arte CCCriativo

Princesas da Disney largam os vestidos e o resultado é impressionante (+feminismo)

26.9.13Dana Martins


Ah, que saudade eu tava de um CCCriativo por aqui! Eu acho tão legais esses posts. Então quando eu vi esse "costume swap", uma troca de figurino, eu tive que trazer pra cá. Vamos concordar que a arte em si não é das mais impressionantes, mas é bem a acabada e a ideia é GENIAL! Por que ninguém nunca fez isso antes?

E esse post que era só uma apreciação desse costume swap ótimo, acabou virando também uma pequena discussão sobre feminismo, porque aqui a gente não dorme no ponto. A palavra de ordem é se divertir com o conteúdo. :)

Veja abaixo o resultado da mini-discussão sobre feminismo e das princesas da Disney vestidas de homem. \o/

O que eu achei mais legal é que de repente todas pararam de parecer princesas indefesas (menos a Mulan, ali eu não vi nem diferença ♥) e viraram mulheres poderosas. Vendo essas imagens eu não espero menos do que elas subindo em cavalos, liderando batalhas e entrando com tudo em aventuras arriscadas. Desse jeito TODAS parecem dignas de entrar para a nossa Lista de Mulheres Fodas . O que é interessante, né? Porque a maior parte delas já viveu aventuras arriscadas e provou ter MUITA coragem. 

E o que é impressionante: Essas imagens não têm um lado feminista por serem mulheres vestidas de homem. Não, isso é até meio sexista: vamos transformar todo mundo em homem que é melhor! O lado feminista é como isso evidencia a nossa cultura onde a própria roupa feminina é o símbolo de mais fraco. Veja bem, o problema não é a mulher usar vestido, o problema é ela ser vista como mais fraca por usar vestido. E é por isso que filmes como Valente, onde a Merida é firme o tempo inteiro e não larga o vestido (a não ser o apertado), são um grande feito. Ajudam a dissociar a imagem de que roupa feminina é roupa de gente fraca. 

As pessoas se irritam com História, Geografia e a vida porque é tudo relativo. Aqui também é! Não vale pular do 8 para o 80 e hostilizar  elas estarem vestidas com roupas de homem. A luta é dupla: 1) Tirar a ideia de que mulher, e o que é feminino, tem menos valor e é mais frágil do que o  masculino. 2) Mostrar que, como não é o sexo que importa, e sim a personalidade de cada um, tanto faz se a pessoa está vestindo algo "masculino" ou "feminino".

Interessante que eu tinha feito esse post no fim de semana, logo depois fiquei sabendo do lançamento do livro Universo Desconstruído - Ficção Científica Feminista, que foi postado ontem aqui. Acho que tá na veia do CC esse tipo de discussão. 

















Lista das princesas na ordem: Bella (A Bella e a Fera), Ariel (A Pequena Sereia), Jane (Tarzan), Jasmine (Aladdin), Mégara (Hércules), Tiana (Princesa e o Sapo), Vanellope (Detona Ralph), Madellaine (não achei o nome em português - O Corcunda de Notre Dame 2), Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame), Sargento Calhoun (Detona Ralph), Aurora (A Bela Adormecida), Kida (Atlantis), Mulan (Mulan), Pocahontas (Pocahontas), Rapunzel (Enrolados). A arte é de Haruki Godo e você pode ver mais no deviantart do artista.

Eu adorei a Esmeralda, votava até para novo filme da Mulher Maravilha (em um universo que a personagem é respeitada). E a Mégara foi a mais estranha porque não teve nenhum efeito. Ela parece igualmente bem vestida assim. (repararam que a roupa do Hércules mostra mais do que a dela? HUAHAUH)

-dana martins

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Amei a Aurora, a Esmeralda e a Pocahontas. Quero ver historias com essas versões delas i,i

    A Bela ta parecendo a Capitão Amelia, de Planeta do Tesouro.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver a Mérida, de Valente, vestida como um guerreiro escocês, com kilt e a pintura azul no rosto! =D

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! A Jasmine e a Ariel estão lindinhas, e a Bela também! ^^

    Um beijooo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Muito legal!!
    Realmente, a Mulan já tinha se vestido de homem e a Megara parece roupa normal dela (com saiotinho e td)... A sargento Calhoun parecia mais 'macho' com a roupa original e não com a do Felix hehehe

    ResponderExcluir

Posts Populares