A princesinha de Vader Adriano Fromer

Tudo sobre o Encontro Intergaláctico Aleph - edição Fortaleza

18.8.15Elilyan



Porque evento que tem nudes intergalácticos merece ser comentado!

Não sou muito fã de encontros literários porque sou uma anti-social que tem preguiça de levantar a bunda da frente do computador, mas quando soube que a Editora Aleph vinha a Fortaleza não pude ficar em casa maratonando Fringe. Eu pedi, votei e praticamente implorei para ter um Encontro Intergaláctico aqui na minha terrinha, então não poderia ficar de fora! 

Confesso que mesmo com toda a empolgação quando o dia do evento chegou bateu a preguiça, mas quando vi a foto da zoeira do pessoal da Aleph curtindo as praias do Cumbuco pensei “PRECISO CONHECER ESSES CARAS!”. Resultado: correndo como uma louca para chegar a tempo no evento. Por algum milagre que vai além da minha capacidade de compreensão cheguei meia hora antes do evento começar e fui uma das primeiras a entrar no auditório. Falando a verdade o auditório da Livraria Leitura não é bem um auditório, tá mais para uma sala com cadeiras e um projetor, o que na hora me bateu um arrependimento por não ter ido no Encontro Intergaláctico que ocorreu na sexta, na Livraria Cultura, que tem, de verdade, um auditório. Mesmo sendo uma das primeiras a entrar sentei na terceira fileira, outra escolha estúpida, que mais a diante explicarei o porquê.

O evento foi apresentado por Adriano Fromer, grão-almirante da Aleph, e Daniel Lameira, space publisher. Ao olhar para os dois meus primeiros pensamentos foram: “garotos espertos, usaram protetor solar fator 50. Melhores cortes de cabelo EVER!” Logo no início, os meninos começaram a apresentar a editora, explicando que ela não surgiu como especialista em ficção científica, mas que apenas nos últimos anos se tornou a Aleph que conhecermos e amamos. Uma curiosidade interessante contada pelo Adriano é que no começo eles tinham a estratégia de fingir para os livreiros que não publicavam ficção científica para que os livros fossem adquiridos pelas livrarias. “O livro trata de assunto tal, tal e tal e Por acaso tem um robô, pro acaso se passa no espaço”. Essa estratégia foi adotada pela editora porque o mercado editorial tem a ideia que ficção científica não vende no Brasil. Mas eles deixaram bastante claro que essa visão está mudando com a popularização da ficção científica e que o gênero ganhou fôlego nos últimos anos. 

Logo em seguida, eles contaram um pouco sobre a trabalheira que foi convencer a Disney que a Aleph é a editora certa para publicar os livros de Star Wars, aqui no Brasil. Como fã da maior franquia de todos os tempos vou te dizer que o plano de dominação do mundo publicação da Aleph é de deixar qualquer um emocionado. Em 2 anos eles pretendem lançar 30 livros, sendo 13 apenas nesse ano, tanto os que possuem o selo Legends, quanto os canonizados e outros mais “curiosos”, como por exemplo Darth Vader e filho, A Princesinha de Vader e Jedi Academy


Lista dos lançamentos de Star Wars previstos para este ano:
Setembro:
– STAR WARS: Sombra do império - Steve Perry
– Academia Jedi - Jeffrey Brown
Outubro:
– STAR WARS: O último comando (Thrawn #3) - Timothy Zahn
– STAR WARS: Death troppers - Joe Schreiber
Novembro:
– STAR WARS: Aftermath​ - Chuck Wendig
– Como Star Wars conquistou o universo - ​Chris Taylor

Fechando o evento, que durou mais de duas horas por causa de alguns imprevistos (e porque tava muito bom e ninguém queria ir embora), o Adriano e o Daniel deram uma verdadeira aula sobre ficção científica. Foi espetacular! Como leitora recente de ficção científica (séries e filmes consumo a bastante tempo, mas livros comecei ano passado) foi ótimo levar o banho de imersão da Aleph. Se eles quiserem fazer hangout semanal destrinchando mais sobre o gênero pode ter certeza que participo! Eles falam com propriedade e sem medo nenhum em tocar em assuntos que poderiam afastar potenciais leitores, como o machismo, fanatismo e o esteriótipos que existem no universo da ficção científica. 




Achou que foi muita coisa? Calma que não acabou! Depois da aula foi o momento de apresentarem alguns dos futuros relançamentos e lançamentos da editora: 

Jurassic Park - Michael Crichton (eles comentaram a polêmica que foi o posfácio do Marcelo Hessel, jornalista e crítico do site Omelete)  

Cyberstorm – Mathew Mather (porque nem só de clássicos vive a ficção científica) 

Jedi Academy - Jeffrey Brown (lançamento no dia das crianças. vai ter muita gente grande voltando a ser criança)

Eu Sou A Lenda – Richard Matheson (a capa desse livro é linda demais, mas queria ver a versão com Will Smith)

The Squickerwonkers - Evangeline Lilly (além de atriz a eterna Kate, de Lost, também é escritora infantil)

Alien – Alan Dean Foster (estou louca para saber qual será a capa final do livro) 

Star Trek (tive um pequeno infarto nessa hora porque STAR TREK!!!) 

No final ainda rolou sorteio de kits da editora e de algumas lojas legais (desculpa lojas legais, mas não gravei o nome de vocês), mas todos ganharam uma ecobag com a capa de Eu Sou a Lenda, marcadores e outros materiais de divulgação (particularmente a introdução de A Mão Esquerda da Escuridão me deixou enlouquecida para ler o livro). Ah! Também teve distribuição de cupcakes de Star Wars (que não ganhei, mas nem me importei porque vou ganhar um pôster de Jurassic Park!!! Ok, não é bem EU que ganharei, mas sim meu sobrinho. O Levy, meu sobrinho de quatro anos, tá na fase dinossauro e ele é completamente apaixonado pela capa do livro Jurassic Park. Contei isso lá no evento e o resultado foi que o Adriano e o Daniel decidiram me dar um pôster. Obrigada Aleph, vocês me garantiram o Prêmio Melhor Tia do Ano!).

brindes que todo mundo recebeu (sei que a qualidade dessa foto tá indecente) 
O resultado de ter participado do Encontro Intergaláctico foi que meu amor pela editora aumentou, conhecimentos sobre ficção científica expandidos, vontade mil de comprar tudo da Aleph e, como bônus, pude conhecer a Luciana, com quem troco emails por causa da parceria do blog com a editora (sempre imaginei a Luciana como uma pessoa linda e gentil, depois de conhecê-la tenho certeza!). 


Saldo do Encontro Intergaláctico Aleph - edição Fortaleza: um domingo inesquecível! 

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares