agents of shield CCIndicação

Precisamos falar sobre: Agents Of S.H.I.E.L.D.

26.4.15Eduardo Ferreira

Ou: por que agora é a melhor hora para você começar a acompanhar essa série incrível.
Poster Agents of Shield

Eu lembro de quando Marvel's Agents Of S.H.I.E.L.D. foi anunciada como uma série da ABC. Eu lembro da minha enorme ansiedade pelo que vinha pela frente. Eu lembro de uma certa decepção pela série não abordar super-heróis com poderes e se focar mais nos agentes da S.H.I.E.L.D.. Eu lembro do tapa na cara que levei quando percebi no que essa série estava se tornando e no como eu fui estúpido em julgá-la prematuramente.

Eu lembro. E você, também quer se lembrar?

Eu vou começar dizendo que quando o episódio piloto foi lançado e eu o vi, realmente fiquei animado, mas ao passar dos episódios me perguntava porque eles desperdiçavam tanto potencial que a série tinha.

Até então, MAoS era só uma série legal de ver, com personagens bem construídos e, em vários momentos, muito divertida. Mas as coisas começaram a mudar, e eu, a perceber que eles estavam aproveitando muito bem o potencial da série e caminhando para um lugar que eu nunca imaginaria.

Para quem não sabe, MAoS conta a história dos agentes da S.H.I.E.L.D., organização responsável por juntar os Vingadores e por proteger a terra de ameaças alienígenas e fora do comum. A história se passa exatamente após os acontecimentos no primeiro filme dos Vingadores, girando em torno de Phil Coulson (Sim! Aquele careca responsável por unir os Vingadores e que todo mundo achava que estava morto). Phil organiza um pequeno grupo de agentes para resolver casos que ainda não foram classificados no banco de dados da S.H.I.E.L.D.

A equipe original é formada pelo correto agente Grant Ward, perito em combate e espionagem, pela piloto e especialista em artes marciais agente Melinda May (Melinda <3) e pelos cientistas brilhantes agente Leo Fitz e agente Jemma Simmons (Muito amor por Fitz-Simmons). A eles se junta uma recruta civil, a hacker Skye.

Marvels Shield

Nos primeiros momentos da série, vemos essa premissa acontecendo e a equipe resolvendo casos e classificando anormalidades. Até aí tudo bem, uma série que cumpria seu papel de entreter e nada demais.

Até que tudo começou a mudar quando eles resolveram fazer conexões com o Universo Cinematográfico Marvel, começando pelo episódio The Well, que se tratava da história pós acontecimentos de Thor: O Mundo Sombrio. E uma segunda conexão, alguns episódios depois, viria com o filme Capitão América: O Soldado Invernal, que foi de extrema importância para a série e fez com que os episódios que antecederam esse crossover fossem apelidados de "Uprising". Tudo isso mostrou que a série não estava só aproveitando o potencial que tinha, mas que também mostrava uma alta qualidade envolvendo-se num dos eventos mais importantes para sua trama. 

A série também faz conexão com Guardiões da Galáxia em seu episódio intitulado T.A.H.I.T.I., onde somos introduzidos à raça Kree e descobrimos um grande mistério da série. É ainda nesse episódio que toda a linha de história da introdução dos Inumanos para a série começa.

A conexão com Vingadores: Era de Ultron acontecerá no próximo episódio (28 de abril) e uma pequena cena liberada deixa evidente a conexão da série com o novo filme dos Vingadores, mostrando como Coulson se aproxima do Barão von Strucker e seus experimentos para criar pessoas com “habilidades aprimoradas” (quem já viu o filme provavelmente já sabe quem podem ser essas pessoas). É claro que lá nos EUA o filme só estreia no dia 1º de maio, então, podemos esperar mais episódios focados nas consequências dos acontecimentos do filme.

A série também recebe várias participações especiais dos filmes como: Diretor Fury, Lady Sif, Maria Hill.

MAoS já estava incrivelmente boa na sua primeira temporada, mas foi só na segunda, quando eles começam a lidar com a restauração da índole da S.H.I.E.L.D. em relação ao governo e, ao mesmo tempo, lidar com a Hydra renascendo, que ela me fez sentir aquela típica sensação pós filmes da Marvel. Um sensação que só posso explicar com um gif:


E vou confessar uma coisa aqui que muitas pessoas podem não concordar: MAoS é melhor que os Vingadores no sentido que, por ser feita em formato de série, ela tem o tempo necessário para desenvolver as histórias dos seus personagens e fazer isso com calma e sem ignorar personagem algum. O que foi, para mim, o maior problema de Os Vingadores.


Hydra Marvel
Mas, porque eu resolvi fazer esse post só agora?

MAoS começou a fazer algo extremamente importante nessa temporada e eu vejo isso como algo muito importante para o universo Marvel. A série começou a apresentar os Inumanos.

Eu não sei se vai haver alguma conexão entre os Inumanos da série com os do cinema, mas eu acredito que fazer isso agora é um meio de não precisar perder muito tempo do filme que vem aí só em 2019 tentando contar detalhadamente quem são esses seres e como eles se originaram. Isso mostra que a Marvel viu essa vantagem de MAoS ser uma série e, ali, a oportunidade de contar a história de modo bem detalhado, criando muito material para aquele tipo de fã da Marvel que não é muito ligado nos quadrinhos.

Hoje eu vejo MAoS como parte importante do Universo Marvel Cinematográfico e o tipo de série que todo fã da Marvel (e de super-heróis) deveria assistir.

Outra coisa muito interessante sobre MAoS é o que eles fizeram no final da primeira temporada e vêm fazendo nos últimos 12 episódios da atual temporada: posters no estilo de capas de HQs para cada episódio. Dá vontade de salvar todos, imprimir e pregar na parede. O projeto é intitulado The Art of Evolution.

Marvels Agents of Shield: The Art of Evolution
Atenção para as mulheres dominando os posters da série.


Ainda nesse ano de 2015, a ABC lançará uma série spin-off de MAoS centrada em dois personagens da série atual, Mockingbird e Hunter.

Agents of S.H.I.E.L.D está atualmente na sua segunda temporada. A primeira já foi lançada em DVD e Blu-Ray e também pode ser vista no Brasil pela Netflix ou no Canal Sony.

Eu sei que o hype do momento é Demolidor e A.K.A. Jessica Jones chegando aí em junho (?), mas vou dizer uma coisa: a Marvel é conhecida por fazer tudo estar conectado. MAoS já provou isso em diversos casos, e a cada episódio que passa eu acabo percebendo isso ainda mais.

Então, você vai ficar aí perdendo grande parte desse universo incrível da Marvel ou vai criar coragem e entrar pra S.H.I.E.L.D.?

-eduardo ferreira

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Melinda <3
    Sky <3
    Fitz-Simmons <3
    Fitz/Simmons <3
    Ward @#%$@#%%%@#
    Trip <3 T.T
    Bob <3 @#%$@# <3
    Mack <3 @#%$@# <3
    Hunter <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAH Vanessa!!! Melhor comentário possível pra esse post.

      Excluir

Posts Populares