clube de escrita Dana Martins

Clube de Escrita: Escrevi uma coisa ruim na minha história

28.1.16Dana Martins

Na imagem: Homem-Aranha com a mão na testa fazendo um facepalm

Eu falei aqui sobre escrever a Codes (hacker au) e que depois de todo o processo de escrever, planejar, editar, etc - eu finalizava e colocava na pastinha pras minhas amigas lerem. Isso era o fim. Só que às vezes eu lembrava que algo poderia ter sido melhor. E agora, José?

A primeira vez que isso aconteceu foi em uma cena como uma leve gordofobia. A personagem se veste pra ~seduzir~ e eu escrevi tipo:


"Clarke não tinha o corpo atlético de Lexa. Pelo contrário, os últimos meses a fizeram ganhar uns quilos a mais, mas ela..."

A ideia era mesmo que se ela tivesse um pouco gordinha isso não importa porque ela ainda continua maravilhosa. YEAH, EMPODERAMENTO! Só que se você olhar bem, não é isso que eu faço. Primeiro eu comprado com o corpo atlético da outra, que é uma forma de afirmar CORPOS SARADOS SÃO O IDEAL DE GOSTOSO. Segundo que eu elaborei a frase como um "apesar". Tipo "apesar de ser gorda, ela era atraente" (ela nem é a gorda, é a Eliza Taylor, talvez alguns quilos a mais mesmo nesse AU, mas não gorda de verdade). Esse tipo de formação revela uma forma de pensar que deixa implícito que ser gordo não é algo atraente. Não é o desejável. É algo que está no meio do caminho da pessoa ser atraente.

E olha que a ideia era justamente empoderar, mas minha forma de pensar programada pra ver gordo como algo que não é bonito escapou e eu só fui perceber mesmo depois que já tinha enviado. (e por isso que eu digo, com esses lances não adianta decorar o jeito certo de falar, se você não reprograma a maneira que você pensa. em detalhes como esse você reforça um monte de merda só com base no que tá no seu subconsciente) Você poderia dizer que isso não é nada demais, algo que absolutamente mais ninguém que leu parou pra pensar, e eu aposto que é mesmo. Mas não deixa de reforçar algo que eu não concordo e ser algo que eu não queria ter feito.

Ei, isso é um Clube de Escrita, certo? É sobre isso que eu tô falando: escrevi algo de uma maneira que eu não queria ter feito.

Na imagem: Uma arte com o texto da legenda abaixo escrito em inglês
"Se você está errando significa que você está lá fora fazendo algo." - Neil Gaiman


Esse medo é pior ainda na fase de escrita da história em si, porque a gente fica igual maluco. Nós nem temos a história escrita, mas já estamos com medo de escrever merda. AI, SE ISSO NÃO FICAR BOM. SE ISSO FICAR RIDÍCULO. SE ISSO DESREPEITAR ALGUÉM. SE ISSO (...)

Eu tenho a impressão de que a gente possa ser a pessoa mais fuderosa do planeta que ainda vai acabar olhando pra algo que você fez e ver pelo menos um detalhe de como poderia ter sido melhor. (e isso é um bom sinal, significa que você cresceu com o que fez)

Nessa Codes (hacker au) tiveram diversas outras coisas que depois eu percebi, mas me obriguei a seguir em frente. Já foi.

E eu quis fazer esse Clube de Escrita pra dizer que isso não é de todo mal. Eu vejo cada história como um degrau. Por mais que com u ma eu já não tenha a escada inteira, ela vai me dar a base pra ir mais longe na próxima. Se eu tivesse escrito essa besteira sobre apesar de ser gorda, eu teria parado pra pensar nisso? Não. 

Na próxima história que eu for escrever, seja a pessoa magra, gorda, com uma barriguinha ou sei lá, eu vou pensar melhor. E tem sido assim há um tempo. Eu finalizo uma história, eu aprendo sobre algo, e na próxima eu posso consertar. 

Às vezes nem é questão de consertar. Por exemplo, eu fiz uma com um narrador em terceira pessoa mais sério e na seguinte eu tive a liberdade de simplesmente escrever de qualquer jeito. Os acontecimentos também. Agora eu tenho escrito bastante fanfic de ship, então é romance, e eu começo a reparar que o meu acervo interno de ~encontros fofinhos~ vai se esgotando e pra não continuar escrevendo a mesma coisa, eu preciso ir mais longe e ser mais criativa. 

Aliás, isso é até uma das coisas legais sobre escrever fanfic com o mesmo ship - eu tenho os mesmos personagens, quase as mesmas narrativas (baseadas em acontecimentos da série) e cada vez eu posso explorar de uma maneira diferente. Uma das coisas que eu adorei nessa Codes é poder colocar uma Lexa mais direta, do tipo que bem:

No gif: Cena de Jessica Jones onde ela está olhando para alguém e dizendo "eu apenas digo o que eu quero"
 e eu quero você, clarke -n 


Mas ela só existe porque eu já escrevi outras versões da Lexa em que ela não é tão assim. O mesmo pra Clarke, teve uma história que eu pude explorar mais o lado trambiqueiro dela, e outra em que eu pude explorar mais o lado grifinória. 

Aliás, enquanto esperava carregar as imagens tava sacaneando minha amiga no whatsapp (DUDA, EU TE AMO HAUHAUHA) e abri por acaso um arquivo da minha Las Vegas AU que eu escrevi em agosto de 2015. Eu posso nem ter terminado a fic, mas reparei que alguns detalhes me deram base pra escrever a Hacker AU que veio depois. Então mesmo aquilo que você pensou que não foi pra frente, é trabalho feito e um passo que vai te ajudar a escrever melhor ainda. 

(e Las Vegas AU é a minha domestic AU, então eu espero muito terminar um dia)

Então, quando eu vejo algo que eu escrevi que dá aquela dorzinha no coração tipo "puta que pariu, como eu deixei isso escapar", eu me esforço pra respirar fundo em ir em frente. Eu sei que no futuro eu vou poder fazer melhor. Mais do que isso, é justamente através desses erros que eu melhoro. 

“Seja lá o que for preciso para terminar as coisas, termine. Você vai aprender mais de erros gloriosos do que você jamais aprenderá de algo que nunca terminou.” - Neil Gaiman


TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Olá, ótima matéria, me fez lembrar como eu tenho esses "surtos" ao escrever até mesmo resumos de livros, e olha que estou treinando escrita faz um tempinho. O que é esse Hacker, é aquele filme com o Chris Hensworth?

    ResponderExcluir

Posts Populares