3% CCSéries

A série 3% foi bem melhor do que eu esperava

3.1.18Dana Martins


ESSA SEMANA EU TERMINEI 3% - e, jesus, foi tão bom!!!! Eu só não assisti tudo numa noite porque tava cansada, mas foi bom de maratonar direto. Fiquei surpresa. Eu conheci a série desde que saiu aquele episódiozinho piloto  no youtube aaaaaaaaaanos atrás e fiquei feliz que ia pra Netflix. PORÉM, quando saiu eu fiquei:


Sei lá, não tava com vontade. E também tinha que esperar meu irmão, então acabou enrolando enrolando. A gente rodava o Netflix, via a série e não dava a menor vontade. ATÉ QUE eu tava sem vontade, mas não tinha nada de bom e eu tava cansada e quando meu irmão sugeriu eu concordei. 

Eu ia assisti 1 ep só, assistimos 6. 

É tão legal ver algo que é brasileiro só que não é da Globo, nem com artista da Globo nem tem nada a ver com a Globo e é bom. O estilo de contar história BR é diferente. Não é nem tão refinado/estruturado como as séries lá fora, a própria filmagem é muito mais... *não guardou nenhum termo técnico da faculdade* mas tipo existe uma filmagem que vem da ideia da câmera invisível, você assiste esquecendo que existe a câmera ali observando. Enquanto essa a montagem e estilo de câmera é muito mais... mexido??? Sei lá, com uns ângulos diferentes, foco demais, câmera tremida. O ponto é só que é assim e funciona. Assim como a narrativa, que vai chamando a atenção, criando drama, mistério e, principalmente, é envolvente.

Eu achando que ia ficar com tédio e no final do primeiro episódio já queria saber qual ia ser o segundo desafio do Processo. 

Além disso, os próprios personagens parecem mais naturais em vez daquela coisa unidimensional americana. E os protagonistas são diferentes entre si, ricos, e eu ia gostando e sentindo raiva de vários ao mesmo tempo. 

E assim a série vai: Qual é a próxima etapa? Quem vai sobreviver? Como? Qual é o passado desse personagem? E principalmente: o que vai acontecer nessa merda? A gente sabe que a série é uma crítica ao Processo, só que eles vão destruir o Processo, se render? 

Uma coisa que eles colocaram na série que não tinha no piloto no youtube é mais contexto sobre o que acontece ao redor - os rebeldes da Causa lutando, os bastidores dentro do povo privilegiado que mexe com o Processo e até o "vilão" tendo que lidar com pressão. Acho que isso humanizou mais a história.

Outra coisa que aconteceu é que no trailer as críticas da série pareciam superficiais, os discursos de "você é merecedor" pareciam uma coisa caricaturada. Mas na série em si, com a narrativa em volta, ficou muito mais natural.

No início tem uns problemas de ator ruim, algumas coisas parecem fora do lugar, mas conforme a série avança e a gente entra na história, tudo só vai ficando melhor e fazendo mais sentido. 

Sobre os personagens, preciso dar destaque pra Joana, que é maravilhosa. Ela é um tipo de personagem raro na TV e que a gente precisa demais. A dinâmica dela e do Rafael foi muito bem feita. Mas todos os protagonistas ficaram muito bons e até agora estou com raiva de Um Certo Personagem. 

Enfim, não quero falar muito. Mas 3% foi uma série que me surpreendeu, me envolveu, fez críticas interessantes e no geral uma distopia muito boa de assistir, em um ponto que a gente já tá meio saturado desse estilo de história. E de quebra ainda é uma história brasileira. 

TAGS: , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares