CCdiscussão CCSociedade

De boas intenções o inferno está cheio

22.4.15Isabelle Fernandes



Acho incrível a capacidade que um ditado popular tem de falar tudo através de uma frase que a princípio não faz sentido nenhum, mas quando você para pra pensar percebe o significado dela. Isso é o que acontece com "de boas intenções o inferno está cheio". Quer coisa mais comum do que ter alguém querendo dar conselhos visando ao bem de outro, mas na verdade só está piorando a situação? E o pior: se apontam o erro da pessoa, ela se justifica com um "só estava ajudando" e ainda fica ofendidíssima.

Só que, meu bem, você não ajudou. E não vai ajudar nunca se não aprender a ouvir antes de falar.

É uma situação clássica: a pessoa está falando sobre um problema e o interlocutor, normalmente um amigo ou parente, já possui uma série de conselhos "ótimos" para a pessoa seguir. Conselhos esses extremamente valiosos, uma demonstração do quanto o interlocutor é uma pessoa sensata e que merece ter sua opinião acatada. Só que nem sempre é assim. Se a pessoa não tiver um pingo de conhecimento sobre o assunto discutido e bom senso, a opinião vai sair uma merda e pode fazer um estrago danado. Querem um exemplo? Quais são os discursos mais ouvidos pelas pessoas com depressão?

"Você precisa ser forte e encarar isso"
"Seja mais positivo!"

please stop

Qualquer um com o mínimo de conhecimento sobre depressão sabe que a baixa na produção de serotonina provoca desânimo e falta de energia, sem falar nos pensamentos que acabam se tornando predominantemente negativos e que fomenta os sentimentos de angústia, desespero e desesperança. Meio difícil levantar da cama quando você tem certeza que nada mais vai melhorar e que seria melhor estar morto, né. Aí a pessoa, que já se culpa por não conseguir ser "mais forte" e "enfrentar" a depressão ouve essas coisas, que acabam reforçando os pensamentos de culpa e acusação contra si próprio tomando isso como prova de que ela estava certa sobre si o tempo todo, piorando ainda mais o quadro.

Ou então uma pessoa tímida, que não consegue pedir informação na rua, por exemplo. Ela já se sente mal por não conseguir fazer algo tido como simples e se compara com outras pessoas que conseguem e então vem o amigo super expansivo falar "Ai fulano, é só ir lá e perguntar!! Não é difícil". Se não fosse difícil pra ela, ela teria feito, não é mesmo? Será que isso realmente ajudou a pessoa? Ou fez ela se sentir ainda pior?

A grande coisa sobre os conselhos é que eles precisam conter REALMENTE uma ajuda. Apontar o óbvio ou acusar não servem como ajuda. Falar sem ouvir o que a pessoa está dizendo, sem considerar o que ela está sentindo, a situação que ela está vivendo e o que ela pode ou não fazer não ajuda. Dar conselhos se baseando em você não ajudam, porque você é uma pessoa diferente da outra, vivendo outra realidade de vida.

Mas, às vezes tudo o que uma pessoa precisa não é ser aconselhada, é ser ouvida. Só o fato de ter alguém ali ouvindo de verdade o que ela tem a dizer e a compreendendo já é o suficiente, porém as pessoas em geral, tão preocupadas em dar opiniões, não se lembram disso. Ouvir com compreensão é justamente o que mais faz falta nas relações atuais, seja entre pais e filhos, irmãos, amigos ou companheiros.

Então, quando alguém vier desabafar com você ou pedir um conselho, que tal ouvir primeiro?

- isabelle fernandes

TAGS: , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Empatia é tudo na vida.

    É que nem quando alguém tem medo de alguma coisa "boba", e vem outro e diz "mas que palhaçada, não é nada demais". Amigo, não é o que VC acha. É o que a pessoa SENTE. Se ela acha que, sei lá, uma borracha vai MATÁ-LA, vc simplesmente não a força a chegar perto de uma borracha. Nem é difícil u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA CARA, ISSO MESMO!!!!

      Isso me dá uma puta raiva, até porque vivo isso na pele. Tenho pavor de inseto e o que as pessoas fazem (inclusive da família)? Exatamente, riem da minha cara, me sacaneiam ou brigam comigo porque estou dando "chilique"!!!!

      Não dá pra entender as pessoas às vezes q

      ~bells

      Excluir

Posts Populares