Beyonce CCFilmes

OMG! A Jennifer Lawrence fica pelada sem roupa!

3.9.14ConversaCult


"Nós ensinamos as garotas que elas não podem ser sexuais da mesma forma como são os garotos" essa frase, de um discurso da Chimamanda Ngozi Adichie para o TED, foram as exatas palavras que a Beyoncé exibiu em sua apresentação do VMA esse ano. Exatamente uma semana depois, fotos de várias atrizes peladas são divulgadas na internet e o mundo esquece completamente disso.

Meu primeiro pensamento sobre as fotos foi: tá, grande coisa. Não porque eu seja uma "intelectual" esnobe que não gosta de sexo, mas porque não é nenhuma surpresa que pessoas tirem fotos peladas, fotos sensuais, fotos fazendo sexo. (Ke$ha já cantava Take a dirty picture, Take a dirty picture for me...) Muito menos que a Jennifer Lawrence faça sexo. Sim, dá uma dorzinha no coração, eu também cresci nesse mundo onde sexo é tabu e mulher que gosta de sexo é babado. Minha maior tristeza foi ver uma foto que ela tá com a trancinha da Katniss. NÃÃÃÃO, POR FAVOR, A KATNISS NÃO. NÃO FAÇA ISSO COM O MEU CÉREBRO.

é impressão minha ou o joelho dela é cheio de cicatriz?


Eu, pessoalmente, não gosto de ver essas fotos/fanarts de sexo bem no meio de um troço nada a ver (aka tags no tumblr). Eu to lá no meu mundinho colorido em paz e aparece minha personagem preferida pelada em cima de três caras ao mesmo tempo. Minha reação é: Naaah, por favor, não! Mas isso é só um exemplo de que em 2014, nós continuamos igual aquele Papa que saiu arrancando pinto das estátuas. 

Nossos personagens preferidos crescem, namoram com 50 pessoas, casam, fazem filho e ainda assim parecem anjinhos assexuais. Gostar de sexo não faz parte do mundo mágico da Disney. Sexo precisa vir em um drama cheio de pesar, igual Faking It. Ou de uma maneira crua, como Orange Is The New Black. Até mesmo em um ambiente estritamente sexual com vampiros sexys e donzelas taradas. Mas o Percy Jackson? Aos 16 anos ele dá só o maior selinho submarino de todos os tempos. E é até bom que o Rony e a Hermione levem até o final do último livro pra se acertarem, se não isso não ia ser mais Harry Potter, ia ser Teen Mom.



Tirando o fato que é dentro de uma prisão e jamais poderá ser como um filme da Disney, Orange Is The New Black tem uma grande abordagem sobre a sexualidade. Aliás, tem um momento ótimo que a Piper, protagonista, encontra um celular com fotos da vagina* de uma mulher. Ela faz uma cara de nojo e vai jogar o jogo da cobrinha no celular. Mais tarde quando ela conta para o marido, ele a pede pra tirar umas fotos pra ele também e Piper se nega com nojo. Não é o tipo de coisa que ela quer fazer. E é ilegal. Ela vai brincar lá com o jogo da cobrinha. Quem assistiu a série, sabe que isso não significa que Piper não gosta de sexo. Bem pelo contrário. Mais ainda: ela é pelo menos bissexual e isso não significa que só porque ela vê uma foto de uma vagina ela precisa ficar toda desesperada.


*vagina? nessas horas eu entendo por que a autora da 50 Tons de Cinza não usa a palavra, ela sempre descreve tipo "ele está me tocando ". eu não sei nem se esse é o melhor termo e parece estranho usar. e totalmente anticlímax. o que estão usando nas fanfics hoje em dia? 



Da mesma forma que foi um absurdo em 2013 a Miley Cyrus rebolar com um cara no VMA, em 2014 parece um absurdo uma mulher tirar foto de si e fazer poses sensuais. (me pergunto que outras fotos tinham nesses celulares - fotos de homens pelados?) Aliás, uma pausa para reparar em um detalhe importante. O absurdo não é tirar fotos em poses sensuais. Você tem diversas fotos dessas atrizes assim pela internet. No próprio VMA de 2014 tivemos um show de bundas com a Nicki Minaj e a Beyoncé. Tudo bem a mulher ser sensual para o homem ver (provavelmente foi outro homem que teve a ideia de apresenta-la assim). O que espanta é descobrir que mesmo sozinhas em casa essas mulheres continuam querendo fazer sexo. Por vontade própria. 

Se a gente colocar tudo em cima da mesa e pensar bem, o espanto é esse: mulheres gostam de sexo! mulheres ficam peladas!

omg! eu podia jurar que a Jennifer sem roupa ficava azul!

Até alguns dias atrás eu não entendia o posicionamento da Jenji Kohan (criadora de Orange Is The New Black) em mostrar sexo e gente pelada. Ela disse que adora e tenta mostrar o máximo possível! Até eu perceber com essa divulgação de fotos que, se saísse uma foto da Taylor Schilling pelada (a Piper, protagonista da série), não faria diferença porque isso nós já vemos na primeira cena da personagem.

Cadê a Lisbeth para hackear a Hollywood inteira e liberar foto toda semana até entenderem que todo mundo* gosta de fazer sexo?

-dana martins


Aproveitando o assunto: Gente, reblogar outras fotos da pessoa fazendo caridade e "coisas legais" é só uma forma de legitimar a ideia de que tirar foto de si e gostar de sexo é uma coisa ruim. É perpetuar o slut-shaming. Jennifer Lawrence tirou as fotos, sim. Gosta de fazer sexo, sim. E é uma pessoa incrível por não oprimir seu desejo sexual, assim como todas as outras atrizes e garotas pelos mundo que gostam de fazer sexo e fazem mesmo. E que gostam de olhar sem vergonha.

essas são todas fotos de photoshoots que ela fez. as fotos privadas eu não vou divulgar por respeito.
o problema não é olhar, é olhar passando por cima do que a própria pessoa quer fazer com o corpo.
a jennifer tem o direito de tirar foto como ela quiser, e mostrar pra quem ela quiser.
as fotos divulgadas ela não escolheu dividir com a gente. 

TAGS: , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Gostei bastante do texto Dana, mas não entendi seu pudor com a foto da Jen nua com a trancinha da Katniss. Como você acha que a Katniss tem filhos? *spoilers* Ela planta uma sementinha na arvore? NOP! Acho interessante observar que você falou sobre a relação ficção para jovens e sexo, pois muitas vezes ignoramos o sexo por causa de nossos pudores. Odeio ler séries sobre jovens adultos e adolescentes que passam páginas e páginas vivendo aventuras juntos e sentem atração uns pelos outros e não passam dos selinhos sem graça. Vamos ser francos: ISSO NÃO É REAL!

    O Diário da Princesa é uma série maravilhosa e que trata bem a questão do sexo. Tem um momento em que o Michael quer transar com a Mia, mas ela não se senta ainda pronta (ela é uns 3 anos mais nova que ele) e isso gera um drama bastante convincente e real. Lembro que li isso quando adolescente e adorei, pois a Meg Cabot tratou isso de forma clara, sem atenuar nada.

    Vi as fotos nuas da Jen e adorei ver que ela é uma mulher linda, que tem confiança em sua sexualidade e não tem problema em se afirmar como uma pessoa que gosta de sexo. Gosto da Jen e fiquei triste por ter visto as fotos, pois elas não eram para os olhos do público. Famoso ou não toda pessoa tem direito a privacidade.

    ResponderExcluir
  2. Não sei em que mundo eu estava, mas só fiquei sabendo desse vazamento através desse post. Estou totalmente por fora dos comentários.

    ResponderExcluir
  3. eu concordo com o post mas achei o exemplo infeliz porque não fala o ponto mais importante desse caso: todas as atrizes que tiveram as fotos espalhadas pela internet não consentiram. elas são vítimas de um crime. o problema dessas fotos não é ver que essas mulheres gostam de sexo e do proprio corpo, mas que elas não consentiram em compartilhar essas imagens, que a privacidade delas foi violada.

    sobre o mundo magico da disney: mara wilson para sempre rainha do meu coração https://twitter.com/MaraWritesStuff/status/492363337804443649 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escrevi 3 textos sobre o assunto, e essa que você citou é, sim, uma questão válida que eu trato em outro texto e definitivamente a mais importante. Mas muitos estão falando disso, não é? Existem outras perspectivas do assunto que também precisam ser lembradas, e essa aqui é uma delas. Expor fotos privadas sem autorização é um ato horrível, é um abuso sério, mas há um lado positivo que é justamente ajudar a quebrar o tabu do sexo. É complicado. Porque a mensagem de condenar o ato de divulgação sem consentimento se mistura com a mensagem de condenar elas tirarem fotos as fotos, é um tiro que sai pela culatra. Então é por isso que eu prefiro fazer os 3 textos: Primeiro, lembrar que o tabu do sexo é problemático e não é condenável o que elas fizeram. Segundo pra mostrar o problema do que fizeram com elas. E terceiro pra reforçar o direito à liberdade de tirar foto de si como bem entender e lembrar que o problema é quando passam por cima do consentimento da própria pessoa.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Posts Populares