Eu vi uns tweets na timeline que explicam de maneira simples algo muito importante:
Bullying é errado. Fazer piada de pessoa magra é bullying. Não é preconceito sistemático e não deve ser igualado à gordofobia.
Sentimentos pessoais não criam automaticamente opressão. Seus sentimentos são válidos. Mas não causam injustiça sistemática. É uma conversa diferente.
Isso resume tanta coisa.
Uma ação "do mal" =//= de uma opressão sistemática
Por isso não existe racismo inverso, heterofobia ou qualquer merda que digam. Eu falar que tu é um babaca porque tu é branco não é o mesmo que uma cultura/sociedade INTEIRA te oprimindo porque tu é branco. É chato, falta de educação, inconveniente, fere o orgulhinho, não é ser da Paz™ Jesus Cristo, deixa a tia chateada, mas não é o mesmo.
Não é o mesmo que ter uma cultura que ignora a sua existência, que diz que você deveria ser de outro jeito e você é errado, inferior.
Não é o mesmo que todas as pessoas ao seu redor, até você mesmo, tratando essa cultura como o certo e ignorando os danos que a pessoa sofre por causa disso.
Não é o mesmo que as leis protegendo essa cultura, e o privilégio que existe pra acesso a educação, emprego, e etc que trazem independência.
Não é o mesmo que ter só as pessoas de um grupo dominando as posições de poder em tudo. Fazendo leis, produtos, filmes, medicina, religião.
Aí cria um dilema. Você pode fazer o que quiser na vida. Mas pra você poder ganhar $ e sobreviver e ter liberdade, você precisa seguir o Padrão.
ou seja, se fode muito na vida. MAIS a violência, discriminação e ódio direto que existem.
Então não, não é a mesma coisa.
Ficar magoado com alguém sendo grosso com você, não é o mesmo que ter um sistema inteiro te desvalidando.
Indico completar a leitura com: Por que a gente não luta pelo humanismo?
TAGS:
bullying,
CCSociedade,
Dana Martins,
gordofobia,
injustiça,
injustiça sistemática,
preconceito
2 comentários
Sensacional seu post, Dana (como sempre)! Amei essa frase:"Ficar magoado com alguém sendo grosso com você, não é o mesmo que ter um sistema inteiro te desvalidando."
ResponderExcluirmt mt bom. só uma observação que talvez seja relevante sobre o exemplo dos tweets no início do post (ou não q). gordofobia é um preconceito sistemático. o considerado 'normal' e 'correto' é a pessoa ser magra. os espaços e produtos tem a pessoa magra como referência. quando você não é uma pessoa magra voce sofre gordofobia. ok.
ResponderExcluirnão existe um ~~tipo de corpo~~ para distúrbios alimentares, ce não tem como saber se alguém tem algum disturbio alimentar ou não só olhando pra pessoa, isso é um mito. acontece que existe o estereótipo visual de pessoas com anorexia ou bulimia, por exemplo. e esse estereótipo é uma mulher (ce ja viu em algum lugar isso ser voltado pra homem???? eu vejo homens gordos sofrendo gordofobia mas nunca vi homem magro ouvindo piadinha sobre peso/tamanho) considerada excessivamente magra. ok.
a nossa sociedade odeia pessoas gordas. a nossa sociedade também odeia pessoas neuroatípicas, e isso inclui pessoas com disturbios alimentares.
muitas vezes quando vejo minas magras ouvindo piadinhas/comentarios sobre o peso, o que ta rolando é uma psicofobia muito feia, mesmo quando a mina em si não é neuroatípica. é mais ou menos o que acontece quando a ines brasil, uma mulher cis, recebe ofensas trasnfóbicas.