bullying CCSociedade

Grosseria é diferente de injustiça

22.6.16Dana Martins


Eu vi uns tweets na timeline que explicam de maneira simples algo muito importante:

Bullying é errado. Fazer piada de pessoa magra é bullying. Não é preconceito sistemático e não deve ser igualado à gordofobia.

Sentimentos pessoais não criam automaticamente opressão. Seus sentimentos são válidos. Mas não causam injustiça sistemática. É uma conversa diferente. 


Isso resume tanta coisa.

Uma ação "do mal" =//= de uma opressão sistemática

Por isso não existe racismo inverso, heterofobia ou qualquer merda que digam. Eu falar que tu é um babaca porque tu é branco não é o mesmo que uma cultura/sociedade INTEIRA te oprimindo porque tu é branco. É chato, falta de educação, inconveniente, fere o orgulhinho, não é ser da Paz™ Jesus Cristo, deixa a tia chateada, mas não é o mesmo. 

Não é o mesmo que ter uma cultura que ignora a sua existência, que diz que você deveria ser de outro jeito e você é errado, inferior.

Não é o mesmo que todas as pessoas ao seu redor, até você mesmo, tratando essa cultura como o certo e ignorando os danos que a pessoa sofre por causa disso.

Não é o mesmo que as leis protegendo essa cultura, e o privilégio que existe pra acesso a educação, emprego, e etc que trazem independência.

Não é o mesmo que ter só as pessoas de um grupo dominando as posições de poder em tudo. Fazendo leis, produtos, filmes, medicina, religião.

Aí cria um dilema. Você pode fazer o que quiser na vida. Mas pra você poder ganhar $ e sobreviver e ter liberdade, você precisa seguir o Padrão.

ou seja, se fode muito na vida. MAIS a violência, discriminação e ódio direto que existem.

Então não, não é a mesma coisa.


Ficar magoado com alguém sendo grosso com você, não é o mesmo que ter um sistema inteiro te desvalidando.

Indico completar a leitura com: Por que a gente não luta pelo humanismo?

TAGS: , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Sensacional seu post, Dana (como sempre)! Amei essa frase:"Ficar magoado com alguém sendo grosso com você, não é o mesmo que ter um sistema inteiro te desvalidando."

    ResponderExcluir
  2. mt mt bom. só uma observação que talvez seja relevante sobre o exemplo dos tweets no início do post (ou não q). gordofobia é um preconceito sistemático. o considerado 'normal' e 'correto' é a pessoa ser magra. os espaços e produtos tem a pessoa magra como referência. quando você não é uma pessoa magra voce sofre gordofobia. ok.

    não existe um ~~tipo de corpo~~ para distúrbios alimentares, ce não tem como saber se alguém tem algum disturbio alimentar ou não só olhando pra pessoa, isso é um mito. acontece que existe o estereótipo visual de pessoas com anorexia ou bulimia, por exemplo. e esse estereótipo é uma mulher (ce ja viu em algum lugar isso ser voltado pra homem???? eu vejo homens gordos sofrendo gordofobia mas nunca vi homem magro ouvindo piadinha sobre peso/tamanho) considerada excessivamente magra. ok.

    a nossa sociedade odeia pessoas gordas. a nossa sociedade também odeia pessoas neuroatípicas, e isso inclui pessoas com disturbios alimentares.

    muitas vezes quando vejo minas magras ouvindo piadinhas/comentarios sobre o peso, o que ta rolando é uma psicofobia muito feia, mesmo quando a mina em si não é neuroatípica. é mais ou menos o que acontece quando a ines brasil, uma mulher cis, recebe ofensas trasnfóbicas.

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *