CCAnime CCHQ

Iniciação: Naruto

3.3.13ConversaCult

por João Pedro Gomes

Oi, gente! Aqui é o João, um dos novos membros da equipe do CC :D Hoje, como todos os novatos, venho aqui fazer para vocês meu post de estreia. E eu estou super animado!!! \o/

Quando me disseram para escrever um texto falando sobre qualquer assunto que eu tivesse vontade, eu entrei em desespero. Fiquei dias e mais dias refletindo sobre o que eu falaria, e então pensei comigo mesmo: “ok, esse é o primeiro post e nada mais justo do que falar sobre algo que eu gosto de verdade, para que os lindos dos leitores me conheçam melhor”. A escolha óbvia então apareceu. Naruto. Sim, Naruto! O anime que me deixa pulando de alegria no sofá enquanto assisto. Que me faz perder vários minutos no banho enquanto penso sobre a história. Que me faz querer ser um ninja, lutar contra o mal e – espera, tem como apagar essa parte, produção? Enfim, vamos ao que interessa. (depois do pulo!)

E o que é esse Naruto aí, João?

Naruto é uma série de mangá criada por Masashi Kishimoto que foi lançada em 1999(!) no Japão. Devido ao sucesso de vendas, em 2002 começou a ser adaptado para a TV em forma de anime e desde então se tornou um sucesso de audiência. Por ter sido lançado há mais de uma década, Naruto é bem popular e as chances de você já ter ouvido falar dele são bem grandes, seja através da internet, da TV, do seu priminho otaku ou até mesmo por meio de livros (sabia que até o Max de "Os Instrumentos Mortais" lê Naruto?).

Nossa, se existe há tanto tempo a história deve ser boa! Sobre o que fala?

Naruto Uzumaki é um aluno da academia ninja que vive causando problemas para sua vila. Não leva as aulas a sério, vandaliza patrimônios públicos e fala o que dá na telha sem se importar com quem. Mas tudo isso com um objetivo: chamar a atenção. Naruto é órfão desde criança e o que mais quer na vida é fazer amigos, já que todos têm medo de se aproximar dele. Por causa da raposa demoníaca que tem presa dentro de seu corpo, as pessoas o veem como um monstro que pode perder o controle a qualquer momento, e assim fazem de tudo para evitá-lo.


E o anime progride com base nisso. Naruto tentando fazer amigos / conquistar o reconhecimento do povo e se tornar o líder da vila / salvar um companheiro do caminho das trevas / capturar inimigos / fugir daqueles que querem roubar seu poder / trazer paz ao violento mundo ninja. Parece muito? Garanto que o enredo bem elaborado não é nem metade do que o anime tem a oferecer.

Nem metade? Como assim??? O que tem de tão especial nesse negócio?

Muita coisa. A começar pelos personagens, que são incrivelmente bem construídos. Há dezenas deles mostrados com freqüência no anime, e cada um é único em termos de personalidade e história de vida. Até os vilões, por muitos considerados os melhores personagens, têm motivos muito fortes para serem como são. Isso enriquece muito a trama e faz com que os “favoritos” sejam bem diversos entre os fãs.

Outra coisa notável é o mundo criado por Kishimoto. Há um contexto muito legal envolvendo países, vilas ocultas e tensões políticas. Além disso, os próprios ninjas são bem interessantes. Suas habilidades, liberadas com uso de chakra (energia física + espiritual), são muito diversificadas. Cada ninja se especializa em usar essa energia para uma finalidade. Por exemplo, um ninja que pretende ser médico se especializa em técnicas de cura e venenos, e assim por diante.

O chakra permite fazer praticamente tudo, desde controlar objetos e elementos da natureza até invocar gente morta. E o bom é que, por ter toda essa variedade de possibilidades, o mundo ninja é muito rico em informação. Há uma sociedade bem complexa construída por trás do que parece uma simples vila, e isso torna tudo muito mais real.

E também, claro, as batalhas! O que seria de um mundo ninja sem guerras épicas e sangrentas, não é? A maior qualidade do anime nesse aspecto é que a maioria das lutas é bem pensada e planejada, não é só pancadaria até alguém ficar cansado e morrer. Os oponentes conversam, analisam e planejam seus movimentos, fazendo o espectador pensar junto e deixando as coisas num ritmo bem legal de acompanhar.

E as garotas não ficam de fora! Adoro ver mulher brigando. Mas calma que é só na ficção, gente! Pra vocês não dizerem que é preconceito, acho elas tão fortes quanto os homens do anime. Igualdade para um mundo (ninja) melhor!

Os cenários também são bonitos. Uma coisa que observei é que eles sabem quando fazer algo mais ou menos elaborado. Isso deixa cenas simples (como um diálogo) mais interessantes, enquanto não tira o foco do personagem quando ele precisa ser o centro das atenções (numa batalha, por exemplo). E a trilha sonora é a cereja do bolo, sempre traduzindo muito bem o sentimento que a cena transmite.

Ok, João, começou a me convencer. E como eu faço pra assistir?

Esse é o maior obstáculo pra quem quer começar do zero, mas vamos lá. O anime é dividido em duas partes: a fase clássica, que é o início de tudo, com os personagens ainda crianças, e a fase shippuden*, onde há um salto no tempo de três anos e todos voltam maiores e mais fortes. Atualmente, o anime está por volta do episódio 520. MAS FIQUE CALMO, leitor! Tem várias maneiras de cortar caminhos e facilitar sua vida. Primeiro, uma grande parte dos episódios é filler**. Se você pular todos ou quase todos eles, dá pra adiantar bastante sem perder nada de importante (você pode encontrar a lista de fillers aqui).

Outra alternativa é ler o mangá, que traz todos os acontecimentos de forma mais resumida. Sem contar os desenhos que são uma coisa linda de se ver. Seja qual for o formato que você escolher, o mangá e o anime estão disponíveis online aqui e aqui.

Assistir pausadamente em temporadas também é uma boa, pois geralmente elas têm uma história mais ou menos fechada, como se fosse um livro só de uma grande série. Enfim, há várias maneiras de acompanhar, só não vale ficar sem ler ou assistir.

*considero essa fase bem melhor, mas precisa ver a primeira pra entender ):

**fillers são os episódios geralmente alheios à trama principal, que não aconteceram no mangá (história original). Eles são feitos exclusivamente para o anime e servem para distanciá-lo dos acontecimentos mangá, evitando que atrapalhe as vendas do mesmo.

Ah, mas tem muitos episódios! Não sei... E isso não é desenho pra criança?

Aí a criancinha vê isso e fica traumatizada
Momento depressão: muita gente me julga por ter 16 anos e ainda assistir Naruto. “Credo, você assiste isso?”, “não acredito que você ainda gosta de desenho” (tia, isso foi uma indireta). Mas julgar algo é fácil quando não se conhece de verdade, né? Acho que o que mais importa não é a plataforma em que uma coisa é apresentada, e sim o conteúdo que ela traz. 

Que atire a primeira pedra quem nunca se emocionou com uma animação da Disney!  Ok, mas isso é assunto para outro post. 

O fato é que o anime traz várias mensagens complexas que podem ir muito além da compreensão infantil. Ele fala sobre amizade, coragem, esforço, superação, patriotismo e até mesmo sobre paz mundial. Sem contar nas piadinhas obscenas típicas dos japoneses. Mesmo que a primeira parte seja mais leve e bem humorada (já que os personagens ainda são crianças), Naruto consegue muito bem conquistar fãs de todas as idades. Se você está a fim de começar a assistir um anime, vai em frente que esse aqui é uma opção pra lá de segura.

Se meus argumentos ainda não te convenceram, saiba que Naruto já tem quase dez filmes, mais de cinquenta jogos (sem contar os online), milhares de produtos lançados ao redor do mundo e até coleção de cards colecionáveis em salgadinho da Elma Chips (!!!!). Ou seja, se tem tudo isso é porque alguma coisa boa tem aí. É só dar uma chance, ir sem preconceitos, começar a assistir e ser feliz.

E você? Já conhece Naruto? Pretende assistir? Conversa com a gente aqui nos comentários! :D

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

18 comentários

  1. gostei muito da sua postagem Joao... =)
    quem sabe eu também não passe a assistir. Naruto eu via quando passava na TV e acho que ainda passa. E eu gostava muito... mas 520 episódios??! uuf... deveria ter começado quando ainda eram só 200. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Stephanie, dê uma chance sim! Corta os caminhos que falei que com um pouquinho de esforço o negócio vai caminhando (: Assiste separado por temporadas que você termina rapidinho (sério, tem temporadas INTEIRAS de fillers. Pula tudo que dá).

      Obrigado pelo comentário! :D
      Abraços, João.

      Excluir
  2. Assisto vários animes, mas não assisto naruto por pura preguiça mesmo. Talvez agora eu comece a ver :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não tive essa preguiça inicial porque já peguei no embalo do SBT, e nem sabia quantos episódios tinha quando comecei a ver pelo DVD / internet. Entendo a "trava" de quem não quer começar, mas segue as dicas que dei aqui em cima pra Stephanie que as coisas fluem melhor do que você espera. Sério.

      Agora vai lá assistir, vai! -nnn
      Obrigado pelo comentário. Abraços!
      - João

      Excluir
  3. Nunca tive coragem, sério.
    De vício, já basta Game of Thrones...
    Mas teu post é bem incentivador. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que Game of Thrones já é uma boa descarga pra sua fan energy, AUHAUHA Mas Naruto serve muito bem como distração também, a história pode ser simples se você não quiser se aprofundar, e vale como entretenimento pra quem só quer assistir as batalhas e ver a parte divertida da coisa. Se estiver procurando uma distração enquanto não sai o próximo livro do Martin... Taí uma boa opção (:

      Abraços!
      - João

      Excluir
  4. Eu nunca fui FÃ, FÃ, FÃ, FÃ de "Naruto", mas curtia bastante o anime, e me lembro quando passava na SBT, o que acho que seja a temporada clássica. Depois eu comecei a parar de acompanhar, não por não estar gostando, mas por não ter mais tempo, e perder um episódio já quebra o clima e tal, então comecei a desinteressar. Seu post foi muito incentivador, mas ver a quantidade de episódios que terei que enfrentar, desanima, kk. Mas quem sabe? "Naruto" é muito legal, tem muitas mensagens a passar, e as lutas, OMG! Tipo, quem tem a oportunidade e a chance, ASSISTA. No meu caso nem tenho tempo, rs.

    Abraços, Joshua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naruto é bem desses que, se você perde um episódio, perde informação. Tanta coisa pra absorver que se aparece uma referência futura você acaba ficando confuso. Mas, quando tiver bastante tempo livre, assista sim, Joshua. Recomeça do clássico (é o que passava no SBT mesmo), com o áudio original (mesmo que a dublagem nacional não seja ruim, é mais pra evitar estranhamento no futuro), e depois disso é só ser feliz.

      É um anime bem "completo" e, mesmo com muuuuuitos episódios, tem bastante coisa legal pra transmitir. E as batalhas são ótimas, me divirto muito assistindo. Dê uma chance pra valer algum dia (:

      Abraços!
      - João

      Excluir
  5. Eu acompanho naruto há mais ou menos 4 anos, tenho um carinho especial pela série, já que foi o primeiro anime q eu assisti sabendo que era anime hahaha
    Não acompanho mais o anime há um tempinho, mas semanalmente estou lendo o mangá(q está muito bom por sinal) Naruto é um anime que vai crescendo a tomando várias dimensões, como vc falou, a partir da sinopse do "naruto é u menino q todos evitam..." surge uma história gigaaante e envolvente, abordando vários temas e princípios. Amor, ódio, guerras, amizade, família... e sem falar nos personagens secundários(que andaram meio desaparecidos por um boooooooom tempo)que na fase clássica tiveram seus momentos.
    Naruto tem seus altos e baixos, umas horas realmente chatas, mas ainda sim, a série te prende, e o Kishimoto sabe construir uma trama excelente. Eu geralmente só n recomendo naruto para as pessoas por causa da quantidade de episódios -q
    Eu apenas imagino como devo desidratar com o final... depois de tanto tempo, ver o Naruto realizando seu sonho e virar hokage... depois de TANTO tempo, tanto esforço e história, tem tudo para ser emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaísa!

      Mil desculpas por não ter respondido antes seu comentário. Eu gostei muito dele e fiquei com a página aberta um tempão sem saber o que responder, tanto que acabei esquecendo. O importante é que estou aqui agora para salvar o dia. Eba! -q

      Também acompanho Naruto faz um bom tempo. Comecei a ver no SBT mesmo (kfgklfg) e viciei, isso quando eu tinha uns 12 ou 13 anos. Consegui acompanhar graças a uma amiga que tinha os DVDs do clássico completo, fiz uma maratona e assisti em uma ou duas semanas. Naruto é bem desses que você pega pra assistir e não para mais, né?

      O anime evolui bastante mesmo, gosto muito do que ele se tornou do comecinho até os episódios atuais. Sei que tem muitos altos e baixos, como você disse, por exemplo, os personagens secundários mal aproveitados (pior que eles têm muito potencial! CADÊ A LINDA DA TENTEN APARECENDO MAIS E -) e umas partes fraquinhas da história. Mas, olhando no geral, é mesmo uma trama muito boa, tanto no mangá quanto no anime (tirando os fillers, porque né).

      Não sei o que será de mim quando Naruto acabar, acho que vou ficar com um vazio imenso no coração. O pior vai ser entrar no meu quarto todos os dias e ver as figurinhas na porta (porque sim, eu colei várias figurinhas), nostalgia me nocauteará. Ah, nem gosto de pensar no assunto. O que nos resta é esperar que eles façam um bom trabalho enquanto a história não acaba, né? Particularmente, acho que estão caprichando na guerra que está acontecendo agora... até os fillers estão bons (e olha que isso não acontece muito... Mas sério, assista o último, do quarteto do som ♥ o anime está bem feito, no geral, acho que vale a pena você retomar).

      É ótimo falar sobre algo que gosto tanto com alguém que me entende (meus amigos pararam de assistir! Me sinto um ninja solitário). Muito obrigado pelo comentário! :D

      Abraços!
      - João

      Excluir
    2. Ola Joao td bem, entao queria saber qual a ordem certa para assistir Naruto,pois acho que estou assistindo errado, bom...comecei assistindo na Netflix que era o primeiro, ai terminei todos os episodios, e depois tinha achado um site chamado Anitube e eu ja fui para o Shippuden, mas fiquei sabendo que tem outros que eu ainda nao assisti, se voce souber quais sao os nomes dos outros ficaria muito agradecida:) por que tem alguns episodios que passam que eu nunca assisti, e fico um pouco confusa, se achar muito obrigada :)

      Excluir
  6. Já ouvi falar do Naruto, claro.
    Mas não sabia da raposa interior e da fase criança e shippuden (para mim, o shippuden fazia parte do nome do programa apenas). Gostei de saber um pouco mais sobre a história e seus personagens. Obrigada por me apresentar a esse mundo ;)

    ResponderExcluir
  7. AAAAAAAAAAAAAH, eu A-M-O Naruto! Acompanho o anime a >>>OITO<<< anos. DETALHE: eu tenho 15. Então, SIM, eu assisto Naruto desde beeeem pequena (tudo culpa dos meus primos nerds! Não que eu vá reclamar rs). Sabe, Naruto foi o anime que abriu meus olhos para esse MUNDO ENORME de animes... Não me considero otaku, mas estou cada vez assistindo mais e mais e me encantando com tantas histórias... Mas Naruto continua sendo minha favorita e tem um lugar especial no meu coração. Não sei bem o que é que faz Naruto ser tão bom. Acho o enredo bem dinâmico, a história já mudou 165742316541 vezes e nem vamos falar das reviravoltas. Já dei gargalhadas assistindo. Já chorei (E COMO!) vendo Naruto. Já criei teorias, vi elas serem confirmadas ou não. Sempre tive três personagens preferidos no anime e vi dois deles morrerem (Itachi e Neji, meus amores), e tenho certeza que o terceiro também esta com os dias contados (por mais que eu tenha certeza, acho que nunca vou ficar psicologicamente preparada para ver o Kakashi morrer).
    Simplesmente AMEI ler o seu post, disse TUDO que eu penso sobre esse anime que definitivamente marcou minha vida! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!

      Primeiramente: sim, eu sou um idiota e não vi seu comentário antes ): Só agora, fuçando em posts antigos, que achei você. *peso na consciência*

      De qualquer forma, adorei seu comentário! Também conheci Naruto bem novo, tinha uns 11 anos (tá, não tão novo quanto você), mas foi bem mágico no começo. Logo viciei e comecei a assistir loucamente os DVDs de uma amiga minha...

      Também fico muito em depressão quando um personagem morre... Mas, pra falar a verdade, é até bom. Pra dar um frescor na história. Espero que bastante gente morra nessa guerra que tá tendo agora. Com tanto inimigo forte, todo mundo sair ileso fica meio surreal...

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  8. Eu gosto muito de Naruto, parei de acompanhar por causa dos compromissos da faculdade, e me perdi um pouco, mas em breve retomarei.

    ResponderExcluir
  9. Eu assistia Naruto quando passava no sbt e gostava bastante, concordo com o que disse sobre os personagens terem histórias bem construídas, acho que isso faz o desenho ser tão emocionante e especial. O que impressiona também é a garra do personagem principal, Naruto faz você querer ajuda-lo, viver o sonho dele, querer abraça-lo quando ele se sente derrotado, sei lá, é tudo bem cativante no desenho. Agora voltei a assistir online e estou ainda na quarta temporada da fase clássica mas tô assistindo bastante porque to morrendo de curiosidade pra saber como é de fato o shippuden.

    ResponderExcluir
  10. Vim aqui só pra dizer que amei o post. Parecia que eu mesma tinha escrito kkkkkkk Mesmo que já seja 2018, eu acompanho Boruto e vou começar a rever Naruto clássico e shippuden nas férias. Sei que sempre vai ter um lugar especial no meu coração - meu anime preferido - e mesmo quando for adulta ( tenho 15 ) vou me emocionar vendo coisas novas de Boruto ( que aliás não acho tão bom quanto Naruto, mas tem potencial pra se tornar um ótimo anime. ) e esses personagens antigos incríveis que você falou. É bem o tipo de anime que te trás o sentimento de nostalgia.Lembro quando comecei a assistir com 12 anos e pra ter noção vi até os fillers em disparada, todos mesmo. Só pra poder ver mais dos personagens heheh Enfim, amei o post!

    ResponderExcluir
  11. Olha eu em 2018 lendo um blog de 2013 hahahaha mas me convenceu vou assistir

    ResponderExcluir

Posts Populares