se atrai sexualmente somente após desenvolver um vínculo com alguém.

- NB: Não-binário. Pessoa que não se identifica 100% homem ou 100% mulher, que pode ou não transitar entre os gêneros binários.

- S: Skoliosexual ou Sexualidade Fluída. Skoliosexual só se atrai por não-binários. E Sexualidade Fluída é alguém cuja sexualidade (obviamente oODKSOKD) flui.

- G: Gênero-Fluído ou Gray-a. Alguém de Gênero-Fluído (obviamente) flui entre gêneros. Alguém Gray-a a Bells explica.

- D (de novo porque achei melhor separar): Demiboy ou Demigirl. Demiboy é alguém que se identifica parcialmente como garoto. Demigirl é alguém que se identifica parcialmente como garota.

Existem outras siglas, mas minhas memórias e pesquisas somente me levaram à essas. Espero que possa ter esclarecido e explicado um pouco para não ter desculpa de continuar na ignorância.




TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Bissexual é quem se atrai por dois ou mais gêneros, que não necessariamente precisam ser binários*

    Pansexual é quem sente atração por todos os gêneros OU independente de gênero ou orientação sexual, podendo ou não ter preferência(s)*

    :)

    ResponderExcluir

Posts Populares