Academy Awards CCFilmes

Por que assistir ao Oscar?

20.2.15Elilyan


Se você não estuda cinema, nem é um cinéfilo, deve estar se perguntando por que perder horas de sono assistindo uma premiação longa e chata da indústria norte-americana de cinema. O Oscar não é o melhor parâmetro para saber se um filme é bom de verdade ou se uma atriz, diretor ou qualquer outros envolvido em um filme é bom mesmo. O Oscar não trata verdadeiramente de arte, mas, sim, de marketing. Nos últimos anos, o Oscar tem se tornado cada vez menos relevante. Premiações como a Palma de Ouro em Cannes, na França, e o Urso de Ouro, em Berlim, na Alemanha, são mais considerados que a premiação promovida pela Academy of Motion Picture Arts e Sciences

Muitos filmes e artistas são indicados ao Oscar devido ao lobby dos grandes estúdios e empresários, que visam promover determinada celebridade ou produção (estou olhando para você, Harvey Weinstein). Às vezes, o lobby é tão bem feito que é capaz de o filme com a melhor campanha de marketing levar o prêmio para a casa em detrimento daquele que é melhor de verdade, mas não soube fazer uma boa campanha. 

Mesmo com toda essa decadência, te trago três bons motivos para assistir ao Oscar esse ano.

1 - Porque o Oscar é fashionista

Quando se fala em premiação, uma das primeiras coisas que vem na mente é o tapete vermelho. É nele que são desfilados os mais belos vestidos e joias, as tendências se despontam e milhões são economizados. A indústria da moda se apoia nos famosos porque eles ditam o mercado publicitário, ou seja, um vestido fotografado na cerimônia do Oscar, por exemplo, conta mais que uma coleção bem sucedida.

Se você deseja saber o que será tendência, é bom ficar ligado no que será desfilado no red carpet da premiação. Dica de amiga: se vir alguma famosa de roxo, pode esperar que essa será a cor que dominará as araras na próxima estação. 




2 - Porque o Oscar gosta de sangue novo

Atire a primeira pedra quem conhecia Jennifer Lawrence antes de ser indicada por Inverno na Alma e Lupita Nyong'o por 12 Anos de Escravidão. Adoro reclamar que o Oscar é constituído na sua grande maioria por velhos brancos, mas não posso negar que se não fossem por esses caras, atrizes, atores e uma gama de outros profissionais estariam ainda tendo que batalhar para conseguir um lugarzinho ao sol. 

O Oscar consegue colocar nos holofotes novos e velhos profissionais que merecem serem destacados. Dessa forma passamos a conhecer e amar novos astros e estrelas. 


3 - Porque precisamos de assunto para a segunda de manhã

Se nenhum dos tópicos anteriores te convenceu, só posso convencer você a perder horas de sono conferindo a premiação para ter assunto no dia seguinte e poder debater com os amigos. O Oscar é tão grande e polêmico que temos montanhas de assunto para ser discutido, comentado e analisado durante semanas, quiçá meses. Você pode comentar com aquele colega fashionista sobre o tapete vermelho; com a moça da recepção sobre como foi injusta a ausência da Jennifer Aniston na categoria Melhor Atriz ~ sqn ; e com seu irmão sobre o fato de fulano ter ganhado Melhor Mixagem de Som. Depois de assistir a premiação do Oscar, será impossível você comentar sobre o tempo na manhã de segunda-feira.


- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Ler esse post me fez pensar em como as segundas pós-premiações eram sempre as melhores no colégio. Sempre os primeiros horários eram quase que destinados a falar de looks, filmes, injustiças ("Não acredito que o DiCaprio perdeu de novo!") e comparações sobre os filmes (ou musicas, no caso do Grammy) que foram indicados e os ganhadores. Esse ano não estou mais no colégio, mas acredito que na universidade ainda vá rolar um pouco disso, rs. Pelo menos eu espero por isso.
    Concordo que o Oscar vem perdendo um pouco da credibilidade, e, por um lado, fico feliz por isso, afinal, tratasse de publicidade e não da qualidade dos filmes. Mesmo assim, claro, vou continuar assistindo pelas mesmas razões enumeradas acima.
    Beijos
    missbennet.com.br

    ResponderExcluir

Posts Populares