CCdiscussão CCFilmes

ELA DISSE QUE NÃO TEM MULHER SEM ROUPA NOS FILMES DA MARVEL

18.11.14Dana Martins


Uma das coisas que eu quero fazer aqui no CC nesses posts onde apreciamos o físico de pessoas gostosas, é brincar com a nossa percepção - fazer posts com homens e mulheres, diferentes corpos, mas de maneira natural. Então quando a Elilyan fazia o post sobre Descamisados da Marvel, eu disse: "Gostei, podia colocar umas mulheres" Ao que ela me respondeu com: "Nunca observou que nos filmes da Marvel não tem mulheres seminuas?"

COMO ASSIM?

Dana:
Caramba, to chocada com isso de mulheres. Por que a Marvel não coloca assim? Vendo aqui, parece que X-Men é o que mais coloca um pézinho em mostrar mulher desse jeito.
Elilyan: Porque os filmes da Marvel são voltados para a família.
Dana: E um cara seminu musculoso é ok?
Elilyan: Mulheres seminuas são mais sexualizadas que um close na bunda de um cara. É ok porque somos "programados" a não erotizar o corpo masculino. Isso é mais um resultado da sociedade misógina.
Dana: Isso é MUITO interessante. Link sobre mulheres gostosas da Marvel.
Elilyan: A Marvel escala mulheres gatas, mas não usam a beleza delas em cena, mas também não desenvolve tramas relevantes para elas (leia Viúva Negra). Acho que a FOX foi o único estúdio que sensualizou um pouco com a Angel e a Mística, e mesmo assim foi super sutil. 

Depois disso nós entramos em uma discussão sobre a Viúva Negra ser relevante ou não que não tem nada a ver com isso. Mas eu não tava satisfeita. COMO ASSIM NÃO TEM MULHERES PELADAS? Então levei a conversa para o João (ou Joãozinho, para os íntimos -n HUAHUAH).

Joãozinho: Quase não tem mulher nos filmes da marvel, pra começar... Acho que é porque os quadrinhos já são sexistas o suficiente e levar isso pros filmes não cairia bem. E outra: homem pelado consegue transmitir músculos, força, é sinônimo de poder. Mulher pelada seria puramente para propósitos sexuais.
Lady Sif no filme do Thor e na HQ.
Curiosidade: DeConnick é a mesma mulher que escreve boa parte de Capitã Marvel. 

Daninha: Que sacanagem, cara. Em todo sentido.
Joãozinho: Porém o homem pelado tem um propósito meio implícito de trazer as mulheres pro filme, né, o que já é algo meio machista por si só
Repara que são poucas as cenas de filmes assim que não tem uma mulher vendo o homem nu e se surpreendendo.
Daninha: É, os homens vão pela ação, as mulheres pelo carinha bonito (teoricamente).
Joãozinho: Sim, essa é a questão. Mas enfim. Fala pra Elilyan que tem a cena do Hulk em Vingadores. Sabe, que ele cai do céu numa fazenda (?) que tem uma pedra tapando as partes. Uma mulher na minha sala gritou: "LEVANTA LOGO, DELÍCIA!" Nessas horas eu fico pensando até que ponto eles estão errados (?) sei lá.
Daninha: Como assim? o.õ
Joãozinho: Querendo ou não, isso chama a atenção e atrai público, né?

Não era o suficiente para mim, então na semana dessa discussão fui eu quem mandei nossa conversa semanal (se inscreva aqui para receber), com trilhões de gifs do Ice Bucket Challenge. Mas depois de pegar vários gifs de pessoas famosas fazendo...

Pensando agora... os caras fazem o Ice Bucket ok sem camisa, mas se a garota faz (mesmo que com parte de cima) parece mais é que tá querendo piriguetar. Sei disso porque foi a primeira coisa que eu pensei até reparar no quanto isso tá errado. Mesmo que eu pense que o cara quer se exibir sem camisa, o que nem passou pela minha cabeça vendo o Stephen Amell fazendo isso depois de mil cenas dele malhando em Arrow, eu não penso nele fazendo isso como se estivesse se oferecendo. Em outras palavras, eu não vi de maneira negativa. - Hora da Conversa

"Acho que isso explica os descamisados da Marvel."

Os três casos acima mostram como apenas uma diferença na percepção faz com que o mesmo comportamento seja aceitável ou não dependendo de quem faz. É isso o que nós chamamos de sexismo - o privilégio de um determinado sexo sobre o outro. Isso também é o que nós chamamos de "double santardad" - quando você tem o mesmo caso, mas enxerga de um modo diferente. Mulheres e homens tiram a camisa, mas elas são julgadas negativamente, enquanto eles são julgados positivamente.


Parece algo simples, mas tudo isso é só uma pontinha de uma enorme cultura que trata a mulher como objeto sexual e reforça a ideia da natureza incontrolável do desejo masculino. Afinal, basta uma saia um pouco mais curta para um estupro ser completamente justificável. Não.

Um comentário extra: Sobre ter mulheres observando os músculos do homem, é interessante que mesmo assim é voltado para o público masculino. É como a propaganda de carro ou desodorante que mostra o cara ficando com a mulher no final por ter o produto. Não basta ser o gostosão, tem que ser o gostosão para atrair mulheres. Aí entra a mulher deslumbrada com os músculos do protagonista. É validação: Caramba, ele é mesmo foda, ele atrai as mulheres!

E aí, como você tá? Esse post faz parte do nosso mês das super-heroínas (posso transformar em fim de ano das super-heroínas e ficar com aquela Mulher Maravilha ali no banner até janeiro??? <3) e é um resultado de uma das muitas conversas que estão rolando sobre o assunto. Se você clicar aqui vai ler os outros textos. E eu realmente quero saber o que você está achando. Estamos falando demais sobre super-heroínas? É melhor parar? 

-dana martins


TAGS: , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

8 comentários

  1. Muito bom o post. Simples, direto e incrível! :D

    ResponderExcluir
  2. a serie arrow tem problemas em mostrar mulher pelada - isso tem um nome científico

    ResponderExcluir
  3. Eu vi os filmes da Marvel na semana passada, quase todos eles. E uma coisa que me chamou atenção negativamente foi, em Homem de Ferro 2, quando a Natasha entra num carro com um motoristas segurança e foca nos peitos dela. Ela tá trocando de roupa e mostra esse segurança olhando pra ela (pros peitos dela) e, sei lá, achei isso ruim. Ela já tinha sido apresentada como a "secretária sexy" e aí quando a gente vai ver a Agent Romanoff em ação, umas das primeiras coisas que a gente vê é ela de sutiã - e nem é algo que acrescenta ao filme nem nada (essa foto aí em cima eu já acho que acrescenta pra cena inicial dela em Vingadores). Eu achei negativo porque normalmente primeiro a gente vê o homem sendo foda, depois ele sem camisa... E aí lembrei que em Capitão America a gente vê o Steve sem camisa antes de ver ele em ação.

    Enfim. Lembrei desse post quando vi a retratação inicial da Natasha. Talvez não tenha feito sentido o que eu falei - mas é porque eu mesma estou confusa. (Natasha é tão foda e tem uma puta história e aí vejo esses detalhes, tipo de Iron Man 2, que fazem c e r t o s a t o r e s se sentirem no direito de chamar ela de vadia e fico tão frustrada por isso. Dois segundos dos peitos dela fazem o povo ignorar todo o desenvolvimento que vem mais a frente. :((( )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih <3

      Eu não achei confusa não e gostei bastante desse comentário. Em Vingadores 2 (se você não viu, ignore essa parte) tem uma cena que ela salva o Bruce por cima do balcão e ele cai com o peito na cara dela. tipo??? pra que isso??? é praticamente fanfic boyservice (?) que o personagem cai justamente no colo do outro que só serve pra exaltar que você tá tendo a sorte de pegar uma pessoa gostosa. é um momento que diz "ela é gostosa" e "ele se deu bem" - e nem é algo de tooodo ruim, mas no contexto de uma história onde ela é 90% a única garota, é sexualizada e tratada como o objeto sexual: é horroroso. (fim da parte de Vingadores 2)

      Muito obrigada por compartilhar isso <3

      Excluir
    2. Dana, eu esqueci completamente dessa cena! Como tô bem feliz em rever os filmes quantas vezes puder, fui lá procurar e... CARAMBA ELE LITERALMENTE CAI COM A CARA NOS PEITOS DELA!!!!!!! E pensar que era só ele ter caído um pouquinho mais cima, rosto com rosto, e a gente teria mais um pouquinho do romance que tá se formando entre eles sem sexualizar nada... Ai que triste perceber ainda mais que ficam colocando a Natasha como objeto sexual quando ela não precisava disso. 💔

      Excluir
    3. POIS É. Eu não tinha nem como perceber. Quando assisti nessa hora rolou aquelas expressões/comentários do tipo "boooa" "se deu bem" - não dá nem pra fingir que não foi essa intenção.

      Excluir
    4. Não acho que a cena tenha sido só fanservice, eles (a Natasha e o Bruce) têm esse "relacionamentozinho" e a cena poderia dar um tom de constrangimento (que não foi aproveitado) ou cômico mas não foi com o timming muito bom mas enfim, a principal defesa da cena é que eu não acho que fariam essa cena com outro personagem, jamais seria o cap ou o thor ou o tony (mesmo ele sendo mulherengo naquela época), eu não vejo uma cena com outro personagem "só pra sexualizar" ela, a cena só podia ser entre os dois. Quanto às reações, as pessoas são idiotas óbvio, não quer dizer que o filme só queria vender em cima dela, a maior parte do público não tá nem aí se a cena tem ou não um propósito narrativo. E acho que a cena do interrogatório da natasha em vingadores é relativamente inteligente, além de ótima, ela conversando no celular e não dando a mínima pros 'sequestradores', acho que botar ela com uma roupa sexy ali era quase essencial (só percebi isso depois do filme solo dela), primeiro que ver 'uma mulher bonita' ali nos coloca no lugar dos 'vilões', é só isso que eles veem.
      No filme solo dela tem uma cena quando ela tá de frente com o vilão, mascarada, e ele revela o plano dele pra ela e tals e ela começa a virar o jogo. Nessa sequência tem uns flashbacks ao estilo "foi assim que eu te enganei" e umas semanas depois eu tava reassistindo vingadores e me dei conta que naquele universo ela é uma agente secreta, ela é estrategista, ela acordou naquele dia sabendo a missão dela e ela ESCOLHEU aquela roupa pra seduzir o bandidinho lá e arrancar as irnformações dele.

      Excluir
  4. Quer mulher pelada vai ver hentai

    ResponderExcluir

Posts Populares