A Sutil Arte de Ligar o Foda-se autoajuda

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se, de Mark Manson, me deixou jogado no chão

9.4.18Jota Albuquerque


Eu peguei A Sutil Arte de Ligar o Foda-se em Janeiro e só finalizei em Abril, infelizmente isso se deve a como minha vida enlouqueceu nos últimos meses. A escola decidiu que ia explodir em trabalhos e lições. Minha relação com meus amigos precisou ser reavaliada e discutida. Meus projetos e cursos tiveram de ser avaliados e organizados. Oportunidades tiveram de ser aproveitadas. Isso tudo para só ter tempo de ler o livro na escola, assim que terminava lição ou durante aulas vagas ou sem conteúdo.
Porém eu não me arrependo do tempo que levei para ler (mas se alguém queria outro livro e minha demora impediu de pegar, DESCULPA MESMO - eu acabei esquecendo da exceção :/). Eu precisava ler esse livro com calma. Eu precisava deixar aquilo entrar em mim e me fazer analisar minha vida de modo diferente.

O mais incrível é como esse livro se aplicou à todos os momentos da minha vida em que eu lia. O autor citava uma situação e explicava as coisas e lá estava eu falando: "puta que pariu, isso é o que eu estou passando agora" e então era tiro atrás de tiro, só tendo um intervalo de amortecedor para o tiro que vinha em seguida. E veja bem, não que o tiro seja de plot twist como em livros de histórias, até porque esse é um livro de auto-ajuda, era tiro de realidade, de coisas que você poderia ter analisado melhor, de coisas que você já sabia e ter outra pessoa jogando na sua cara fez isso ser real (principalmente das maneiras como ele fala), basicamente é um balde de água de realidade em ti minuto após minuto.

#ParaCegoVer: "Que seus sonhos sejam mais grandes que teus medos" (está em espanhol) e "Vai. E se der medo, vai com medo mesmo".

E não que isso seja ruim, porque é muito bom. É ótimo que isso tudo tenha me feito analisar minha vida de modo diferente e me ajudou em muitos aspectos. Me deixou mais aberto, mais propenso a questionar, mais responsável (já explico o sentido disso para o livro). Foi o melhor livro de ajuda que eu li até agora. O cara não fala o que os outros costumam falar, ele te mostra que não existe felicidade ou conquistas se não houver a dor, os problemas. Ele te mostra que ao escolher algo, você deve escolher pela dor que suporta, se lembrando que há um processo para adquirir aquilo, ou ser aquilo.

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se te ajuda te jogando na realidade, não na ideia ilusória de "só ter sentimentos bons, pensar sempre positivo, tentar burlar a dor/problemas, querer se comparar com os outros como parâmetro de sucesso, etc". É mostrado e enfatizado, comprovado, que se tudo fosse perfeito, seria chato. Para nós, agora, não conseguimos achar isso, parece até coisa que a gente pensa "ai que babaca, falando que sem tristeza ou problemas não há felicidade kkkkk", mas Mark mostra que isso não é coisa inventada da cabeça dele. Mostra que felicidade só é sentida, só têm "graça", justamente porque existem problemas. Entretanto, você pode escolher qual problema/dor quer na sua vida (porque nunca há possibilidade sem um problema ou sem alguma dor).

#ParaCegoVer: "A mente funciona como paraquedas, só funciona se estiver aberta"

O que mais me encantou nesse livro é a visão de responsabilidade (não vou falar muito pra não ser spoiler), colocando nas suas mãos como você encara sua situação de forma que é sua responsabilidade. Isso fez muito dos meus "problemas" deixarem de ser um, passarem a ter resolução ou simplesmente, foda-se. Foi algo que, para mim, caiu como luva.

É um ótimo livro que eu realmente creio que todo mundo devia ler, mas que leia de mente aberta e disposto a aplicar algo na própria vida que ali é dito. Então, eu vou dar coraçãozinho pra esse livro:

Nota:





FICHA TÉCNICA:


- Autor: Mark Manson

- Editora: Intrínseca

- Faixa de preço: R$ 19,90 - 29,90

- Onde comprar: Amazon, Saraiva e Livraria Cultura.







Enfim, obrigado Intrínseca por liberar o livro pra gente!!


TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

Posts Populares