CBS CCSéries

Iniciação: Survivor

10.4.17Colaboradores CC



Oi, meu nome é Felipe, eu sou viciado em Survivor e, como embaixador autoproclamado do reality show no Brasil, vim aqui espalhar a palavra. RECEBAM COM ALEGRIA.


GENTE.

SURVIVOR.

Eu fico besta em como um programa de TV consegue ter tudo de bom e mexer tanto com os meus sentimentos e a minha sanidade mental. No país do futebol, Survivor é o meu futebol. Eu VIBRO, GRITO e literalmente BERRO, além de ficar assistindo o mesmo episódio várias vezes até conseguir assimilar o tão bom que é.

Eu sou todos esses ao mesmo tempo no final dos episódios

DO QUE SE TRATA, FELIPE?

Survivor é um reality show americano, uma competição que vale um milhão de dólares para o vencedor, porém, é o jogo mais difícil do mundo.



Pessoas (até 20 participantes, varia de temporada para temporada) são confinadas num local exótico no meio da natureza e precisam sobreviver por 39 dias. De tempos em tempos, os participantes mandam alguém pra casa por meio de votação.

Ok, não parece nada demais, e você provavelmente sabe da existência de uma dúzia de realities assim, mas, ah, meu filho, esse é só o básico de Survivor.

CENÁRIOS

Survivor já foi para vários lugares do mundo. China, Cambodia, Fiji, Tailândia, África, Austrália e, inclusive, duas vezes no Brasil (Tocantins e Amazônia). Entre outros! Eu acho as paisagens incríveis, sempre um lugar pitoresco, com praias, animais diferentes, cenas no mar e vistas maravilhosas.

TRIBOS 

Os participantes são separados em tribos (geralmente duas ou três), que competem entre si. Em muitas temporadas, as pessoas são apenas organizadas de forma aleatória nas tribos, mas em algumas há um motivo para elas estarem ali. Já vimos as tribos divididas em etnia, já rolou embate de gerações (Millennials Vs Geração X), homens Vs mulheres, já vimos os participantes tendo que enfrentar pessoas que amam, participantes separados de acordo com o estilo de vida e carreira profissional! Cada temporada traz um plot diferente e o programa sempre se renova.

DESAFIOS

As tribos se enfrentam em desafios físicos que envolvem um monte de habilidades. Trabalho em equipe, nadar, correr, equilíbrio, carregar peso, desatar nós, pontaria, quebra-cabeças que a gente nunca viu na vida, entre outras. Eu MORRO com os desafios de luta e quando a galera tem que entrar na lama. É uma agonia assistir e torcer pela sua tribo favorita.






O JOGO

A regra é simples: A tribo que perde o desafio de imunidade precisa eliminar um integrante. AÍ É QUE A COISA FICA DOIDA. A gente nunca sabe quem vai pra casa.

Acontece muito de rolar o pensamento "Bom, vamos eliminar as pessoas fisicamente mais fracas", mas, com o Conselho Tribal se aproximando, a paranoia toma conta. Às vezes, a pessoa fraca tem um jogo social maravilhoso e faz todo mundo gostar dela. Tem gente que começa a querer mandar em todo mundo, galera se irrita e manda pra casa. Tem gente que parece estar escondendo alguma coisa, tem gente que parece muito sorrateiro, às vezes eles optam por eliminar a pessoa MAIS FORTE pra evitar problemas no futuro... É uma doideira. As pessoas fazem alianças entre si tentando manter o maior número de pessoas nelas, mas sempre tem gente jogando dos dois lados, prometendo lealdade a todos, mudando de lado... A GENTE NUNCA SABE. 80% das vezes, a gente fica com a cara no chão quando anunciam o nome do eliminado.

NOSSA CARA NO CHÃO


CONSELHO TRIBAL (Tribal Council)

 Até o apresentador Jeff Probst pira no tribal council

É quando a tribo derrotada senta bonitinha para votar, mas, antes, o apresentador bate um papo sobre tudo o que os levou até ali. E, cara, o Jeff Probst faz as perguntas certas. Ele não deixa NADA passar e joga muita lenha na fogueira.

- Então, Fulano, você foi um desastre na prova de hoje, acha que vão te eliminar por isso?

- Fulana, você não acha que há uma grande possibilidade da Ciclana mudar de lado e você ir pra casa hoje? 

Coisas assim. As pessoas acabam falando mais do que devem, vários planos já foram expostos, acontecem bate-bocas respeitosos e momentos hilários. É uma delícia de assistir! A gente NERVOSO porque nosso favorito está na berlinda, mas sem conseguir desgrudar os olhos, torcendo muito para que o jogo vire. E às vezes vira mesmo. Mas, até quando nosso favorito toma uma blindside, a gente reconhece que aquilo é GOOD TV.


Blindsides são tão divertidas!
TOMA UMA BLINDSIDE NA CARA

De vez em quando aparece um bicho no conselho tribal 
pra lembrar que ali é mesmo uma selva

(Blindside é quando a pessoa tá crente que vai permanecer no jogo e é eliminada de surpresa. Acontece MUITO)


ÍDOLOS DE IMUNIDADE (Immunity Idol)

Os ídolos só foram aparecer em Survivor muitas temporadas depois do início e modificaram para melhor um jogo que já era bom. Os ídolos são objetos especiais escondidos pelos acampamentos das tribos. Vez ou outra surge uma pista sobre o ídolo de imunidade e os participantes precisam se esforçar para encontrar. Pode estar enterrado, na água, no alto de uma árvore, no meio de um desafio (Sim!!!) e bem ali na cara de todo mundo, de um jeito que a pessoa tem que dar o jeito dela de pegar sem ninguém ver.

O ídolo é MUITO importante porque, se você usá-lo num Conselho Tribal, nenhum voto contra você contará! E o ídolo é usado DEPOIS que todo mundo já votou, mas ANTES do eliminado ser anunciado. Daí que todo mundo fica crente que finalmente vai conseguir eliminar uma pessoa e, PLAH, a pessoa revela que tem o ídolo e nenhum voto conta! Aí sai quem foi o segundo mais votado, que geralmente é quem a pessoa que usou o ídolo votou. RISOS.





O ídolo traz várias questões. Você pode virar um alvo se pessoas souberem que você o tem. Você pode usá-lo para ganhar a confiança da sua aliança contando para eles. Mas como saber quando usar? E se você usar à toa quando ninguém votou em você? DILEMAS. Já aconteceu várias vezes de pessoas se sentirem tão seguras que, BLINDSIDE, foram para casa com o ídolo no bolso.


FUSÃO (Merge)

Chega uma hora em que mais ou menos metade dos participantes já foram eliminados, então é a hora da merge, que é quando as tribos se unem e viram uma só. A partir de então, é cada um por si. Os desafios são individuais e quem vencer ganha imunidade. Os demais podem ser votados no Conselho Tribal.

O esplendor na face de quem venceu o desafio de imunidade 
e sabe que não vai pra casa hoje

A merge é uma COISA, porque o jogo muda demais. Antes você queria deixar sua tribo forte e eliminar os elos fracos, mas agora você quer que os mais fortes sejam eliminados, para que você possa superá-los! Além disso, fica aquele dilema: As tribos continuam unidas? Vale a pena mudar de lado e trair minha ex-tribo? E esse cara irritante da minha tribo que eu sempre quis eliminar, mas não podia? E agora? Tudo vira uma disputa de eliminar quem eles acham que são as maiores ameaças e de estar sempre do lado da aliança com mais gente. Mas isso muda a cada episódio.


O JÚRI

Talvez você esteja se perguntando: Ok, as tribos eliminam integrantes, na merge é cada um por si, mas como escolhem o vencedor? Sobram duas pessoas e elas fazem como? O público vota?

Essa é a coisa principal que faz Survivor ser o jogo mais difícil e interessante de todos. O público não se mete. Quem decide quem é o vencedor são... OS PARTICIPANTES ELIMINADOS. Não todos, mas os que chegaram até a merge. Após a merge, quando um participante é eliminado, ele entra para o Júri. O Júri ressurge das cinzas para assistir de camarote todos os conselhos tribais e olhar na cara daqueles que os eliminaram. Daí, no conselho tribal final, o Júri vota e escolhe o vencedor.

OU SEJA, na merge, além de eliminar seus adversários, você precisa fazer de um jeito que eles RESPEITEM você. Não adianta esculhambar com todo mundo pra no final você ganhar 0 votos porque todos te odeiam.

"VOCÊ ME ELIMINOU, toma aqui um milhão de dólares". É isso o que você quer Hahahahah

Quando o Júri vibra com você
Esse dia foi TOP

Mas ninguém valoriza quem não faz nenhuma jogada decente. Se você só ficar na aba de alguém e ser arrastado até a final, vão fazer chacota de você. 0 votos. Aliás, essa é uma estratégia bem comum: Eliminar os bons jogadores e levar para a final quem você sabe que não fez nada que preste e todos desprezam.

ISSO NÃO É MARAVILHOSO? *-------*

Por conta disso, Survivor é um jogo bem democrático e exigente. É físico, estratégico e social. Principalmente social. Não importa muito se você é homem, mulher, alto, baixo, velho, jovem, gordo ou magro, o importante é fazer boas jogadas e se esquivar dos tiros com elegância.

"Fui derrotado por uma garota" 
Nada mais comum, amigo


TEMPORADAS ESPECIAIS

Survivor está na 34ª temporada e já tem mais duas garantidas. Ao longo de todos esses anos, já surgiram várias edições especiais com ex-participantes. All-Stars, com os participantes mais populares; Fans Vs Favorites, em que viciados em Survivor enfrentaram seus participantes prediletos; Heroes Vs Villains, temporada ICÔNICA que separou em tribos os bonzinhos e os jogadores mais diabólicos; entre outras. Essas temporadas são INCRÍVEIS, porque a galera retornante é muito mais esperta. ALTAS JOGADAS.

 Um momento para apreciar a BRIGADA DAS VIÚVAS NEGRAS
A melhor aliança que já pisou nesse reality show

Alguns vencedores já voltaram para jogar, tem gente que está jogando pela QUARTA VEZ de tão popular que se tornou. Além disso, o grande feito histórico é de uma pessoa que venceu o jogo nas duas vezes que participou (não disse quem).

***

UFAAAAAAAAAA! Enfim, vale muito a pena.

Se você tem interesse em assistir VAMOS SER BFFS E COMENTAR, eu fiz um roteiro sobre como assistir e por onde começar sem ter que assistir TODAS as temporadas.

VEM QUE É SUCESSO!


Sobre o autor: Felipe Fagundes. Tenho 20 e poucos anos e atualmente posto textos bem humorados e sobre coisas positivas no meu blog mais recente, o Não Sei Lidar. Pessoas são incríveis quando acreditam em si mesmas, e essa é uma verdade que adoro quando enxergam, por isso falo sobre aceitação, empatia, vulnerabilidade e amor-próprio em tudo o que escrevo. Moro no Twitter (@felipe_fgnds).

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. ué que temporada tem DOZE participantes? Tá errado issaê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Falha minha! Tava jurando que as primeiras temporadas tinham menos participantes. Corrigi! Obrigado.

      Excluir
  2. 12 participantes só se for o No Limite -QQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem capaz de eu ter confundido por causa do No Limite mesmo /o\

      Excluir

Posts Populares