bbb CCSociedade

12+ Coisas pra dizer quando tentam culpar a vítima por não denunciar o agressor

12.4.17Dana Martins


Com o caso da Emilly e do Marcos no BBB, todo mundo tá falando de relacionamento abusivo. E aí a linda da Velani veio falar comigo no twitter perguntando o que dizer pra quem fala que vítima que não denuncia agressor tinha que ser condenada pela mídia também e decidi compartilhar aqui a minha resposta. Se você sabe o que é melhor dizer, compartilhe aqui também!


1. vítima normalmente não denuncia porque é condenada, às vezes até mais, que o agressor, que é o que essa pessoa tá fazendo quando diz que a culpa é dela

2. se eduque e ajude os outros a reconhecer abuso



3. Basta meio segundo na tag #EuViviUmRelacionamentoAbusivo no twitter pra entender que é muito comum vítima de relacionamento abusivo não reconhecer o problema





4. E NÃO RECONHECER NÃO É CULPA DELA. É UM SINTOMA DO ABUSO. QUERER CONDENAR A PESSOA POR ISSO SÓ CONTRIBUI PRA ELA SE SENTIR CULPADA PELO PRÓPRIO ABUSO


5. Só pra deixar claro: dizer que a vítima deveria ser condenada é dizer que ela TEM CULPA do próprio abuso

6. Culpar a vítima é contribuir pra ela (e outras) continuar sendo abusada

7. Abuso não é só agressão física

8. Relacionamento abusivo é construído gradualmente 

É como aquela metáfora de matar o sapo na água fervendo. Se você joga o sapo na água já quente, ele pula fora, mas se você coloca na água fria e vai fervendo aos poucos, quando passa do limite, ele não tem mais força pra pular fora e acaba morrendo. Quando o relacionamento abusivo passa do limite a ponto de alertar os outros, a pessoa sofrendo normalmente já está presa do ciclo.

9. Leia relatos de pessoas que viveram abuso e compartilhe

Sério, a pessoa que culpa a vítima é porque não tem conhecimento. Então humanizar o caso e mostrar que gente comum ao nosso redor tá sofrendo com isso é importante. Outra coisa indicada é através de filmes, séries, documentários.

10. Pessoas com boa intenção e "gente boa" também são capazes de abusar

11. "Mas não tem desculpa pra ela não saber que é um abuso agora que tão falando"

Usa o caso da Emilly no BBB. Se os chefões da Globo com o abuso transmitido em rede nacional e sendo apontado incessantemente na internet, não agiram na hora e precisou a polícia ir até lá, é porque não é tão fácil assim reconhecer o abuso. Agora imagina a pessoa que sofre???

12. O que que você ganha dizendo que não tem desculpa ela não saber?

Sério, pergunta isso pra pessoa. O que que você ganha dizendo isso? Qual o seu ponto? Qual seu objetivo falando isso? Dizer que o agressor então não merece ser responsabilizado? Que ela não precisa do tratamento apropriado sofrido por uma vítima? Que que você ganha dizendo isso? "ah, se nem ela quer, então não vou ajudar" - O que isso contribui pra resolver o problema de abuso? Em nada, só livra a sua consciência quando você não sabe o que fazer.



Enfim, esse é o básico. Vou deixar aqui o resto do meu texto completo onde eu desenvolvo alguns tópicos:

Uma das maiores razões pra relacionamento abusivo acontecer é justamente que ninguém tem muita noção do que é relacionamento abusivo. A gente também aprende a perdoar comportamento abusivo de homem, e é muito difícil reconhecer isso acontecendo com a gente.

Basicamente: é lógico que seria melhor se ela denunciasse, mas parte do abuso envolve não reconhecer o abuso e fazer a própria pessoa achar que merece ou, que quis aquilo. Afinal, por que ela não saiu?

LITERALMENTE ESSA É A MAIOR QUESTÃO DO ABUSO. A PESSOA FICA PRESA NUM CICLO ABUSIVO E NÃO CONSEGUE SAIR, OU RECONHECER, E O MUNDO INTEIRO DIZ QUE É CULPA DELA NÃO TER SAÍDO E ELA COMEÇA A FICAR PERDIDA PORQUE... POR QUE ELA NÃO SAIU? TALVEZ ELA GOSTE!! TALVEZ ELA MEREÇA!! TALVEZ TENHA ALGO ERRADO COM ELA!!! -> VOLTA PRA O RELACIONAMENTO ABUSIVO

ou seja:

Pessoas não denunciam abuso justamente por causa de gente como essa pessoa que corre em condenar a vítima, mas não para 1 segundo pra entender como relacionamento abusivo acontece ou refletir como dar suporte ao problema em nível humano

Tem que entender que pra vítima de abuso, pelo menos mulher sendo abusada por homem, denunciar não é apenas "se livrar do agressor" ou "fazer justiça", é ter que encarar também outras formas de violência, como pessoas próximas ou gente na rua ou autoridades julgando o que ela faz, condenando, invalidando. PORQUE O MUNDO NÃO É JUSTO E TRATA ABUSO COMO NORMAL.

Imagina a mulher que não sabe nem o que é abuso, ouvindo coisa tipo "ela estragou o big brother" ou "a chance dele" com essa "merda", ainda mais que ela não teve a menor participação no processo de denunciar e nem fazia ideia do que tava acontecendo? Ela nem sabe o que aconteceu, mas já tá sendo culpada pela forma como lidou com ser abusada. Tirar o cara tinha que ser feito, mas ao mesmo tempo, por causa dela estar isolada e presa na casa, roubou muito a autonomia dela sobre tudo. Então tem que ter paciência mesmo em vez de já sair falando merda sobre ela.

Em uma metáforazinha: Abuso às vezes é como alguém levar um soco e cair no chão desacordado ou ir parar no hospital, e você tá ali em cima dizendo UÉ, POR QUE NÃO REAGIU? *Pessoa caída no chão* VAI DENUNCIAR. TÁ AÍ DESMAIADA? ENTÃO TÁ ERRADA TAMBÉM. 

Não ver isso dessa forma é porque você não sabe reconhecer violência psicológica como violência

Pensando agora, a gente precisa discutir muito sobre os danos de violência psicológica e como isso destrói a pessoa. 

Também indico ler esse texto cheio de dados sobre como não acreditar na vítima contribui para manter a violência -  no caso da Emilly a gente tá acreditando, mas não muda o fato de que ela foi criada vendo vítima ser desacreditada e vai lidar com quem não acredita aqui fora.


No fim, acho que a maior questão mesmo talvez seja entender o que é relacionamento abusivo. Pessoal só vê um ato específico, que é uma consequência do abuso, mas não entende o resto que contribuiu pra chegar a esse ponto. E aí é fácil dizer "ué, Fulana levou um soco, não é óbvio que isso é ruim? Se ela não tá reagindo é porque ela é boba em não ver", só que a pessoa é que não tá vendo que pra chegar nesse nível já tem um histórico.



Dicas de séries pra pensar no assunto: 
Jessica Jones, que é literalmente sobre ela lidando com um homem abusivo. Sweet/Vicious que apesar de focar em abuso sexual, trabalha os mesmos temas da vítima não denunciar e se sentir culpada. Os 13 Porquês que apesar de ser sobre suicídio, acredito que seja um bom relato pra pensar em como as merdas que a gente diz tem impacto nos outros.







minha newsletter!!! yeeey

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares