CCIndicação CCMúsica

Para quem gosta de música: Tiê

11.7.16Taiany Araujo



Talvez você tenha conhecido essa moça através da música A noite, trilha sonora do casal protagonista da novela I Love Paraisópolis, mas, esse não foi meu caso. Provavelmente o mais certo seria falar que o Spotify me bombardeou com as músicas suaves dessa mulher de rosto de menina, foi um “você vai ouvir até gostar”. Felizmente, não fui torturada, Tiê casava com meu estilho igual bolo com sorvete.

Cantora e compositora paulistana, Tiê Gasparinetti Biral tem voz e nome de passarinho, nome esse que serve de inspiração para uma de suas músicas, de melodia delicada e quase sussurrada, talvez como ela própria. Na verdade, em todas as suas músicas percebe-se um quê autobiográfico com arranjos minimalistas e românticos que caminham tanto pelo folk como pelo indie.

Ao contrário do que possa parecer, a cantora já está na estrada faz tempo, mas, foi com o sucesso de A noite, música do álbum Esmeraldas, que Tiê passou a ser reconhecida pelo grande público. Além disso, o universo artístico é algo vivenciado por ela desde sempre, com experiências no balé, na televisão e até como modelo. No entanto, ao que parece, cantar foi algo que a pegou de surpresa (uma grata surpresa para nós, devo dizer).


Apesar de parecer que cantar é algo fácil e natural para ela, Tiê ressalta que o treino e estudo são algo fundamental e até já pensou em desistir algumas vezes, porque mesmo tendo uma boa voz, faltava prática e experiência.  Foi nesse momento que dois nomes importantes entraram em sua vida: Dudu Tsuda e Toquinho. Eles vieram para dar não só segurança como compositora e cantora, como também para transformar o hobby numa coisa profissional.


Tendo divido a voz com Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Thiago Pethit, entre outros, Tiê chegou de mansinho para nunca mais sair, ou pelo menos na minha playlist ela, seu violão e piano tem lugar mais que garantido. E para fechar com chave de ouro vou deixar aqui a minha preferida, escutem, reescutem e escutem outra vez.


Ps: Além de músicas cantadas na nossa língua Tupiniquim, Tiê também possui composições em francês e inglês que conseguem transcender toda sua meiguice melodiosa.


TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares