alien alienígenas

[Resenha] Prometheus, filme

19.6.12Dana Martins

por Dana Martins


- Filme: "Prometheus"
- Prometheus (2012)
- Direção: Ridley Scott
- Atores: Michael Fassbender, Noomi Rapace, Charlize Theron, Logan Marshall-Green, Guy Pearce...
- Ficção Científica/Suspense/Aventura - 14 anos - 126 min. - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 15 de junho de 2012
OBS: Não é prequência de Alien e não precisa ter visto Alien, é só o mesmo universo.
Atenção: Não vá assistir esperando Alien!



Mini-crítica: 
"Prometheus" é meio que filosófico, com cara de ficção científica e tem momentos muito tensos. O filme pode te manter atento do início ao final e, principalmente, depois de assistir. A história é basicamente sobre uma equipe na nave Prometheus que vai até um planeta distante procurando entender de onde nós viemos, cada um com as próprias perguntas e enfrentando a própria luta por respostas. O filme pode ser visto em três partes: introdução, descobertas e desespero. Todas elas envolvidas por questionamentos no estilo "religião vs ciência", mas não o clichê. Na verdade, a história é mais sobre buscar respostas do que as respostas em si. Totalmente indicado para quem está com saudade da ficção científica, mas não vá pelo terror e não espere uma história padrão. "Esse é um filme que muita gente vai gostar enquanto muita gente vai achar ruim..."

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Para "Prometheus" há dois tipos de pessoas: aquelas que são viciadas nos filmes de Alien, em ficção científica e já tem um contexto; e aquelas que praticamente caem de paraquedas no filme (oi). Para o primeiro grupo, acho que a melhor dica que eu posso dar é não ficar esperando um novo Alien. Para o outro, você não precisa ter assistido nada para gostar do filme.

vamos entrando -n
A princípio, eu não ia assistir esse "Prometheus". Estava com a impressão de que era terror e estava muito feliz em ignorar solenemente a existência. Até estar assistindo a E3 e esbarrar em um trailer do filme, que me chamou bastante atenção. Depois eu encontrei um vídeo que falava da construção da nave Prometheus para o filme e quando eu fui assistir "Para Sempre" no cinema passou um vídeo que era falando dos cenários, dos atores... o que eu achei bem legal para colocar no cinema. Só por fazer isso diferente o filme já valia a pena. 
Em 2089, dois arqueólogos descobrem vários desenhos antigos de diversas civilizações que repetem um padrão e acreditam que eles estão relacionados a um planeta distante, de onde teriam vindo os nossos criadores (chamados de engenheiros ou deuses). Convencendo o dono da corporação Weyland, eles conseguem uma nave, a Prometheus, e uma equipe para ir até lá investigar. Simples assim. Nenhum plano exato, apenas a esperança de encontrar a resposta para uma das perguntas mais antigas: "De onde nós viemos?"
Se você pensar, principalmente pela relação do filme com Alien, vai saber que não vai ser tão fácil quanto eles imaginavam. Mas antes de ser um filme sobre respostas ou "terror" alienígena, "Prometheus" trata de uma ideia muito mais simples: "Até onde você iria para encontrar respostas?"**Aliás, o personagem David (Michael Fassbender), fala algo bem parecido no filme. Preste atenção nos diálogos. 
Esse é um filme que muita gente vai gostar e muita gente vai achar ruim. O principal motivo é que ele segue uma linha de história diferente da comum. Normalmente nós temos um "quem eu sou?" e o filme é sobre a pessoa descobrindo isso, ou um "onde está a pedra encantada?" e você assiste até eles encontrarem a tal pedra e pronto. Já "Prometheus" é diferente. Começa com a ideia de "De onde nós viemos?", mas acaba que eles descobrem que é mais complicado do que isso e passam por vários problemas que levam mais à resposta de "quem nós somos". É meio que filosófico, com cara de ficção científica e momentos muito tensos. Poderiam fazer a mesma discussão em um filme sobre uma mulher atualmente em Nova York, mas parece que fica mais legal discutir isso quando tem alienígenas querendo seu corpo nu.

O filme pode ser visto por 3 pontos, que são equilibrados. Se você for assistir só por causa de um ou ignorar algum deles, fica difícil gostar.

1- Ficção Científica
Uma nave gigante viajando por dois anos no espaço até um planeta distante. Tripulantes dormindo em estado de criogenia durante esse tempo. Robôs que parecem até gente. Tecnologia avançada. O visual de ficção científica é um ponto alto do filme, porque além de bem feito está faltando no cinema. Temos recentemente muitos (muito mesmo!) filmes de invasão alienígenas, tipo "Os Vingadores" (Loki é considerado deus [r]e com o Tom Hiddleston parece mesmo, mas ainda é um alienígena) ou "Battleship" (que é bem parecido com Prometheus, se você for pensar, mas em vez de ir até lá eles mandam um sinal). Contudo, nenhum tem aquela cara de ficção científica. Se preocuparam muito com isso em Prometheus (já viram falar dos sets? é uma das coisas que mais dão atenção) e fizeram bem. É uma sensação quase confortável.

2- Terror/alienígenas do mal
Eu não sei qual foi o lapso que eu tive que fui me meter em um filme com bicho feio (aka alienígenas nojentos). Já tive surpresa demais assistindo televisão sozinha na minha infância e há um bom tempo larguei essa vida, mas lá fui eu assistir Prometheus. Tem muito momento nojento e que dá nervoso, mas não chega a ser horrível. Eles poderiam ter feito pior e claramente não quiseram. Apesar disso ser o elemento que ajuda a dar tensão no filme, que te faz ficar agarrado na poltrona ou fechar os olhos, não é o pior. Na verdade, se você ficar esperando aquele filme de terror e tal, vai acabar se desapontando. Cuidado: não estou dizendo que não tem nada, minha avó ficaria horrorizada, mas dá para assistir até quem tem medo.

3- Questionamentos
Pessoalmente, esse eu acho que merece mais atenção. "Prometheus" não tem uma história simples que vem de bandeja como "Battleship", ela está dividida em vários detalhes jogados durante o filme. Se você não parar e refletir, dificilmente vai conseguir pegar tudo e o filme vai parecer "um bando de efeitos legais com um terror pra criança". Você pode encontrar várias discussões, como CriadorxCriação (em vários sentidos!), ReligiãoxCiência, o poder do conhecimento...



Muitos vão falar e eu tenho que concordar é que o filme tem "pontas soltas". Minha impressão é de que era um retrato com zoom, mesmo que você conseguisse ver bem aquela parte não conseguia interpretar tudo por causa das informações que você não consegue ver. A primeira cena, por exemplo, nós podemos deduzir e fazer relações com o resto, mas não dá para afirmar "é isso com certeza". Alguns vão se sentir insatisfeitos, eu até que gostei. Afinal, o mundo não é assim? 

Esse filme é como o início de uma história épica, mas apenas o início. Eu falei algo parecido na resenha de "Branca de Neve e o Caçador", mas não exatamente o mesmo. Lá era a história inteira em si, não a primeira parte de algo épico. Agora vamos ver se eles fazem uma continuação (há boatos, mas nada confirmado) que faça "Prometheus" deixar uma marca como referência.

>>>Conheça os personagens
Uma parte interessante do filme são os personagens e vale a pena conhecer. Os dois principais são David (Michael Fassbender) e Elizabeth Shaw (Noomi Rapace). Ele é uma espécie de robô da Weyland e tipo a "doméstica" (palavra do Ridley Scott) da nave Prometheus. Ele é que cuida das coisas enquanto os outros dormem e com certeza um dos personagens mais interessantes. A maior parte dos questionamentos do filme ficam em torno dele. Já a Elizabeth Shaw é uma dos arqueologistas e está ali pelo conhecimento, provavelmente a que mais tem fé na missão e participa das principais cenas de ação.

Agora personagens que têm algum nível de importância, profundidade a ajudam a manter a trama com mais detalhes e humanizar o filme. Meredith Vickers (Charlize Theron), trabalha para a Weyland e está ali para manter tudo em ordem (não vá assistir por ela, a Charlize Theron não tem muito destaque e seu personagem tem o maior momento #fail do filme). Holloway (Logan Marshall-Green), o outro arqueologista e par romântico da Elizabeth Shaw. Peter Weyland (Guy Pearce), o dono da corporação Weyland e a viagem dos outros é uma espécie de luxo que ele se dá (afinal, é rico, dono de tudo e está prestes a morrer).

>>>Prometheus é prequência de Alien? Não... 


Muitos por aí começam falando do filme dizendo que é uma prequência de Alien, mas não é bem assim. Havia uma ponta no filme Alien, os "Space Jockeys" (os engenheiros), que não havia sido explorada. Surgiu a ideia de criar um filme anterior com eles, mas levou anos até que Ridley Scott aceitasse a dar andamento ao projeto e acabou que se afastou de Alien. O universo é o mesmo e "Prometheus" pode até trazer algumas respostas para os de Alien, mas termina aí. Como o próprio Ridley Scott disse em uma entrevista: pode haver, sim, um filme depois de "Prometheus", mas esse não seria o primeiro de Alien.*
*Imagina que a J.K. Rowling decide fazer um romance em 1912 no universo de Harry Potter. Não teria nada a ver e nem seria necessário conhecer Harry Potter, a maior diferença seria que quando você lesse Harry Potter poderia ter uma maior ideia de um ou outro detalhe, como porque haviam parado com os clubes de duelo ou algo assim. 


Sobre a nota: Fica com 4,5 porque realmente falta algo para completar, mas todo o resto é muito bom. Uma história que, como eu gosto, pode ser vista de várias maneiras, cheia de detalhes e dá para pensar. Ao mesmo tempo, tendo que um filme de ação/aventura acima da média tem para entreter.

Classificação:
(4,5/5 conversinhas)

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

9 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de tudo, parabéns pela resenha. Ótima, como sempre.

    Bom, também confesso que não estava muito animado para esse filme. Pra mim, era um desperdício de tempo no cinema, já que substituiu "Branca de Neve e o Caçador" (que por acaso ainda não entrou em cartaz e_e'), que eu acho mais interessante.
    Mas gostei do que foi dito aqui... despertou bastante curiosidade pelo filme, e vai entrar na fila dos que eu devo assistir. Não vou no cinema por ser meio inviável, já que preciso ir na cidade vizinha, mas assim que lançar em DVD vou conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoalmente, eu gostei mais de Prometheus do que de Branca de Neve (meu amigo que tá com implicância com Prometheus também disse isso). Mas Branca de Neve é mesmo mais fácil de gostar e Prometheus tem muita coisa pra "criticar". HUAHA
      É, meu irmão tá na mesma. Mas não deixa de assistir quando sair em dvd, não custa tentar :)

      Excluir
  3. Só tem citações de "2001"...

    ResponderExcluir
  4. Me interessei pelo filme, mas acho que vou esperar sair na locadora. O filme não me despertou a curiosidade de ir ao cinema e assistir, até mesmo porque a história parece ser MUITO filosófica, então acho que não vou me identificar... a impressão que tenho do filme é que ele em todo o momento fica fazendo a mesma pergunta: "de onde viemos"... não sei se gostaria do filme, então só quando sair na locadora assisto,rs.

    Olha, adorei a crítica, você sabe se expressar bem :D

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHA acho que eu não me expressei tão bem então :/
      Acho que eu fiquei preocupada em mostra esse lado do filme e não dei atenção ao outro. Porque é pelo contrário, o filme não tem cara de ser todo filosófico e foca mais na tensão e tal. Parece um filme de ação/aventura/suspense que de prende justamente por causa disso. Aí resultado: a parte "filosófica" fica meio espalhada nos detalhes e muita gente não pega, aí acaba não gostando. O filme é um pouco de cada coisa.

      Excluir
  5. ''AMO AMO AMO'' filmes de ficção ciêntifica, eu ainda não olhei o filme Prometheus, mas já olhei o trailler, espero muito olhar, afinal gostei bastante do trailler. :D

    ResponderExcluir
  6. É O MESMO PLANETA,NO FILME O OITAVO PASSAGEIRO,COM O MESMO ALIENIGENA COM AQUELA ARMADURA,SÓ QUE O ALIENS QUE CONHECEMOS,NO FILME PROMETHEUS,TEM FORMA DIFERENTE,QUE DEPOIS SE EVOLUI PARA XENOMORFO....

    ResponderExcluir

Posts Populares