#VALM12L autor contemporâneo

Volta ao Mundo em 12 Livros: Itália

9.7.14Michelle


Oi, amiguinhos! Tivemos uns pequenos imprevistos em nossa viagem, mas estamos de volta! Prontos para conhecer nossa próxima parada?

Não fazem ideia do que estou falando? Então confiram o post introdutório do Volta ao Mundo em 12 Livros e venham comigo que nosso destino agora é a Itália!

Peguem o passaporte e vamos lá!


>>>Terra da boa comida

O que vocês pensam quando ouvem “Itália”? Eu penso em comida... hahaha. Pizza, ravioli, caneloni, espaguete, tiramissú, canoli, panetone... É muito difícil achar alguém que não goste de pelo menos um prato da culinária italiana. Sem contar os vinhos, claro.

Mas o país em forma de botinha é muito mais do que um menu apetitoso. É também o 5º país mais populoso da Europa e sua capital, Roma, foi o berço da civilização ocidental, juntamente com a Grécia. Durante séculos, foi o centro do mundo em termos de artes (pintura, música, literatura, arquitetura), com gente do calibre de Leonardo Da Vince, Michelangelo, Botticelli, Boccaccio, terra de grandes pensadores (como Maquiavel), responsável por avanços tecnológicos e pela disseminação do catolicismo, mas também por originar novas correntes religiosas, como o luteranismo. A Itália também é mundialmente lembrada por sua tradição em óperas, por ser um dos expoentes mundiais da moda, por suas belas paisagens e pontos turísticos peculiares, como a Torre de Pisa e as românticas gôndolas de Veneza.

>>>Literatura italiana

Tendo uma cultura tão forte, não é de se admirar a quantidade de escritores italianos famosos. Dos mais clássicos, podemos citar Dante Alighieri, considerado o primeiro e maior poeta em língua italiana, que viveu entre 1265 e 1321 e que, com sua “A Divina Comédia”, transformou a base do idioma italiano moderno.

Outro pilar da literatura italiana é Luigi Pirandello (1867-1936), dramaturgo, poeta e romancista siciliano que revolucionou o teatro com seus textos ácidos e cheios de humor. Sua bibliografia é vasta e inclui, entre outras pérolas, “Assim é, se lhe parece”, “O falecido Matias Pascal” e “Um, Nenhum e Cem Mil”.

Italo Calvino (1923-1985) é, sem dúvida, um dos mais importantes nomes da literatura italiana contemporânea. Fez parte da Resistência Italiana contra o nazismo, participou ativamente do comunismo, se formou em Letras e escreveu contos e romances, sendo também muito conhecido por explorar a relação dos leitores com os livros. Entre seus trabalhos mais conhecidos, vale a pena destacar “Cidades Invisíveis”, “Se um Viajante Numa Noite de Inverno” e “O Visconde Partido ao Meio”

Um dos queridinhos da atualidade, Federico Moccia é escritor, cenógrafo e roteirista e seus romances “Três Metros Acima do Céu”, “Desculpa se te Chamo Amor” e “Desculpa, Quero me Casar Contigo” conquistaram uma legião de jovens fãs no mundo todo, em grande parte graças ao ritmo ágil e ao estilo coloquial de sua escrita.

>>>Umberto Eco, nosso guia

Umberto Eco, 84 anos, é escritor, filósofo, semiólogo, linguista, crítico literário e bibliófilo. Pouca coisa, hein? É diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Bolonha, escreve para periódicos acadêmicos, é colunista semanal da revista italiana L’Espresso, uma referência essencial a todos que pretendem enveredar pela carreira de escritor ou tradutor (ou que querem entender melhor o processo de leitura e escrita), e, claro, romancista de mão cheia. Também é um grande estudioso da cultura de massa.

Seu livro mais conhecido, que também ganhou uma adaptação famosa para o cinema, é “O Nome da Rosa”, mas “O Pêndulo de Focault” não fica muito atrás com sua trama cheia de referências à cabala, à alquimia e a teorias conspiratórias. Eco é dono de um estilo às vezes considerado enfadonho por seu detalhamento, textos cheios de sutilezas, enredos intrincados e muita base histórica e literária. Com certeza não é o tipo de leitura para quem está em busca apenas de relaxamento. Mas quem disse que a literatura serve só para o lazer?

Já leram alguma coisa do Umberto Eco? Têm alguma recomendação? Conhecem outros escritores italianos interessantes? Venham conversar com a gente! Pode ser pelos comentários ou lá no nosso grupo do Facebook ;) 

- michelle gimenes

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Estou adorando participar dos desafios, acabei ontem a noite O nome da rosa, nunca tinha lido nada do autor. Posso dizer que a leitura foi cansativa mas valeu a pena. Irei ver o filme em breve.

    ResponderExcluir

Posts Populares