Capitã Marvel Captain Marvel

ONDE EU COMEÇO A LER CAPITÃ MARVEL?

19.9.18Dana Martins


Com o lançamento do trailer de Capitã Marvel (o filme sai em Março de 2019), um monte de gente está se perguntando como ler os quadrinhos para se preparar conhecendo mais dessa personagem. A notícia boa é que: a Capitã Marvel é uma dos grandes super-heróis mais fácil de ler! Arrisco até a dizer que ela é a única que você conseguiria ler (e encontrar) todas as histórias antes do filme. Veja abaixo como e a ordem de leitura.

A primeira coisa que você precisa saber é que tanto o nome de super-heroína Capitã Marvel (em inglês, Captain Marvel que serve pra qualquer gênero) quanto a personagem Carol Danvers já existem no universo da Marvel há décadas, enquanto o que vamos ver no filme - a Carol Danvers como Capitã Marvel - passou a existir em 2012.

Isso é importante porque quando você for fazer suas pesquisas na internet vai encontrar histórias da Carol Danvers com outros nomes, como o mais famoso Miss Marvel, e outras pessoas com o nome de Captain Marvel, como a heroína Monica Rambeau (pelo visto, a mãe dela vai estar no filme!). 

E se você não tem o costume de ler quadrinhos, é bom também saber que quadrinhos são quase como fanfic - existe a ideia base de um herói, e cada um faz sua própria versão. Personagens como a Carol Danvers já estão na roda há muito tempo. Ela já teve histórias sobre alcoolismo e sobre ter vivido abuso sexual. Uma vez a Vampira dos X-Men arrancou todos os poderes dela. E outra hora ela viveu no espaço como a Binário, em que ela era basicamente uma entidade espacial extremamente poderosa que tirava seu poder das próprias estrelas. Carol também já também foi piloto militar, agente secreto e editora de revista. Já foi parte dos X-Men, Vingadores, Guardiões da Galáxia e até da NASA. 

Resumidamente: Carol é uma personagem bem vivida. 

Em 2012, a Marvel deu um leve reboot na personagem, solidificando a história dela como piloto e largando o manto de Ms. Marvel e se tornando a Capitã Marvel (enquanto o nome Ms. Marvel passou para uma nova heroína, a Kamala Khan, e as revistas delas não são só uma das revistas de super-heroína mais lucrativa, como são umas das melhores que eu li nos últimos tempos. Já indiquei aqui).


Como você começa a ler Capitã Marvel?

Abaixo os títulos na ordem, mais indicações de formas diferente pra encontrar a história.

1. Capitã Marvel 1 - A Heroína Mais Poderosa da Terra



Nesse volume 1 você tem reunido das edições 1 a 6 lançadas nos EUA. Porém, como já lançou faz tempo no Brasil, é um pouco mais difícil de achar e não vende mais no site da Panini. Eu encontrei na loja online da Comix (clique aqui). Talvez você encontre no mercado livre ou em lojas especializadas de HQ.

Você também encontra no site da Salvat uma versão em capa dura que, além de reunir esses de 1 a 6, ainda tem as primeiras histórias da Carol Danvers como Miss Marvel. É quase o mesmo preço vendido pela Comix e talvez mais fácil de encontrar, veja aqui no site da Salvat.

Se você lê em inglês, a Amazon brasileira está vendendo o volume 1 que também tem esses de 1 a 6 aqui. Ainda tem outra versão do volume 1 que vem as edições de 1 a 12, você pode ver clicando aqui. Apesar do preço salgado por causa do aumento do dólar, talvez seja a versão mais barata dessas já que é o equivalente a 2 quadrinhos.

Também tem ebooks em inglês, inclusive na loja oficial da Marvel, e esses costumam ser bem mais baratos.

Esse é o começo. Pra ver como surgiu a Capitã Marvel é essas edições 1-6 de 2012 escrito pela Kelly  Sue DeConnick, às vezes vem com o título de "A Heroína Mais Poderosa da Terra" (ou Earth's Mightiest Hero).

Mas aguenta aí, que a Marvel está lançando agora um novo ponto de entrada pra falar das origens da personagem e eu vou comentar mais abaixo. 


2. Capitã Marvel 2 - O Céu é o Limite



Depois desse volume 1, a história continua nessa "O Céu é o Limite." Não é obrigatório comprar as duas, mas eu indico muito pegar pelo menos o equivalente a essas 3 primeiras HQs que eu falo aqui porque fecha o arco inicial da Carol Danvers como Capitã Marvel.

Essa eu também encontrei na Comix, clica aqui pra ver o link. E está naquele compilado em inglês que eu indiquei acima.

Em inglês na Amazon br só achei a versão em ebook, e eu tô colocando o link aqui porque se você pesquisar sozinho vai encontrar vários volume 2 de Captain Marvel.

Como aqui no Brasil é especialmente difícil achar esses, vou deixar a dica desse site pra ler online pra usar de último recurso. Mas lembre: comprar é importante porque se não eles param de investir na personagem. HQ na banca custa uns 20 reais ou menos, é algo que dá pra fazer.


3. Capitã Marvel 3 - Inimigo Anterior



E a terceira, com o link da Comix.

Essas três revistas lançadas no Brasil juntas formam um arco que é a introdução oficial da Capitã Marvel.

Depois disso, no Brasil, você encontra a histórias da Capitã Marvel na revista Universo Marvel, que traz histórias de outros personagens também, como os Inumanos e o Nova.


Lançado agora: The Life of Captain Marvel

Agora, esse ano (2018), nos Estados Unidos está sendo lançado um novo arco chamado "The Life of Captain Marvel" (A Vida da Capitã Marvel) que está sendo anunciado como "o que você precisa ler pra o filme" e depois de ver o trailer dá pra entender a razão. Eu imagino que daqui a um tempo vai chegar nas bancas aqui do Brasil lançado pela Panini, só não sei se em livro separado ou dentro da Universo Marvel.



Enfim, como ponto de partida, é ou aquele da Heroína ou esse The Life of Captain Marvel.

Aviso: presta atenção que quando fiz uma pesquisa rápida no Mercado Livre eu vi uns anúncios de "versão digital," acho que a pessoa fez scan dos quadrinhos e tá vendendo. Pode ser uma alternativa pra você ler, se você quiser pagar, mas cuidado pra não comprar pensando que é o quadrinho e receber um pen drive.


TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares