A biblioteca mágica de Bibbi Bokken CCLivros

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

23.6.16Taiany Araujo


Eu vou falar, falar e falar, e ainda assim não será o suficiente para descrever esse livro incrível que nada mais é que uma declaração de amor aos livros, a arte de transformar palavras em histórias, de proporcionar viagens inesquecíveis.


“(...) Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente. É incrível, fantástico e “mágico” que as letras do alfabeto possam formar tantas combinações, capazes de encher enormes estantes de livros e de escancarar-nos um mundo infindo, que continuará a crescer e a expandir-se enquanto houver homens sobre a Terra.”p.148



A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é o tipo de história que pode ser lida por qualquer pessoa, de qualquer idade, sem que a sua mensagem se perca. Os autores Jostein Gaarder e Klaus Hagerup conseguem a façanha de nos envolver tão intrincadamente no mistério da história que por vezes eu sentia minha boca salivando como se pudesse sentir o gosto do livro. Era louco. Era maravilhoso. 

“De repente senti muita fome. Não de comida, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes. Mas eu sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito.
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho do céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também.” p.148



O enredo começa quando os primos Berit e Nils, que estavam passando as férias juntos, resolvem fazer um livro de cartas “como se (...) enchessem um álbum com palavras em vez de foto”. (p.9) para continuarem a se comunicar depois que as férias acabam. Eles ficam super empolgados com essa forma que encontraram para manter contato e Nils logo vai comprar um caderno com cadeado e uma chave para cada um. No entanto, é quando Nils está na livraria escolhendo seu caderno que o mistério do livro se inicia.

Começam a acontecer muitas coincidências, coisas realmente estranhas que giram em torno de uma mulher misteriosa, aparece um cara de sorriso zombeteiro, como um smile, uma biblioteca mágica, livros que ainda não foram escritos, túneis e nomes esquisitos que eles nunca tinham ouvido falar. Berit e Nils logo se veem envolvidos em um mistério, tipo novela policial, que estão decididos a decifrar. 
Tentando entender como tudo isso se encaixa.

Assim, ao descobrir que a mulher misteriosa mora em Fjearland, cidade onde Berit também mora, a garota começa a investigar e acaba por descobrir uma correspondência na casa da estranha mulher endereçada a Bibbi Bokken. Pronto, sabemos o nome da mulher misteriosa, agora é um caminho sem volta para tentar descobrir todo o enigma que a cerca.

“Quem mantém os dois pés no chão não sai do lugar”.p.32

Pode-se dizer que A Biblioteca Mágica de Bibi Bokken é uma ode aos livros e à imaginação. Em meio à sua trama, ela nos apresenta a história da criação do livro e do surgimento da Biblioteconomia, sem perder uma das principais características do autor: os elementos filosóficos e a capacidade de contemplação maravilhada do mundo. Já a imaginação fica por conta das crianças que diante de todo o mistério que as cerca, dão rédea solta a ela. Mesmo nas vezes em que Berit tenta trazer o primo, um ano mais novo, de volta à realidade, as coincidências são incríveis demais para não se perder no mundo das ideias.Vale dizer que o livro é dividido em duas partes, sendo que a primeira consiste nas cartas trocadas em forma de diário entre Berit e Nils, e a segunda, no encontro de todos os personagens e a resolução do mistério.


Primeira parte

Para uma fã assumida do Jostein, esse livro só veio confirmar o que eu já sabia: o mundo é um lugar mágico. Mas, se você nunca ouviu falar nesse norueguês amante das indagações filosóficas, A Biblioteca Mágica é um ótimo ponto de partida. E se você não é muito chegado em filosofia, não se assuste, o autor tem a incrível capacidade de ensinar sem parecer está ensinando, muito pelo contrário, é como se ele estive descobrindo as coisas junto do leitor, e não vai sossegar até saber o que há por trás da última página. Entre, e se deixe encantar com a magia das palavras.

 Nota:
5 conversinhas + favorito porque não tem como ser diferente.
Ficha Técnica:






- Autora: Jostein Gaarder e Klaus Hagerup 
- Editora: Seguinte (selo da Companhia das Letras)
- À venda emSaraiva - Livraria Cultura - Amazon








Esse livro foi uma cortesia da Editora Companhia das Letras. Muito obrigado <3<3<3

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Your blogs are really good and interesting. It is very great and informative That's it Traffic Lawyer Shenandoah VA, we know the name of the mysterious woman, now it's a one-way street to try to discover all the enigma that surrounds her.
    Keep sharing more useful blogs...

    ResponderExcluir

Posts Populares