CCDicas copa

Guia de como aproveitar a Copa do Mundo

28.6.14Elilyan


Bem amigos da Rede Glo… ops, ConversaCult, vocês já sabem o que fazer durante a Copa se não quer acompanhá-la. Agora venho apresentar um guia para aproveitar o segundo maior evento esportivo do mundo. E não, não estou falando dos jogadores gatos

Eu acredito no Papai Noel. Eu acredito no Fuleco.

Copa é igual ao Natal, se você não acredita na festa não vai aproveitar todas as coisas boas que um evento como esse proporciona. Acreditar na #CopaDasCopas não significa deixar de se indignar com os problemas do país e ignorar as besteiras que a Fifa e o governo fizeram, mas sim tomar posse de um evento que DEVE SER NOSSO! 

O slogan oficial da festa é JUNTOS NUM SÓ RITMO™, mas sem nós ele não significa nada, perde seu significado. A Copa é muito mais que futebol, é um movimento sociocultural de unificação. Com a desculpa de ver 22 jogadores correrem atrás de uma bola povos do mundo todo se unem em um só ritmo. 

Acha que JUNTOS NUM SÓ RITMO™ é utopia? Não é não. Quando nos dispomos a nos unir o milagre acontece. Tive a oportunidade de ver mexicanos, italianos, americanos e ingleses, todos juntos, compartilhando uma cerveja. Foram unidos por uma paixão em comum, o futebol, mas foi a escolha deles que fizeram que deixassem as diferenças de lado e juntos estarem em um só ritmo. 

Faça turismo

Invasão uruguaia em Fortaleza 
Não estou falando do curso da faculdade, mas sim em redescobrir sua terra. Vá aos pontos turísticos de sua cidade. Vá de encontro aos estrangeiros, pois eles querem conhecer você. Querem conhecer o povo brasileiro. E confessa que você também quer conhecer o “mundo”. 

Tudo bem se você não quer percorrer os pontos turísticos que estão lotados (e caros), mas no momento em que você deixa de ocupar esses espaços outras pessoas os invadiram. Aqui na minha cidade as praias e a orla foram invadidas por uruguaios e mexicanos. O negocio é tão sério que me pego, as vezes, falando espanhol, mesmo com os brasileiros. 



Seja um bom anfitrião

Seja um bom anfitrião, mas saiba que não
dá para agradar todo mundo.
Né, Claudinha?
A Copa não é para os estrangeiros. A Copa é para mim, para você, para o povo brasileiro. Vamos parar de agir como aquele filho chato que se tranca no quarto quando a visita aparece. Vamos ser como o filho que nossas mães desejam: que são educados e que recebem as visitas com cortesia.

Confraternizar é muito bom! Faça novos amigos. Não precisa falar inglês, espanhol, grego ou qualquer outra língua, a linguagem da amizade é universal. Sorria. Não importa qual seja o local do mundo um sorriso é um gesto que abre portas. 



Não se deixe abater pelas adversidades

Moro em um bairro próximo da Arena Castelão. É tão próximo que consigo ir à pé até lá (caminhada de 30 minutos). Mesmo assim não consegui comprar ingressos para acompanhar ao jogo Brasil X México no estádio. Não deixei o fato dos ingressos me abater. A Fifa pode até ter tentado me deixar de fora dessa festa, mas ela é minha! No dia do jogo chamei os amigos e com eles fui festejar assistindo ao jogo. Rimos, brincamos, nos divertimos e emocionamos. Estou fazendo que a Copa no Brasil seja inesquecível na minha vida. E você?


Aproveite a Copa do Mundo, você merece se divertir, e não esqueça de protestar no dia 5 de outubro.


- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares