CCdiscussão CCFilmes

Mulher Maravilha não é a minha heroína, é a única que me deram

14.4.17Dana Martins


Eu amo a Mulher Maravilha, eu amo o conceito por trás dela e a história das amazonas, amo como isso pode ser explorado em histórias - mas esse também é um amor que eu tive que lutar pra ter. Na verdade, ela nem é a minha personagem preferida, ela não é aquela que me deixa louca de AAAAAAH EU QUERO. E por um longo período, eu nem gostava dela. Isso foi sempre algo que eu senti e até hoje eu não tinha entendido a razão.

Acho que tem um motivo pra eu nunca ter gostado da Mulher Maravilha. Ela é tipo "yey, legal, ok", mas a questão é que se você é mulher, não tem isso. Nem de briga de marvel vs. dc nem nada. No universo inteiro de super-heróis você só tem ela.

É tipo..

Homem: batman, super-homem, flash, homem-aranha, capitão américa, thor, hulk, homem de ferro
Mulher: mulher maravilha

Em qualquer discussão de super-herói, crescendo e brincando, em se fantasiar, em roupa pra comprar - era só ela. E existe essa pressão pra, como mulher, você gostar e se identificar como ela. É tipo quando criança brincava de Power Rangers - todas as garotas tinham que escolher entre Rosa e Amarelo, foda-se a sua personalidade, foda-se seu personagem preferido. Você como mulher em primeiro lugar tem que se identificar pelo seu gênero e, normalmente, só tem uma opção.

É como se alguém chegasse e AQUI TODAS AS OPORTUNIDADES E OPÇÕES, ESCOLHAM, pera, você não, você tem que ser exatamente assim. 

E no caso específico da Mulher Maravilha, que usa sainha, sempre teve aquela coisa de "menininha" e roupas com estrelinhas brilhantes. Mulher Maravilha, a mulher "MARAVILHOSA". A maioria das pessoas nem conhece a Diana ou a história dela, a única característica popular dela é: ser mulher. Mas um tipo bem específico de mulher, com o qual eu nunca me identifiquei.

Então tipo eu nunca tive opção de escolher a Mulher Maravilha como minha heroína, simplesmente foi a que jogaram pra mim, por eu ser mulher, e eu tinha que gostar ou foda-se. Minha vida toda eu me identifiquei mais como homem-aranha, amei homem-aranha. Vai se fantasiar? MULHER MARAVILHA. 

E pior que que ainda mais sendo uma garota gorda, eu vestida de Mulher Maravilha vira piada. 

Inclusive, comentei isso com o João e ele me mandou um painel de uma história onde o Coringa faz uma versão "triste/deturpada" da Liga de Justiça e olha aqui:



Mulher Maravilha também é a personagem que homem adora se vestir no carnaval, pra fazer piada de mulher. Porque ser mulher é uma fantasia ridícula. 

Acho isso não só interessante pelo fato de que, como mulher, eu comecei a rejeitar a Mulher Maravilha por ela representar valores e ideais femininos (normalmente criado por homens rs) que tentavam impor sobre mim. É aquela mentalidade de "não sou igual as outra garotas" ou "não gosto de rosa", porque você como mulher cresce sendo obrigado a se limitar e gostar disso e, quando você é diferente, você começa a rejeitar isso. (o que leva a perpetuar rejeição e desvalorização do que é feminino)

Mas também acho isso interessante porque, de certo modo, isso representa muito do que é crescer sendo mulher. Você cresce sendo obrigada a ser encaixar num ideal específico e foda-se se você não se encaixa nisso. Na verdade, foda-se você, porque você só se fode por ser diferente. 

Hoje eu reconheço que a Mulher Maravilha é foda e uma referência como mulher pra mim (apesar de que ainda não vou vestir essa roupinha vlw flw), mas ela não deveria ser a nossa única opção.



OBS: 
EU SEI QUE EXISTEM OUTRAS MULHERES SUPER-HEROÍNAS PLMDDS. Mas vamos ser sinceros: cita uma - uma - mulher no nível dos super-heróis mais grandiosos na cultura popular. Não tô falando de detalhe de ser mais poderoso como característica de personagem nos quadrinhos. Tô falando de popular, de grandioso, de celebrado. 

A única série popular que tem mais mulheres relevantes -> no mesmo nível dos homens <- é X-Men, e ainda assim é a Jean Grey e a Tempestade e os poderes delas se encaixam naquilo que a Eleanor fala em Eleanor & Parksde "poderes mentais". Ainda é um tipo de mulher. E a nossa geração recente é pior ainda. Os novos X-Men? Só a Mística, e ela ainda é inferior a Xavier/Magneto. Vingadores? Nenhuma. E não ouse nem falar Viúva Negra porque ela não é um dos 4 principais, nem tão poderosa e nem tem filme. No dia que ela tiver 3 filmes sobre ela a gente conversa. Os Defensores? Só Jessica Jones. Guardiões da Galáxia? Só a Gamora. Quarteto Fantástico? Mulher Invisível. Liga da Justiça? :) (Star Wars? Rey! Rogue One? Jyn! - a gente continua preso no 1 mulher, pelo menos elas são protagonistas) 

A gente tem melhorado um pouquinho de nada a situação de pelo menos conhecer mais mulheres super-heroínas. Mas não muda o fato de que, na maior parte do tempo, nós ainda estamos presos a só uma mulher. A não ser que a gente aceite ser rebaixado em relação a homem, aí tem várias.



TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Sinto exatamente o mesmo. O personagem que mais me identifico é o Batman, e recentemente me perguntei porque não achei nenhuma -ate agora, estou explorando as HQs com cuidado- super heroína com a qual eu me identifique. Adoro a Mulher Maravilha, mas porque ela transmite a mensagem essencial para todas as mulheres. A questão era porque as outras garotas e ate mesmo eu não me identificava com outras? Arrisco dizer que se deve ao fato de que as outras super heroínas só estão sendo exploradas agora, diferente da Mulher Maravilha que tem destaque desde sempre. Existem diversos ícones femininos no mundo dos heróis além da nossa Princesa Amazona, como por exemplo a Batgirl, Supergirl, Zatanna, Canário Negro, Caçadora, Vixen, Gelo, Fogo, Godiva, Mulher Gavião etc... e espero que depois desse filme da Mulher Maravilha, venham outros de super heroínas, para que elas ganhem seu devido destaque, para que possamos explorar as suas personalidades e finalmente possamos escolher qual heroínas gostaremos de ser.

    ResponderExcluir

Posts Populares