boas notícias CCdiário

Como posso ser otimista sobre isso?

27.11.15Elilyan


A realidade não é tão tenebrosa como a gente pensa.

Não sou uma pessoa otimista. Muito menos pessimista. Sou realista. Mas mesmo me definindo como realista muitas vezes me pego pensando negativamente sobre a vida. Com tantas notícias ruins sendo divulgadas (terrorismo, violência, racismo, homofobia, etc, etc…) é fácil perder a fé no ser humano e começar a rezar para o apocalipse chegar logo. Quando sinto meu coração ser tomado pela negatividade e meu sistema ser corrompido pela raiva, ódio e revolta pelo mundo ser como é paro e percebo que chegou a hora de usar meus óculos cor-de-rosa, pois sendo a pessoa realista que sou sei que o mundo ainda não é o inferno que parece ser.

A nossa percepção do mundo está atrelada a nossa visão, seja ela pessimista ou otimista, a nossa personalidade, aos acontecimentos e a tantas outras coisas. Somos seres subjetivos e vemos o mundo com parcialidade. A ideia que somos seres imparciais e objetivos é uma bela utopia. Hoje o mundo pode estar um caos, mas quando me disponho a questionar os pontos de vista negativos descubro que existe muito mais do que dor e ódio no mundo. 

"Não estou dizendo que não temos problemas; certamente os temos. Mas no final, nós acabaremos com eles". - Peter Diamandis

Vá a qualquer portal de notícias, ouça qualquer jornal e verá manchetes de todos os acontecimentos do dia. Um pior que o outro. Medo. Desemprego. Fome. Ódio. Morte. As notícias em destaque na maioria das vezes sempre são tristes e desesperançosas. Mas as vezes, surgem notícias que aquecem nossos corações, alguém que ajudou outra pessoa só porque é um ser humano digno. Isso não é tão raro como a mídia faz parecer, gestos de bondade são feitos a cada minuto.

Não estou sugerindo que você se torne um otimista estúpido que ignora que o mal existe, mas focar apenas no lado negro da força é ser um grande babaca. Coisas boas e positivas estão intrinsecamente conectadas nas negativas. Quando uma situação ruim se apresentar, pare e lembre-se dos versos de Bastille: “How am I gonna be an optimist about this?” E quando encontrar uma resposta para essa pergunta vá em frente: faça algo bom para contrabalançar o mal.


Se você precisa de boas notícias para se sentir mais otimista confira esses sites:

A boa notícia do dia - Tumblr que reúne apenas notícias boas dos jornais. no final do ano sempre fazem uma retrospectiva do que de bom ocorreu durante o ano. 

AsBoasNovas.com - publica diariamente conteúdos que inspiram uma realidade mais otimista 

Só Notícia Boa - o maior site brasileiro de informações positivas. “Não noticiamos tragédias, só casos com final feliz”. 

Agência da Boa Notícia - fonte e multiplicador de boas notícias, com sugestões de pauta, dicas de filmes e livros, artigos sobre paz e links para entidades que, direta ou indiretamente, desenvolvem atividades que resultam em bem-estar social. 

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Que post good vibes <3

    Eu acompanho um site do mesmo naipe desses indicados, o Razões para Acreditar (http://razoesparaacreditar.com/). Nunca me decepciona! Tem umas notícias que, nossa, mudam meu dia. Vontade de atravessar o computador e dar um abraço nessas pessoas tão incríveis. Hoje mesmo eu fiquei FASCINADO com um grupo de freiras que atua contra o tráfico de pessoas, se disfarçam de prostitutas para entrarem nos bordéis, livram as crianças escravizadas, as mulheres... Tipo, ELAS SE ARRISCAM só pra ajudar! Super heroínas!

    O pior do mundo pode ser as pessoas, mas o melhor também é <3

    ResponderExcluir
  2. Sempre que estou triste venho pra esse blog <3
    Às vezes nos esquecemos que ainda há bondade no mundo e que podemos enfrentar os problemas se ficarmos mais calmos.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi, pela primeira vez, Divertida Mente.
    ANTES DA FELICIDADE, VEM A TRISTEZA.
    Não há como viver só de otimismo. E muito menos só de pessimismo. Os dois andam juntos. E um traz o outro, toda hora.
    Muito bom esse posts. Parabéns :3

    ResponderExcluir

Posts Populares