bullying CCSociedade

Grosseria é diferente de injustiça

22.6.16Dana Martins


Eu vi uns tweets na timeline que explicam de maneira simples algo muito importante:

Bullying é errado. Fazer piada de pessoa magra é bullying. Não é preconceito sistemático e não deve ser igualado à gordofobia.

Sentimentos pessoais não criam automaticamente opressão. Seus sentimentos são válidos. Mas não causam injustiça sistemática. É uma conversa diferente. 


Isso resume tanta coisa.

Uma ação "do mal" =//= de uma opressão sistemática

Por isso não existe racismo inverso, heterofobia ou qualquer merda que digam. Eu falar que tu é um babaca porque tu é branco não é o mesmo que uma cultura/sociedade INTEIRA te oprimindo porque tu é branco. É chato, falta de educação, inconveniente, fere o orgulhinho, não é ser da Paz™ Jesus Cristo, deixa a tia chateada, mas não é o mesmo. 

Não é o mesmo que ter uma cultura que ignora a sua existência, que diz que você deveria ser de outro jeito e você é errado, inferior.

Não é o mesmo que todas as pessoas ao seu redor, até você mesmo, tratando essa cultura como o certo e ignorando os danos que a pessoa sofre por causa disso.

Não é o mesmo que as leis protegendo essa cultura, e o privilégio que existe pra acesso a educação, emprego, e etc que trazem independência.

Não é o mesmo que ter só as pessoas de um grupo dominando as posições de poder em tudo. Fazendo leis, produtos, filmes, medicina, religião.

Aí cria um dilema. Você pode fazer o que quiser na vida. Mas pra você poder ganhar $ e sobreviver e ter liberdade, você precisa seguir o Padrão.

ou seja, se fode muito na vida. MAIS a violência, discriminação e ódio direto que existem.

Então não, não é a mesma coisa.


Ficar magoado com alguém sendo grosso com você, não é o mesmo que ter um sistema inteiro te desvalidando.

Indico completar a leitura com: Por que a gente não luta pelo humanismo?

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Sensacional seu post, Dana (como sempre)! Amei essa frase:"Ficar magoado com alguém sendo grosso com você, não é o mesmo que ter um sistema inteiro te desvalidando."

    ResponderExcluir
  2. mt mt bom. só uma observação que talvez seja relevante sobre o exemplo dos tweets no início do post (ou não q). gordofobia é um preconceito sistemático. o considerado 'normal' e 'correto' é a pessoa ser magra. os espaços e produtos tem a pessoa magra como referência. quando você não é uma pessoa magra voce sofre gordofobia. ok.

    não existe um ~~tipo de corpo~~ para distúrbios alimentares, ce não tem como saber se alguém tem algum disturbio alimentar ou não só olhando pra pessoa, isso é um mito. acontece que existe o estereótipo visual de pessoas com anorexia ou bulimia, por exemplo. e esse estereótipo é uma mulher (ce ja viu em algum lugar isso ser voltado pra homem???? eu vejo homens gordos sofrendo gordofobia mas nunca vi homem magro ouvindo piadinha sobre peso/tamanho) considerada excessivamente magra. ok.

    a nossa sociedade odeia pessoas gordas. a nossa sociedade também odeia pessoas neuroatípicas, e isso inclui pessoas com disturbios alimentares.

    muitas vezes quando vejo minas magras ouvindo piadinhas/comentarios sobre o peso, o que ta rolando é uma psicofobia muito feia, mesmo quando a mina em si não é neuroatípica. é mais ou menos o que acontece quando a ines brasil, uma mulher cis, recebe ofensas trasnfóbicas.

    ResponderExcluir
  3. Thanks for sharing this great and useful information in your blog encontrar un abogado de bancarrota cerca de mí. Being hurt by someone being rude to you is not the same as having an entire system undermining you. It is really good and interesting. Keep sharing more useful blogs....

    ResponderExcluir
  4. Amazing, Your blogs are really good and informative. I got a lots of useful information in your blogs. Ficar magoado com alguém sendo grosso com você, não é o mesmo que ter um sistema inteiro te desvalidando personal injury lawyer Newport news. It is very great and useful to all. Keeps sharing more useful blogs...

    ResponderExcluir

Posts Populares