CCdiário CCSociedade

O mito da 'alma gêmea'

9.3.18Jota Albuquerque


Desde que terminei a quarta temporada de Grace & Frankie, eu fiquei pensando muito no significado e contextos de "alma gêmea" e cheguei a conclusão que é tudo uma enorme balela. E por quê? Então, é isso eu pretendo te explicar.

Alma Gêmea seria aquela pessoa que você se ajusta sem dificuldade, tudo dá certo, vocês praticamente gostam das mesmas coisas, é tudo muito bom, praticamente um casal ideal que (geralmente a ideia que os filmes passam é) sem problemas... Basicamente é um sinônimo para coisa boa, e no geral isso seria bom, mas acaba que estamos nos iludindo tentando buscar uma pessoa que seja A PerfeitaTM. E esse tipo de coisa não existe. Justamente porque somos humanos e vivemos de erros.

"Como assim?", vocês devem estar perguntando. É simples.

Nenhum relacionamento é perfeito. De verdade, isso não existe. Não dá pra ter um relacionamento (seja qual for, romântico, fraternal, etc) sem ter seus problemas, às vezes falta de comunicação, outras brigas por motivos que parecem bobo ou não, etc (a lista pode ser infinita). Porque não existem pessoas perfeitas, nós somos humanos e temos o luxo de poder errar e aprender com isso. A única coisa que importa é que seja saudável.


O problema da coisa de "alma gêmea" é que isso vem sendo promovido e estimulado há tanto tempo que parece que no fim do dia é o nosso maior desejo (quando na verdade foi influenciado por uma mídia desde que nascemos). E eu tenho exemplo mais que perfeito para esse contexto: meu amigo. Ele ainda está no processo de se aceitar e ocasionalmente temos a conversa sobre como nos vemos namorando e tals, daí ele solta (porque eu costumo falar que apesar de ser uma boa ideia, eu gosto de imaginar, sendo honesto não é o que eu quero agora): "Mas você não sente falta?" e eu só sei responder que "Do que? Nunca tive, nem beijei, não tenho do que sentir falta. Não é uma prioridade, não é uma caça.". Ele imagina o namoro dele perfeito, sem problemas e com uma alma gêmea. Eu sei que não vai ser assim, começa por ele, que é passível de falhas, e pensando hipoteticamente em quem ele se relacionará, é uma pessoa também capaz de erros. E não só isso, são pessoas, há coisas que nos irrita e coisas que nos sentimos bem, coisas que podemos melhorar, acostumar, deixar de lado...

Então sim, somos constantes confusões que eventualmente iremos achando outras confusões que melhor se encaixam com a nossa, seja uma confusão similar ou totalmente diferente, quem sabe um meio-termo, a lista não acaba. Às vezes, usamos o "alma gêmea" como uma desculpa para termos segurança de que um dia iremos encontrar alguém que nos ajustamos tão bem que pareça natural, mas se nem gêmeos são iguais, então por que você e seu parceiro deveriam? 


TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares