atração romântica atração sexual

Atração Sexual não é a mesma coisa que Atração Romântica.

1.8.17Jota Albuquerque


Ultimamente eu venho me questionando muito, são milhares de dúvidas e coisas novas que eu já sabia, mas vivenciar é diferente, se questionar é diferente e abre seus olhos.

Às vezes na internet eu vejo as pessoas falando: "Ser gay, é você amar alguém do mesmo gênero, é você se atrair por esse alguém, é você... (continua, mas isso é só um exemplo, então continuemos)", e se eu te falar que isso, na verdade não esta muito certo?

Atração sexual, como a Bells já explicou neste post, 'é um impulso, uma necessidade de se envolver de forma sexual com alguém. Não tá só na ordem do pensamento, tipo "uhn, eu transaria com fulano", mas também é algo físico.".


Particularmente, para mim, atração sexual se diz em relação a quem eu sinto uma certa coisa física que pode ou não ter envolvimento emocional (seja romântico, ou não). Quanto a isso, eu sei o que sou, gay. Quando se trata de atração sexual, eu sou um cara que gosta de caras... Mas e quanto a minha atração romântica/romancismo (como alguns chamam)?

Veja, atração romântica e sexual não tem, necessariamente, uma correlação. Se você ficou confuso, aqui alguns exemplos:
  • Você pode ser heterossexual, mas homorromântico. Por exemplo: você é um cara, e só se atrai por mulheres, mas percebeu que só se apaixona por homens. ;)
  • Ou você é panssexual, porém, só se apaixona por homens e mulheres = birromântico.
Esses são um dos exemplos, mas entenda, isso não quer dizer que você não pode ser homossexual e homorromântico. A sexualidade e romancismo são complexos, existem milhares de 'combinações' e isso é completamente humano.


Quando se trata de atração romântica, o conceito só muda para 'por quem você ama/se apaixona'.

Confuso quando é assim, avulso né? Mas veja isso:

Homo: aquele que se atrai por quem é do mesmo gênero. / aquele que se apaixona (ama) alguém do mesmo gênero.

Bi: Aquele que se atrai por dois (talvez mais) gêneros. / aquele que se apaixona (ama) por dois (talvez mais) gêneros.

Pan: Aquele que se atrai por todos/independente do gênero. / aquele que se apaixona (ama) todos/independente do gênero.

Poli: Aquele que se atrai por vários, mas não todos, os gêneros. / aquele que se apaixona (ama) vários, mas não todos os gêneros.

Skolio: Aquele que se atrai somente por não-bináries. / aquele que se apaixona (ama) somente não-bináries.

Ace/Arromântico: Aquele que não vivencia atração sexual. / aquele que não sente atração romântica.

Isso obviamente se aplica às outras sexualidades.

Se meu headcanon for certo: Magnus seria pansexual e birromântico. <3

Eu, alguns anos atrás, vi a história de uma garota que é arromântica e heterossexual e ela contava que, antes de se descobrir ela não estava entendendo porque não conseguia desenvolver sentimentos mais profundos de amor romântico pelo namorado e isso a estava deixando insana e preocupada. Não sei como se desenrolou o namoro dela, mas sei que ela havia conversado com o namorado sobre isso.

Teve um outro caso que eu li, dessa vez no tumblr e um pouco mais recente, em que a pessoa é, sexualmente falando, demissexual - ou seja: só se atrai sexualmente se tiver envolvimento emocional - e se descobriu panromântica. Sei que a pessoa estava confusa e preocupada em como explicar isso para a família, se fosse contar para eles. A pessoa do blog a respondeu e falou que ela não precisava se preocupar com isso, se não estivesse a vontade, ela não era obrigada a nada.

Conforme os anos se passaram, eu vim descobrindo mais e entendendo mais das pessoas ao meu redor e de quem eu viria a conhecer, e desde que voltei a pensar no tempo que eu 'gostei' de uma garota, ainda me questiono se era mesmo uma forma de me enganar para não assumir minha sexualidade, ou talvez eu gostasse mesmo dela. E em uma conversa com um amigo meu, eu falei que talvez eu também em interessasse por pessoas nbs. E meu amigo disse: "talvez você seja polirromântico". E é, talvez eu seja, talvez não, literalmente, só minhas pesquisas, auto-conhecimento e tempo dirão.

Acharam que eu não falaria/citaria Destiel esse mês, né? Iludidos... Enfim, eu acredito que o Dean seja birromântico, enquanto o Castiel é assexual e panrromântico.

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

15 comentários

  1. Achei meio muito ruim o modo como ressaltam que apaixonar = amar, porque invisibiliza outras formas de amor e reforça aquela imagem de que "amor romântico é a única forma de amor válida". Tirando isso, é um bom artigo para explicar para o povo sobre as diferenças entre atração sexual e atração romântica, bem didático.

    E siiim, Dean birromântico é um headcanon que eu tenho para a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Então, veja que quando eu disse apaixonar = amar, é só no sentido de amor romântico, não de amor por amigos/etc.

      Que bom que gostou do texto, fico feliz. E SIM! DEAN BIRROMÂNTICO NÃO SÓ É HEADCANON COMO TÃO ÓBVIO NA SÉRIE SCRR #MeuCurassawn

      Excluir
    2. (Mesmo anônimo, com preguiça de registrar) ATÉ EU QUE SOU QUOIRROMÂNTICA VEJO ISSO, PLMDDS

      Excluir
  2. Senhor! Socorro! !! Entendi vários nadas hahahhaha.
    alguém me explica? Por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Então, atração sexual não tem (necessariamente) correlação com a atração romântica. Você pode ser homosexual, mas birromântico. Ou seja: você sendo um cara pode se atrair somente por caras, mas se apaixonar por homens e mulheres.

      Espero que tenha ficado claro. :)

      Excluir
    2. Então, entendi um pouco isso. Acho que como tenho pouco conhecimento do assunto fiquei MUITO perdida com tantas definições diferentes. Cheguei ao blog por acaso lendo sobre livros, e como gosto de entender o mundo LGBTQI+ (ou sei lá qual seja a sigla correta atualmente) fui ler esse texto aqui e fiquei muito perdida com os conceitos.
      mas acho que aos poucos vou entendendo... obrigada por explicar

      Excluir
    3. Não tem de quê. A sigla pode ser LGBTQ ou LGBTQ+, fica a sua escolha de adicionar outras siglas, hoje se adiciona o Q ou o +, ou os dois, porque se tem conhecimento que vai além de LGBT.

      Qualquer dúvida só surgir aí em algum dos meus textos <3

      Excluir
  3. Olá, eu acabei de ler o seu blog mas ainda fiquei em dúvida onde eu me encaixo. No meu caso, normalmente sinto atração sexual por homens mas nunca tive alguma atração romântica, ou seja, eu sou o contrário de demisexual? Isso existe ou estou a fazer confusão?

    ResponderExcluir
  4. alguem me ajuda,eu não gosto de sexo,com ninguém,mas eu sinto atração romântica por homens e mulheres,o que eu sou?

    ResponderExcluir
  5. ola me ajude por favor, eu sinto atração sexual por homens mas nunca me apaixonei por eles somente sexo mas me apaixono só por mulheres. gosto de ser passivo com eles mas ativo com elas me explique isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela explicou que vc poďe ter atração sexual pelos 2 de romântica por 1. Bixxesual heteroromantico/homorromantico

      Excluir
  6. oie, me ajudem por favor: eu sinto atração afetiva/amorosa/romântica por ambos os gêneros e sinto atração sexual por homens (digo, eu só me sinto afetivamente atraída por mulheres, já por homens é afetiva e sexualmente). onde eu me encaixo?

    ResponderExcluir

Posts Populares