2013 Ali Cronin

[Resenha] Dizem Por Aí

17.9.13Unknown


por Brenda Cordeiro
- Livro: Dizem Por Aí
- Série: Garota <3 Garoto - Livro 2
- Anterior: "Nada É Para Sempre"
- Próximo: "Três É Demais"
- Autora: Ali Cronin
- Editora: Companhia das Letras / Seguinte
- Comprar: Saraiva, Fnac, Travessa
- No Skoob








Minicrítica - Sinopse:

Sinopse Oficial: Adam é o namorado de Cass. Jack ainda é virgem. Rich tem um segredo. E Ashley? Ela só quer se divertir. Não leva nada a sério e todo mundo sabe disso. Isto é, até Dylan aparecer. Quando aquele garoto lindo, charmoso e inteligente não demonstra nem um pingo de interesse, ela finge não se importar. Mas será que finalmente Ash vai desejar ter um relacionamento sério com alguém?

Dizem Por Aí (ou Rumour Has It, o título original) é uma leitura agradável sobre o cotidiano de uma menina que está acabando o ensino médio. A história engloba os principais temas dessa época na vida de qualquer um: problemas com a família e com os amigos, a indecisão na hora de escolher o que você vai fazer na faculdade e os amores adolescentes. Com uma personagem principal bem mais interessante, na minha opinião, esse foi bem melhor que o primeiro livro.


Quer saber mais? Clica ai embaixo ;)

Dizem Por Aí é o segundo volume da série Garota <3 Garoto, que traz histórias contadas por quatro amigas: Sarah, Ashley, Cassie e Donna.
No primeiro livro acompanhamos a história da Sarah. Agora vemos o mundo pelos olhos de Ashley.

Ashley Greene (que como ela mesma diz, não pode ser confundida com a atriz de Crepúsculo) é conhecida como a "pegadora" do grupo. Ela sai com os amigos todo fim de semana, bebe pra caramba e quase sempre transa com algum cara. Já até perdeu as contas de quantos foram. Mas ao contrário do que seria esperado, ela não se sente mal por isso. Para ela beijar e transar são quase a mesma coisa. É claro que sua reputação acaba se tornando grande demais e ela começa a ficar "falada" na escola e isso acontece justamente na mesma época em que ela começa a gostar de verdade de um menino, o misterioso Dylan.
Ai é que a coisa muda. Ashley nunca se importou com a opinião das pessoas, principalmente relacionada a esse assunto, mas quando sua reputação começa a atrapalhar suas chances com o cara, ela entende que está na hora de começar a se comportar mais.

O tema central do livro é esse, mas outros assuntos também são abordados.
A família da personagem é muito mais explorada dessa vez. Ashley tem duas irmãs e seu pai foi embora quando ela ainda era criança, deixando a mãe sozinha com três meninas. Sua relação com a irmã mais velha é bem difícil, já que Sasha é a "filha perfeita" e parece ser bem mais querida por sua mãe do que ela. Frankie (personagem que rouba a "cena" toda vez que aparece), a irmã mais nova, já se dá muito bem com Ashley. Ash trabalha na loja de sua mãe, Karen, com quem ela tem uma relação muito delicada.
Por conta dessa relação difícil com a família, Ashley não se sente a vontade para discutir o que ela pretende fazer na faculdade. No começo nem ela sabe muito bem o que quer, mas com a ajuda de um projeto da escola, Ash acaba decidindo que quer fazer faculdade de cinema. Ela decide então se inscrever na faculdade, mas em segredo. Nem mesmo sua melhor amiga, Donna, sabe disso.

Diferentemente de Sarah, Ashley é bem menos apegada ao cara e não fica falando dele o tempo todo. Como nesse livro a história tinha outros assuntos interessantes para abordar, não ficou focada somente no cara pelo qual ela era apaixonada. Isso foi um ponto alto do livro.
Além disso, Ash é uma personagem bem mais interessante. É engraçada, despreocupada com as coisas e bem sarcástica, o que rendeu diálogos divertidos e ótimas citações.


"E sim, o que importa é o interior das pessoas. Mas antes de entrar, ele ia passar por fora, não é mesmo?" 



Eu achei muito interessante o fato de que mesmo ela aparentando ser muito atraente e conseguindo basicamente qualquer cara que ela quiser, Ashley não esconde que precisa sim caprichar no visual para conquistar Dylan e que não se acha nem de longe a mulher fatal que aparenta ser.
Ela apenas é confiante em relação ao seu corpo, algo que você não vê muito hoje em dia. Eu adorei o modo como a autora abordou esse assunto de uma forma tão sutil.

Ali Cronin novamente fez sua mágica e criou uma personagem com a qual você se identifica de alguma forma. Eu tomei totalmente as dores dela em relação ao seu amor não correspondido...

"Resumindo, eu estava tão afim dele que poderia ter chorado com a frustração de não poder tê-lo".

"Quanto mais pessoas soubessem que eu gostava dele, menores as chances de acontecer alguma coisa. Matemática Masculina Para Iniciantes".

Sim, Ash, eu te entendo!

Adorei também ver o desenvolvimento dos outros personagens: Vemos uma Sarah muito mais segura de si mesma e (finalmente!) deixando o babaca do Joe pra lá; podemos conhecer um pouco mais sobre Donna, Rich e Ollie; Cass e Jack não tiveram tanto destaque, mas acho que terão no próximo livro.

Enfim... Não posso falar muito mais sobre a história porque se não eu vou acabar dando muitos spoilers! Então vou resumir da forma mais curta e grossa possível: Eu amei o livro.
Sério mesmo, terminei de ler com um sorriso no rosto e já querendo ler o próximo. Pena que eu fui burra e não comprei logo o terceiro junto com esse (na Bienal)... Agora vou ter que esperar e ler os outros livros que estão na minha lista enquanto isso.

O terceiro livro da Série, Três É Demais, é narrado pela Cassie. O quarto, Lições de Amor, vai ser sobre a Donna e está previsto para Outubro desse ano. A série ainda tem mais dois outros livros: A Garota Certa e Eu e Você, que ainda não têm data certa para sair aqui. Pra quem gosta da série, existem dois contos "Noite das Garotas" e "Não Me Esqueça", que precedem o primeiro e o segundo livro, respectivamente, e que podem ser baixados de graça no site da Editora Seguinte.

Sobre a nota: Depois de ler o segundo, eu repensei a nota que dei para o primeiro... Hoje eu daria uns 3,5 para poder dar 4,0 nesse. Mas como eu já dei minha nota, dou 4,5 nesse. Novamente: não é o melhor livro do mundo, mas eu gostei bastante! Recomendo e aviso para que vocês não desistam no primeiro livro se não gostaram. Esse é bem melhor ;)

Nota: 
(4,5/5 conversinhas)

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares