batDRAMA CCSéries

Batdrama: sem drama. o que você diz quando alguém morre?

6.3.16Dana Martins


Duas coisas estão acontecendo agora:

1- Lexa está morta. Sim, está morta e eu não me importo que isso seja um spoiler, porque isso é maior do que uma questão de "é spoiler de história!!!" e eles nem merecem o respeito de ter isso escondido. A morte dela não é uma virada no jogo para nos surpreender, Lexa significa mais do que isso.

Não é apenas a tristeza com a morte de um personagem, não é tipo a Prim morrendo em Jogos Vorazes ou o Dumbledore morrendo em Harry Potter. E eu literalmente falei isso no twitter nessa semana antes do episódio:



E você já viu o meu post sobre teorias da terceira temporada? Eu falei que ela ia morrer.

Então eu sabia que ela podia morrer, mas não que fariam desse modo desrespeitoso que eu não sei nem onde começar a explicar a profundidade do que aconteceu. Pra dar uma ideia, está em um ponto em que os próprios escritores da série estão compartilhando informações de números pra lidar com suicídio, depressão e coisas assim.

Pessoas estão pensando em se matar por causa da morte dessa personagem. E, não, não é exagero. Lexa não é só uma personagem. Isso está ligado a  uma questão muito mais profunda e um histórico de opressão e violência que a comunidade LGBT+ enfrenta. (eu já coloquei uns textos aqui, mas é tanta informação que eu ainda preciso de mais tempo)

Eu vou precisar que você confie em mim aqui: aconteceu uma merda grande. e feia. e real, mesmo que a personagem seja fictícia.

Então é, eu não tô no clima de falar de outra coisa ou discutir isso ou a série ou rir de piada com a morte dela, porque a sensação é de que é falta de respeito. É como se eu tivesse pisando na memória de alguém. Eu até considerei escrever sobre luto e como esse momento em particular está me ensinando a entender como algumas coisas são levadas a sério quando se tratam da morte de alguém, por que fazem aquele 1 minuto de silêncio e por que todo mundo fica sem jeito quando falam de alguém que morreu.

Uma informação nova sobre mim pra você: Minha mãe está morta. E ano retrasado minha avó teve um surto e quase morreu também, e isso mexeu tanto comigo que durante meses às vezes eu acordava à noite com um medo terrível de que um dos meus avós tivesse morto, e precisava ir até o quarto deles só pra ter certeza de que eles ainda estavam respirando. Às vezes eu ainda sou tomada por esse medo. E o fato é que eles são bem velhos e morando sozinha com eles as chances são altas de que sou eu a pessoa que vai encontrar um deles morto ou passando mal. Se eu não tivesse dado sorte algumas vezes de ter gente aqui em casa, como quando minha avó teve a convulsão, eu teria visto um deles morrer sem poder fazer nada.

Então eu posso dizer que eu tenho uma experiência com a morte em primeira mão.

E ainda assim foi a morte da Lexa que me ensinou partes do luto que eu não sabia.

E sinceramente? Essa não é nem a pior parte da importância dessa morte. O que nos leva a...

2- Tem muita coisa acontecendo agora.

Não basta toda dor, e frustração, e raiva (...), eu ainda tô aprendendo muita coisa nos últimos dias. Sobre representatividade. sobre minorias. sobre ser LGBT+. sobre ser de uma etnia marginalizada. sobre privilégio. sobre mim. sobre o que eu quero fazer. sobre o futuro. é tanta coisa, o episódio saiu quinta e eu tô no meio do furacão até agora. eu ainda não tive tempo pra ler todos os textos que eu salvei. pra pensar no que fazer com todos os textos que eu escrevi. pra pensar claramente. eu estou só absorvendo a porrada.



De certo modo é interessante que muita coisa ficou clara agora. Sabe, o momento eureka? Quando algo que parecia confuso ganha forma e faz sentido.

De certo modo é até um momento legal o que eu estou agora, porque tem raiva, força, determinação e propósito. Eu tenho um pouco de medo que depois disso tudo as coisas apenas voltem ao normal e eu esqueça.

Eu espero que não.

eu não consigo nem colocar gif dela aqui sem sentir dor. parece errado. errado. errado. errado. errado. errado.

agora eu tenho que ir.

mas isso não terminou

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. PORRA! SUPER DESRESPEITO COM OS LEITORES! NEM DEU AVISO DE SPOILER, BOTOU LOGO NA SEGUNDA LINHA DO TEXTO! E ISSO DEPOIS DE FAZER UNS 1000 POSTS SOBRE THE 100, PRA TODO MUNDO TER VONTADE DE ASSISTIR!
    Estou muito surpresa de algo do tipo acontecer aqui no Conversa Cult. Nunca tinha me deparado com algo assim no blog, e estou ultrajada (vide o parágrafo em Caps Lock). Eu, que tinha acabado de terminar a primeira temporada da série e estava super ansiosa por mais, não tenho mais nenhuma vontade de continuar. E sabe o pior? Eu vou estar deixando de dar audiência para uma série bem feita que se importa com representatividade. Logo eu, que super tento ler/assistir livros, séries e filmes desse tipo, que são super raros de encontrar. Faço o máximo para evitar spoilers, e venho aqui e encontro uma bomba dessas. Nem o título indicava que seria sobre The 100, se fosse, nem teria passado dele.
    Estou com vontade de te xingar de umas trinta coisas diferentes, mas eu, ao contrário de você, Dana, penso um pouco antes de postar coisas na internet, sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, todos nós fomos enganados. Eles nos fizeram acreditar que se importavam com representatividade. Nos deram esperança que seria diferente. Pra depois acabar com tudo isso como se não fosse nada. Essa série não merece nossa audiência. Trust me!

      Excluir
    2. Olha, anony, o único desrespeito foi da série mesmo.
      Na verdade, foi seu também, pelos textos e pelos batdramas se tem uma coisa que a Dana faz antes de postar, é pensar, Anony.
      Enfim, que bom que deixou de dar audiência. Eles merecem isso. :)

      Excluir
    3. bora nao xingar a dana e bora nao dar mais audiencia pra série que nao respeita o seu publico, todo mundo sai ganhando assim. agora que voce já pegou esse spoiler da uma olhada na reação das pessoas com a morte a lexa. é de dar medo. é de partir o coração.

      Excluir
  2. Tava pirando desde ontem depois de assistir ao episódio esperando suas manifestações. Estava indo tudo perfeitamente bem. Aquela cena da Lexa vindo na direção da Clarke e o sol iluminando o rosto dela é uma coisa que não vai dar pra esquecer. E ela riu nesse episódio. Discretamente, mas riu. Já estava até vendo os gifs que vc usaria em algum post sobre aquela cena.
    Eu vi, por acaso, um spoiler no face e sabia que alguém ia morrer no episódio. Imaginei todo mundo. Pensei até na Clarke. Mas não passou pela minha cabeça que seria a Lexa.
    Vai chegar quinta e eu ainda não terei digerido os acontecimentos e revelações desse episódio. Está tudo muito surpreendente e por isso mesmo assustador. Não dá pra deduzir e formular teorias.
    Gente o que The 100 quer de nós??

    ResponderExcluir
  3. Super estava esperando seu texto Dana (e ainda quero mais, porque muita coisa aconteceu nesse fim de semana sobre essa série/representatividade LGBT+/confiança). Nossa quanta confiança nos foi dada sobre essa temporada de The 100 e ela foi jogada na merda sem mais nem menos. Toda aquela construção de personagem ao longo desses ep da 3 temp pra NADA.
    Eu ainda estou desnorteada com tudo o que aconteceu e falo com sinceridade que confiava tanto em JRoth que não imaginei que ela morreria pateticamente por acidente de tiro perdido!!!! Até o último segundo esperei que ela ia voltar (e morreria de uma forma digna, pq tambem concordo que a morte dela seria algo importante para a serie em si) mas uma morte DIGNA para a personagem que foi ao longo desses episodios. Uma guerreira jovem que uniu os 12 clãs, que trouxe paz para os trikru, que buscou resolver as coisas diplomaticamente mesmo na sociedade regida pelo Jus Drein Jus Daun, que soube muito bem diferenciar o dever dos sentimento (umas lágrimas aqui pela Costia). Mas não. Não aconteceu.

    Mas voltando para os outros acontecimentos:
    O que foi ver JRoth perder 47mil followers no twitter, eu não imaginava a dimensão da situação.
    O que foi ver o fandom levantar e manter por 8 horas LEXA DESERVED BETTER no worldwid trending
    O que foi ver Lindsey (Raven), Adina (Indra), Ricky (Lincoln) consolando o/as fãs. Alycia (Lexa) super meiga falando sobre sua saida e como Lexa foi uma persogem incrivel, não só nas telas mas no dia-a-dia das pessoas, e que ela teve a chance de fazer e torná-la tão real.
    O que foi ver o fandon não reclamar da morte da Lexa (pq assim como nós, muita gente imaginava isso) mas da forma como foi retratado, como foi sem noção, sem levar em consideração os sentimentos da/os telespectadores.

    (bonus: ver o fandom ir pra Fear The Walking Dead, pra mim, foi o ápice, e como Alycia simplesmente comoveu e vai fazer muita gente começar/acompanhar essa série da AMC (que foi usada erradamente como desculpa pelo JRoth pelo q teve q ser feito com a Lexa e tals) (ridiculo esse cara)

    Mas não desistirei de The 100, preciso ver Clarke (alguem dá um abraço nessa criança please), Raven, Octavia divando muito e botando a moral (mesmo estando totalmente dilacerada pelos ultimos acontecimentos de 3x07)(e mid season vem ai pra acabar com nois \o/)

    ResponderExcluir

Posts Populares